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Solução

Dados para apps Yorn

ggirao
Visitante Junior
Visitante Junior

Bom dia,

 

Agora com esta pandemia tenho a necessidade de usar mais internet no tlm. Hj ao navegar no instagram, recebi uma mensagem da vodafone a informar que os dados tinham sido esgotados. Fui ver os consumos e o que terminou foram os 5GB de dados genéricos. Ou seja, o consumo dos 15GB de apps (em que tenho usado essencialmente facebook e instagram) não foram consumidos, pois continuo com os 15gb disponiveis. Por regulação sobre a Neutralidade de rede as apps gratuitas foram bloqueadas. Pior, foi-me debitado 1,99 do saldo para mais 100MB. Gostava de ver esta situação esclarecida, muito obg

19 RESPOSTAS 19

Rute_Vodafone
Administrador
Administrador

Olá @ggirao,

 

Para que as Apps tenham o correto funcionamento com o tarifário, deverão ser acedidas com o próprio telemóvel e com a ligação de dados configurada para a APN Net2.

Pedimos que valide se tem o ponto de acesso correto.

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.

Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.

Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.

Obrigada,

Rute_Vodafone

Lamento mas não consigo aceitar essa resposta, uma vez que nem 1MB foi consumido nas aplicações "gratuitas"

 

os 5GB foram todos...os 5GB foram todos...

aqui estão os 15GB ainda disponiveisaqui estão os 15GB ainda disponiveis

Olá @ggirao,

 

Sugerimos que verifique se tem a APN corretamente ativa.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Então o que poderá estar mal?

 

Screenshot_2020-03-28-12-56-50.png

Anónimo
Não aplicável

Olá @ggirao

 

Face ao print enviado, podemos verificar que não tem a APN2 configurada.

 

Pedimos que aceda ao site, para verificar como configurar a APN2.

 

Obrigado,

Jorge_Vodafone

ggirao
Visitante Junior
Visitante Junior

ok obg

Olá @Anónimo 

 

Sou yorn X 10GB acabei de mudar de yorn X 5GB dado À situação atual!

 

Estou na mesma situação que o @ggirao , ainda hoje de manhã tinha acabado os dados do mês anterior e liguei o whatsapp para ver mensagens e foi logo ativado pacote extra. Os dados das aplicações grátis não são usados visto que o mês passado que acabou hoje às 00:00 estavam os 15GB por usar, quando uso (por exemplo) whatsapp todos os dias. A única situação em que os dados das apps gratuitas foram utilizadas foi depois de acabar os dados genéricos e por acaso não tinha saldo no momento(para nova semana) e o whatsapp funcionava.  Mais ainda declaro que não tinha feito nenhuma configuração APN2 até ao momento e as apps gratuitas funcionavam pois tinha esgotados dados genéricos e não tinha saldo para nova semana!

Mal carreguei e usando na mesma só whatsapp foi logo ativado pacote extra.

 

Eu não queria acreditar nisto e então agora começou o mês e até agora usei 500MB e por descargo de consciência e depois de usar Whatsapp e Spotify fui ver as apps gratuitas e continuam sem tráfego!

 

Como eu posso ser iliterado, encontrei no fórum a falar de APN2 que por acaso o meu telefone (huawei p8 lite) já tem por defeito, mas eu voltei a configurar e voltei a testar. Liguei whatsapp e liguei um podcast no spotify.

Foram consumidos mais 100MB dos dados gerais e, adivinhem, os dados genéricos continuam com 15GB ( 15325MB, sem gastos!)

 

É uma falta de respeito para com o cliente que já e vodafone há muito tempo mas que agora irá mudar certamente caso as coisas não sejam resolvidas. Total da conta: à volta dos 10 euros(chamadas para linha apoio cliente em que não resolvem o assunto e fico 20 minutos a ouvir música, mais pacotes 100/200MB adicionados aquando da utilização de apps gratuitas.

 

De frizar também que a suposta configuração para APN2 o que faz basicamente é reduzir drasticamente a velocidade da internet, mas também sem uso das APPS gratuitas.

 

Aguardo esclarecimento e reembolso dos pacotes extras/chamadas efetuadas para apoio cliente por falta de competência da VODAFONE.

 

Obrigado.

 

 

 

 

Screenshot_2020-04-01-06-30-14.pngScreenshot_2020-04-01-06-31-03.pngScreenshot_2020-04-01-06-35-47.png

Olá @antonio17

 

Nos testes exaustivos que foram feitos, foi detetado consistentemente que os smartphones, mesmo com todas as opções desligadas e apenas uma App com tráfego gratuito aberta se ligam a outros domínios não referentes à App que está a ser utilizada, gerando consumos de dados que não são considerados gratuitos, devido ao altíssimo dinamismo do funcionamento das Apps.

 

Como indicado nas condições do tarifário: "Apesar de a generalidade do tráfego 
gerado pelas Apps estar incluído no Yorn X, poderá existir uma fração do tráfego que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores efetuem alterações ou atualizações das suas Apps ou dos serviços que as suportam.

 

Algumas Apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores. Esse tráfego não está incluído, pelo que poderá ser descontado do pacote de MB do tarifário."

 

Não tendo o plafond do tarifário disponível, essas ligações são feitas através da tarifa semanal de internet, sendo necessário que tenha o saldo disponível para qualquer tipo de utilização de dados móveis, como indicado nas condições do tarifário na página da Yorn:

 

"De acordo com a regulação sobre neutralidade de rede em vigor desde 18 de setembro de 2018, sempre que esgotares o pacote de dados incluído no teu tarifário e não for possível usar a Tarifa de Internet Móvel (por saldo insuficiente), o acesso aos dados disponíveis nas Apps Gratuitas será automaticamente bloqueado. A utilização das Apps Gratuitas será novamente permitida assim que existam dados disponíveis no pacote incluído no teu tarifário ou da Tarifa de Internet Móvel."

 

Obrigado

Brunof_Vodafone