Criação
Resposta
Solução
em 22-08-2025 05:11 PM
Pelo presente, venho manifestar a minha profunda insatisfação e apresentar uma reclamação formal relativa a uma alteração contratual que me foi proposta.
No dia de hoje, 22 de agosto de 2025, contactei a vossa linha de apoio ao cliente para solicitar a alteração da morada do meu serviço. Fui informado de que, para que tal alteração fosse efetuada, seria necessária a celebração de um novo contrato, com um período de fidelização adicional de 24 meses.
Mais me foi comunicado que esta alteração implicaria não só um aumento de 10€ no valor da mensalidade, mas também a perda de condições de serviço das quais beneficio atualmente. Considero esta imposição inaceitável e inadmissível, visto que se traduz num aumento de custo para um serviço de qualidade inferior.
Considero que esta prática configura um abuso de poder, uma vez que me vejo forçado a aceitar um novo contrato sob condições manifestamente desvantajosas, sob pena de não conseguir alterar a morada do meu serviço, uma necessidade básica. Este procedimento não se coaduna com as boas práticas comerciais e, na minha perspetiva, poderá ser classificado como um ato lesivo dos direitos do consumidor, passível de ser punido por lei.
Tendo em conta que ainda me encontro vinculado por um período de fidelização de 12 meses, vejo-me na impossibilidade de cancelar o meu contrato sem incorrer em penalizações financeiras. Contudo, dado o exposto, se a situação não for resolvida de forma satisfatória e justa, serei forçado a levar esta questão a outras instâncias, nomeadamente à ANACOM, para que esta prática seja devidamente analisada e sancionada.
Aguardo um contacto com uma proposta de resolução que não me penalize financeiramente ou me retire as condições atuais.
Com os melhores cumprimentos,
Liliana Reigado.
em 22-08-2025 06:06 PM
Olá @LReigado,
Estamos aqui para lhe prestar apoio.
Permita-nos esclarecer que, conforme previsto no contrato celebrado, a Vodafone apenas se compromete a garantir a prestação do serviço na morada inicialmente indicada. Por esse motivo, quando é solicitada uma alteração de morada, é necessário efetuar um novo contrato, com um período de fidelização associado.
A alteração de morada em si não tem qualquer custo para o cliente, uma vez que não é aplicada a taxa de ativação nem a instalação, ficando apenas sujeita à nova fidelização de 24 meses com um dos atuais pacotes TV Net Voz em vigor na oferta comercial da Vodafone.
Estamos totalmente disponíveis para analisar o seu caso em detalhe e encontrar consigo a melhor solução possível.
Para isso, pedimos, por favor, que nos envie mensagem privada com o seu número de conta ou NIF.
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Aguardamos atenciosamente a sua mensagem.
Obrigada,
Susan_Vodafone
em 23-08-2025 10:49 AM
Exmos. Senhores,
Acuso a receção da vossa resposta à minha reclamação, mas manifesto a minha discordância com a solução apresentada.
Mantêm o aumento do valor da mensalidade e, apesar de referirem a melhoria das condições de serviço, estas continuam consideravelmente abaixo das que me foram contratualmente garantidas e das quais usufruo atualmente.
O facto de me obrigarem a fazer um novo contrato com uma fidelização de 24 meses para uma simples alteração de morada, a meu ver, não é uma prática aceitável. Se a vossa intenção é celebrar um novo contrato, deveriam tratar-me como um novo cliente. A proposta deveria incluir as condições atualmente em vigor para novos clientes, as quais são significativamente mais vantajosas do que as que me estão a ser propostas.
A vossa posição traduz-se num claro abuso de poder, pois tentam forçar-me a aceitar um contrato mais caro e com piores condições, apenas para me manter como vosso cliente.
Mais uma vez, reafirmo que, para manter a fidelização de 1 ano que me resta, exijo que as minhas condições de serviço se mantenham inalteradas.
Caso mantenham a vossa posição, serei forçado a recorrer a entidades superiores, como a ANACOM, para que este caso seja devidamente analisado e sancionado.
Sem mais a acrescentar,
Liliana Reigado.
23-08-2025 11:36 AM - editado 23-08-2025 11:37 AM
Olá, @LReigado,
Verificamos em sistema que já houve negociação, onde avaliámos todas as opções de flexibilização e, embora não tenha sido possível manter as opções anteriores, apresentámos as melhores vantagens disponíveis atualmente.
Contamos com a sua confiança e estamos sempre disponíveis para esclarecer qualquer questão.
Obrigada,
Flávia_Vodafone