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Solução

Compra online com pontos e prestações não funciona.

josenunes
Visitante
Visitante

Tenho 2900 Pts. 

30/9 - Tentativa de compra #1 - Saldo cativo 0€
* Quero comprar um Google Pixel 10 Pro XL que custa 829,9 + 2490 Pts no dia 30/9 
* Tento fazer a compra -> A compra é executada, os 100€ + 30€ Administrativos são debitados -> Vou acompanhar a compra para validar se está tudo bem -> Estado da compra: Erro.
* Ligo ao Apoio Técnico -> Vão averiguar -> "Ah, o seu e-mail não está bem", 🙄, "vamos devolver o dinheiro e pode tentar outra vez com um e-mail decente" 

Estado de espírito: Negação

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1/10 - Tentativa de compra #2 - Saldo cativo 130€
* Quero comprar um Google Pixel 10 Pro XL que custa 829,9 + 2490 Pts no dia 1/10 
* Tento fazer a compra -> A compra é executada, os 100€ + 30€ Administrativos são debitados -> Vou acompanhar a compra para validar se está tudo bem -> Estado da compra: Erro.
* Ligo ao Apoio Técnico -> Vão averiguar -> "Ah o seu contacto não está associado ao número de conta" -> "Ok, podemos associar?" -> "Com certeza, vamos fazer isso" -> Contacto associado ao número de compra -> "Ah, olha, acho que você devia de ter o número pospago há 6 meses!" -> ?? Onde é que isto está -> Vou validar em todos e quaisquer links e a única exigência é ter um serviço móvel pospago -> 

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-> Mas vou ver no "Saiba mais", talvez algo me falta aqui -> 

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-> Nope, parece-me que não há nada aqui também, talvez há algo nas "Condições gerais" ou "Termos e condições" -> 

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-> Parece-me que pelas regras descritas em todo o lado no site eu posso comprar -> A colaboradora volta depois de 4min a ouvir a música horrível da Vodafone -> "Já confirmei viu, afinal não é preciso estar 6 meses com o número pós-pago, isso era uma regra antiga, era mesmo só o problema de não ter o número da conta associado ao número pós-pago, a gente vai proceder com o reembolso, e você já pode tentar outra vez a compra"

Estado de espírito: Negociação

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1/10 - Tentativa de compra #3 - Saldo cativo 260€

* Quero comprar um Google Pixel 10 Pro XL que custa 929,9 + 2470 Pts no dia 1/10 ... pera... 929? não era 829??! Yep, a Vodafone aumentou o preço do telemóvel em 100€ ao reduzir o preço por € dos pontos no momento em que estava a tentar comprar o maldito telefone  🫤
* Tento fazer a compra -> Agora é de vez! -> A compra é executada, os 100€ + 30€ Administrativos são debitados -> Vou acompanhar a compra para validar se está tudo bem -> Estado da compra: Erro.
* Ligo ao Apoio Técnico -> Vão averiguar -> "Olha senhor José, eu tou vendo aqui e parece que tá tudo bem, mas eu acho que existe uma regra de 6 meses que vou ter que averiguar" -> Oh minha menina, eu já passei por isso, a sua colega já me disse que tal regra não existe, mas sim vá ver -> *Música da vodafone* -> 😭-> "Voltei senhor José, eu vi e tá tudo bem, eu já vi que voce contactou os nossos colegas que enviaram um e-mail para a equipa" -> (que equipa?!?!) -> "e eles vão ver e em 10 minutos já volto a ligar pro senhor tá bom?" -> 🤷🏼-> Ok... são 9:43, dá para esperar até ir para o trabalho. 
* 00:40 -> www.livroreclamacoes.pt

Estado de espírito: Fúria

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6/10 - Tentativa de compra #4 - (Recebi um SMS a dizer que tinha sido averiguado o meu problema, e que os primeiros 130€ foram reembolsados) - Saldo cativo 260€

* Quero comprar um Google Pixel 10 Pro XL que custa 929,9 + 2470 Pts no dia 6/10
* Tento fazer a compra -> A compra é executada, os 100€ + 30€ Administrativos são debitados -> Vou acompanhar a compra para validar se está tudo bem -> Estado da compra: Erro.

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Moral da história:
* Era cliente NOS -> Mudei para a Vodafone porque sempre ouvi dizer bem -> Em 4 anos tive imensas indisponibilidades incluindo uma de internet que me fez perder um dia inteiro de trabalho e uma apresentação que me foi descontado do salário, mas sempre fui um cliente leal e nunca tive dívidas ou pagamentos atrasados -> Quero gastar os 2900 Pts que acumulei ao longo dos anos -> Parece que não posso.

Estado de espírito: Depressão

Falta-me o último estado de espírito do Luto que é a "Aceitação"... mas é suposto aceitar que eu não posso fazer uso dum sistema que dizem que posso? 

Posso comprar o telemóvel, Vodafone?

 

3 RESPOSTAS 3

Mayon_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @josenunes,

 

Permita-nos, desde já, lamentar as dificuldades que descreve, e que a experiência com a nossa linha de atendimento não tenha sido positiva. 

Estamos inteiramente disponíveis para analisar e ajudar com a questão.

Para tal, pedimos que contacte um dos moderadores via mensagem privada com o número de conta Vodafone ou NIF associado.

 

Para enviar mensagem privada, basta aceder ao perfil de um dos moderadores (pode clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".

 

Obrigado,

Mayon_Vodafone

Não. 

A minha situação não foi resolvida.
Pelo contrário, foi piorada. 

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Desde o dia do Post, onde a resposta até foi rápida pela equipa online, mas já falei com mais de 10 representantes da Vodafone se contar com os que falei pelo telefone e em lojas físicas.

O problema que me disseram foi:

"Verificamos que ainda tem as 4 encomendas em estado de erro neste momento, e por isso não está a conseguir avançar com a compra. Apenas após serem todas canceladas será possível"

ao qual eu respondi 

"De acordo, espero que funcione."

Passados 2 dias, na Quinta feira, pergunto:

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No qual me foi respondido:

josenunes_2-1760307039110.png

Tentei fazer outra compra... e adivinhem, 

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Na frustação, enviei informação novamente a pessoa que disse que poderia fazer outra compra, ao qual hoje, dia 12/10, 6 dias depois de ter começado este post e quase 2 semanas a tentar fazer uma compra na loja Vodafone, nada foi resolvido nem ninguém me sabe dizer a 100% porque não consigo fazer uma compra. 

Entretanto, para adicionar sal à ferida, a Vodafone responde à minha reclamação no "Livro de reclamações" de maneira a sugerir uma solução, onde tal solução se encontra em:

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Ou seja, a Vodafone mandou-me um 🖕e disse que a minha solução é cancelar o meu tarifário pos-pago "e possívelmente os meus 2900 pontos irem para o léu" e verem-se livres de mim em vez de fazerem o que deviam e... RESOLVER O RAIO DA SITUAÇÃO.

E mais uma vez, no email a vodafone vem com a justificação: 

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Então porque é que 95% das pessoas da Vodafone que contactei pelo telefone disseram-me que isto não é mais verdade. 

Porque que esta condição não está descrita em nenhum sítio nos vossos termos e condições de compras a prestações da Vodafone ou nos termos e condições do clube viva ?!?

Nos termos e condições, e por isso que dei link para qualquer pessoa com o 4º ano de escolaridade conseguir ler em bom português e eu resumindo para quem não quer ler:

As únicas condições formais são:

  • Ser elegível no Clube Viva; 
  • Ter débito direto e fatura eletrónica ativos; 
  • Associar o equipamento a um número pós-pago elegível; 
  • Não mudar a titularidade até acabar de pagar. 

Em lado nenhum há a exigência de 6 meses de antiguidade.

Entreanto, para não ser injusto, fui ver os termos gerais do contrato de serviço móvel que me foram enviados assim que aderi o número pospago, e, também não há menção a um período mínimo de 6 meses antes de usufruir de benefícios associados ao número. Portanto, o argumento deles não se apoia em nenhuma cláusula contratual escrita.

Pelo que vejo a Vodafone está a infringir várias regras que disponho abaixo:

  • DL 57/2008 (Práticas Comerciais Desleais): proíbe práticas enganosas, incluindo omissão de informação essencial e imposição de condições não divulgadas no momento da decisão de compra, portanto... Onde é que estão descrito em texto limpo os “6 meses de fidelização” ?

  • DL 446/85 (Cláusulas Contratuais Gerais): as cláusulas e condições têm de ser comunicadas e explicadas ao consumidor antes da contratação. Condições “surpresa” que não foram comunicadas não vinculam o consumidor. 

  • Código da Publicidade (DL 330/90): proíbe publicidade enganosa. Se anunciam o Clube Viva/compra a prestações sem mencionar antiguidade mínima e depois recusam com base nisso, há forte indício de infração.

  • Boa-fé pré-contratual e contratual (arts. 227.º e 762.º do CC): criar um requisito oculto após o cliente decidir com base na informação oficial viola a boa-fé.

A Vodafone está a tentar justificar uma recusa contratual sem base legal explícita nos documentos que regem o Clube Viva e as compras a prestações.

E não sou o único. Andei a compilar nos ultimos dias uma lista de pessoas que estão a passar o mesmo que eu, o que vai servir de cereja no topo do bolo quando seguir em frente com o que tenciono fazer.

Agora... Eu avisei em email que haveria de escalar se não houvessem soluções, e se até o fim desta semana não tiver o telemóvel em mãos, vou dar um gosto dos próximos passos:

  • Vou formalizar a reclamação à ANACOM, onde provavelmente eles vão ter jurisdição para obrigar a Vodafone a corrigir as práticas ilegais que andam a mostrar 
  • Escalar para a Deco, onde sou membro e vão facilmente ajudar-me com a pressão mediática e apoio jurídico
  • Escalar para o Centro de Arbitragem de Consumo, que facilmente podem obrigar a Vodafone judicialmente a vender-me o telefone, mas acho que é incrível termos de chegar a isto... porque a Vodafone poderia apenas... não sei.. vender-me o telefone normalmente?
  • A reclamação não vai ser posta como resolvida e ficará no livro das reclamações para futuras pessoas prestarem atenção o que a Vodafone está disposta a fazer aos seus leais clientes, mas para por sal na ferida devido à resposta que só posso dizer, parva da Vodafone, vou fazer outra reclamação por esta resposta onde vou fornecer a resposta evasiva da mesma onde me oferece uma "recisão" como compensação por uma violação contratual... O que não resolve o raio do meu problema.

 

Não espero resposta... Espero soluções. 

Olá, @josenunes,

 

Pedimos desculpas pelas informações divergentes quanto à obrigatoriedade dos 6 meses de contrato para as vendas a prestação. De facto é necessário que o cliente tenha 6 meses de contrato, mas apenas no caso de compras sem a utilização dos pontos do Clube Viva em lojas físicas, que não é o seu caso, mas daí a confusão nas informações, pelo que lamentamos e novamente pedimos desculpas.

 

Neste momento as suas encomendas em erro estão em tratamento pela área responsável e teremos, em breve, novidades para si, que partilharemos em mensagem privada para garantia da sua privacidade e cumprimento do RGPD.

 

Agradecemos pea sua compreensão e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Obrigada,

Flávia_Vodafone