cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Latência alta e velocidade download muito abaixo da contratada

lpalgarvio
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Olá boa tarde,

À uns meses atrás renovei o meu contrato e passei de um plano de 200/100Mbps para 1Gbps/400Mbps.
Tenho verificado desde à umas semanas os seguintes problemas:

• Latência alta e muito variável, constantemente. Antigamente, em anos anteriores, isto era mais esporádico, e à 5-10 anos atrás, isto não era um problema de todo (tenho tido contratos com a vodafone desde 2015).
  • A velocidade contratada de download não corresponde de todo à real: consistentemente não passo dos 500-600Mbps, nunca, quando deveria atingir 800-900Mbps. Em upload consigo atingir os 400Mbps contratados.

Speed
Download Mbps 554.45
Upload Mbps 414.72
Responsiveness
Ping ms

Idle 5
Low 4
High 62
Jitter 13

Download 92
Low 5
High 399
Jitter--

Upload 12
Low 3
High 231
Jitter--

Aguardo por investigação e retificação.
Facultarei a informação privada necessária por DM/PM.
Obrigado
1 RESPOSTA 1

lpalgarvio
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Para efeitos de comparação, instalei uma segunda linha de fibra, 1Gbps simétrica da DIGI faz uns dias, e as velocidades contratadas correspondem, e tenho latências consideradas baixas e normais.

Speed
Download Mbps 906.57
Upload Mbps 925.50

Responsiveness
Ping ms

Idle 4
Low 2
High 15
Jitter 3

Download 18
Low 4
High 189
Jitter --

Upload 43
Low 2
High 108
Jitter --

Latências acima dos 40ms são na minha opinião anormais dado a proximidade (centro de lisboa), e desajustadas para muitos tipos de uso de connectividade, desde sessões de trabalho com SSH, videochamadas, ou lúdicas como jogos ou streaming. Mas quando chegamos aos picos frequentes de 100-400ms, são impraticáveis e faz parecer que estou na Rússia ou algures no interior da Ásia, com todo o devido respeito.