cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Oscilações significativas na velocidade de internet + LED CATV vermelho intermitente

jmasilva
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde,

Gostaria de perceber se alguém já teve um comportamento semelhante ou se poderá indicar a origem do problema.

Tenho uma ligação Vodafone Fibra 1 Gbps / 400 Mbps e monitorizo continuamente o desempenho da ligação através do SpeedTest Tracker, instalado num contentor Docker a correr num servidor Proxmox.

Configuração da rede

• Router Vodafone
  • MikroTik RB5009 (router/firewall)
  • Switch Gigabit gerível
  • Servidor Proxmox ligado por Ethernet Gigabit
  • SpeedTest Tracker em Docker
  • Todos os testes são realizados por cabo Ethernet, nunca por Wi-Fi.

O servidor está ligado permanentemente por cabo e consegue atingir regularmente velocidades próximas dos 930-940 Mbps, pelo que não aparenta existir qualquer limitação de hardware ou da rede interna.

Problema observado

Ao longo das últimas semanas tenho verificado oscilações bastante acentuadas na velocidade de download, enquanto o upload permanece praticamente inalterado.

Exemplo das últimas 24 horas:

• Download entre aproximadamente 200 Mbps e 930 Mbps
  • Upload praticamente constante nos 410 Mbps

brave_screenshot.png

O que mais me preocupa é que estas quebras acontecem também durante a madrugada (02h–04h), quando teoricamente a rede deveria estar menos congestionada.

Outro comportamento que considero anormal

Existe ainda outra situação que poderá estar relacionada.

O LED "CATV" do router Vodafone encontra-se a piscar a vermelho há vários meses.

Esta situação já foi comunicada anteriormente à Vodafone, mas até à data não foi apresentada qualquer solução nem efetuada qualquer intervenção técnica.

Não sei se este comportamento poderá estar relacionado com as oscilações de velocidade, mas parece-me importante referi-lo por ser um problema persistente.

O que já confirmei

• Ligação Ethernet Gigabit.
  • Interface negociada corretamente a 1 Gbps.
  • O servidor atinge regularmente cerca de 930 Mbps.
  • O upload mantém-se estável.
  • Não existem perdas de ligação aparentes na rede interna.
  • Não existem problemas de CPU ou recursos no servidor durante a execução dos testes.

As minhas dúvidas

1. Este tipo de variação na velocidade de download é considerado normal numa ligação FTTH da Vodafone?
  2. O LED CATV a piscar a vermelho poderá indicar algum problema na instalação, no ONT ou na rede ótica?
  3. Será possível verificar remotamente a qualidade da ligação (níveis óticos, erros na OLT, potência recebida, etc.)?

Agradeço desde já qualquer ajuda ou esclarecimento.

Obrigado.

Nota: Caso seja considerado necessário, não tenho qualquer inconveniente na deslocação de um técnico ao local para verificar a instalação, uma vez que o LED CATV permanece intermitente a vermelho há vários meses e as oscilações de velocidade continuam a verificar-se apesar de já terem sido comunicadas anteriormente.

1 RESPOSTA 1

Mayon_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @jmasilva,

Envie-nos, por favor, o seu número de conta Vodafone, ou NIF associado, por mensagem privada aqui no fórum, e um dos nossos técnicos entrarão em contacto consigo amanhã, para ajudar com essa questão. 

Se preferir um tratamento mais breve, poderá entrar em contacto com a nossa linha de suporte técnico, 911691300. 

Para enviar mensagem privada, basta acederes ao perfil de um dos moderadores (podes clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".

Obrigado,

Mayon_Vodafone