cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Encomenda de iPhone 17 Pro Max em pré-venda à espera de stock

danfbv
Visitante
Visitante

Boa tarde,

Novamente sobre o tópico das pré-vendas do iPhone 17, assim que abriu o período de pré-venda, no dia 12 de Setembro às 13h, fiz a minha tentativa de conseguir reservar um equipamento, tendo sido bem sucedido e recebido a SMS de confirmação às 13:35.

Ao início da tarde de hoje, falei novamente com o apoio ao cliente por telefone onde me foi dito que apesar de a minha encomenda aparecer como “erro”, internamente encontra-se em “processamento/a aguardar stock”, e gostava de saber como é que é possível estar a aguardar stock quando fiz com sucesso a minha encomenda meia-hora depois do período de pré-venda começar, enquanto o stock do equipamento ainda estava disponível.

O que posso então interpretar do que me disseram é que, durante o período de pré-venda, aceitaram encomendas para lá da capacidade de stock da qual já tinham de estar previamente informados. Se assim for, este tipo de venda é ilegal, visto que estão a vender em pré-venda unidades que sabem à partida que não vão conseguir entregar na data de lançamento do produto.

Vou continuar a aguardar até ao final da semana por novidades, mas caso o meu equipamento não seja enviado, terei de avançar com uma queixa no livro de reclamações online, bem como contactar as entidades responsáveis pela defesa dos direitos do consumidor.

5 RESPOSTAS 5

Pdfsilva
Visitante Junior
Visitante Junior
Em complemento à tua reclamação já apresentada, importa destacar que, nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021, artigo 9.º, o vendedor encontra-se obrigado a entregar o bem no prazo acordado.

A aceitação de pré-vendas sem garantia de stock suficiente pode igualmente ser qualificada como prática enganosa, à luz do artigo 10.º e seguintes do Decreto-Lei n.º 57/2008. Trata-se de uma contraordenação grave, sujeita a coimas que, no caso de pessoas coletivas, podem ascender a €44.891,81, cabendo à ASAE a respetiva fiscalização.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, artigos 4.º e 9.º, o profissional tem ainda o dever de prestar informação clara, verdadeira e transparente quanto à disponibilidade e prazos de entrega. A omissão ou inexatidão dessa informação constitui infração, igualmente passível de contraordenação.

Deste modo, a situação relatada poderá configurar não apenas um incumprimento contratual, mas também uma violação das normas aplicáveis ao comércio à distância e às práticas comerciais desleais, com as devidas consequências legais.

Caso precises.

Marco39
Novo Utilizador
Novo Utilizador
No âmbito de uma pré-venda, adquiri um iPhone 17 Pro 512 GB azul junto da Vodafone, com entrega garantida até 20/09, no máximo 21/09. Até à presente data, não recebi o equipamento, sendo que o site de seguimento da encomenda não funciona e o serviço de apoio ao cliente não fornece qualquer previsão de entrega.

Tal situação configura incumprimento contratual, uma vez que a Vodafone assumiu, no momento da venda, a obrigação de entrega dentro de prazo determinado, sem efetuar qualquer comunicação adequada ao consumidor relativamente a atrasos ou alterações.
Irei apresentar reclamação também no livro on-line e em loja onde efetuei a compra , dado a falta de informação .

Olá @Marco39,
Respondemos à sua questão por mensagem privada. 
Por favor, verifique as suas mensagens.

Obrigada,
Rosa_Vodafone

Natan
Visitante Junior
Visitante Junior
No âmbito de uma pré-venda, adquiri um iPhone 17 Pro 512 GB azul junto da Vodafone, com entrega garantida até 20/09, no máximo 21/09. Até à presente data, não recebi o equipamento, sendo que o site de seguimento da encomenda não funciona e o serviço de apoio ao cliente não fornece qualquer previsão de entrega.

Tal situação configura incumprimento contratual, uma vez que a Vodafone assumiu, no momento da venda, a obrigação de entrega dentro de prazo determinado, sem efetuar qualquer comunicação adequada ao consumidor relativamente a atrasos ou alterações.
Irei apresentar reclamação também no livro on-line e em loja onde efetuei a compra , dado a falta de informação .

Olá @Natan,

Desde já, pedimos desculpas pela demora na entrega da sua encomenda.

Permita-nos verificar o estado atual e ajudar com a entrega do seu equipamento, por favor.

Pedimos que nos informe por mensagem privada, o número de conta Vodafone ou Nif do titular, por favor.

Pode enviar uma mensagem privada acedendo ao perfil de um dos nossos moderadores (pode clicar no meu nome), escolhendo a opção  “Enviar uma mensagem privada” (lado direito a encarnado). Os nossos moderadores estão identificados por “Username_Vodafone”.

Obrigado,

Jvitor_Vodafone