Criação
Resposta
Solução
há 2 horas
Boa tarde,
Gostaria de perceber se alguém já teve um comportamento semelhante ou se poderá indicar a origem do problema.
Tenho uma ligação Vodafone Fibra 1 Gbps / 400 Mbps e monitorizo continuamente o desempenho da ligação através do SpeedTest Tracker, instalado num contentor Docker a correr num servidor Proxmox.
O servidor está ligado permanentemente por cabo e consegue atingir regularmente velocidades próximas dos 930-940 Mbps, pelo que não aparenta existir qualquer limitação de hardware ou da rede interna.
Ao longo das últimas semanas tenho verificado oscilações bastante acentuadas na velocidade de download, enquanto o upload permanece praticamente inalterado.
Exemplo das últimas 24 horas:
O que mais me preocupa é que estas quebras acontecem também durante a madrugada (02h–04h), quando teoricamente a rede deveria estar menos congestionada.
Existe ainda outra situação que poderá estar relacionada.
O LED "CATV" do router Vodafone encontra-se a piscar a vermelho há vários meses.
Esta situação já foi comunicada anteriormente à Vodafone, mas até à data não foi apresentada qualquer solução nem efetuada qualquer intervenção técnica.
Não sei se este comportamento poderá estar relacionado com as oscilações de velocidade, mas parece-me importante referi-lo por ser um problema persistente.
Agradeço desde já qualquer ajuda ou esclarecimento.
Obrigado.
Nota: Caso seja considerado necessário, não tenho qualquer inconveniente na deslocação de um técnico ao local para verificar a instalação, uma vez que o LED CATV permanece intermitente a vermelho há vários meses e as oscilações de velocidade continuam a verificar-se apesar de já terem sido comunicadas anteriormente.
há 2 horas
Olá @jmasilva,
Envie-nos, por favor, o seu número de conta Vodafone, ou NIF associado, por mensagem privada aqui no fórum, e um dos nossos técnicos entrarão em contacto consigo amanhã, para ajudar com essa questão.
Se preferir um tratamento mais breve, poderá entrar em contacto com a nossa linha de suporte técnico, 911691300.
Para enviar mensagem privada, basta acederes ao perfil de um dos moderadores (podes clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".
Obrigado,
Mayon_Vodafone