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Solução

Técnico da Vodafone corta cabos de outra operadora

dmpa
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Exmos. Srs. VODAFONE

 

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018, da parte da tarde, fiquei sem ligação à internet, sem sinal de televisão e sem telefone da rede fixa. Como o que mais falta me fazia era a ligação à internet, fiz o trivial nestas situações, sem sucesso.

Entretanto, desci ao rés-do-chão do prédio para ver a caixa do correio. Ouvi então alguém a despedir-se de vizinhos do 1.º andar direito (eu vivo no 2.º direito), “felizmente está tudo bem”. Já o referido senhor ia na rua, em direcção ao seu carro, quando me lembrei que poderia ter havido alguma intervenção na origem do problema que tinha em casa.

 

Chamei-o, perguntei-lhe se era da NOS (sou cliente da NOS), disse-me que não, que era técnico da VODAFONE, e que tinha vindo proceder a uma ligação do serviço da vossa prestigiada empresa no 1.º direito. Expliquei-lhe o que se tinha passado, tendo-lhe perguntado se a intervenção por ele efectuada não poderia estar na origem do problema verificado em minha casa. Garantiu-me que não, entrou no prédio e apontou-me a caixa em que tinha mexido, “a única” em que tinha mexido, caixa essa da VODAFONE (identificada com início de sigla VDF). Eu acreditei, tendo então ligado para o serviço de avarias da NOS. Testes cumpridos, nada a fazer; seria necessária a deslocação de uma equipa para ver o que se passava.

 

Sendo professor universitário mas também consultor de comunicação, gerindo portais web e redes sociais, em alguns casos com publicações diárias e subsequente envio de newsletters electrónicas, tentei, com sucesso, sensibilizar os senhores da NOS a deslocarem-se com a brevidade que lhes fosse possível, o que aconteceu no dia seguinte, terça-feira, 18 de Setembro, por volta do meio-dia. Qual o meu espanto quando o técnico da NOS, tentando despistar o problema, foi abrindo caixa após caixa (2.º andar, 1.º andar e rés-do-chão), encontrando cabos desligados nas primeiras duas e um cabo cortado na do rés-do-chão. Contei-lhe que no dia anterior tinha estado no prédio um técnico da VODAFONE, dirigimo-nos ao apartamento onde tinha sido feita a intervenção, os jovens que lá habitam confirmaram que tinha vindo o técnico para proceder à ligação do serviço, mas não tinham acompanhado as diligências do referido colaborador no exterior do apartamento.

 

Felizmente, o técnico da NOS voltou a ligar os cabos e a repor o que tinha sido cortado e retirado, tendo a situação ficado normalizada em minha casa. No “comprovativo de intervenção técnica” da NOS, que anexo, o referido técnico reportou: “Foi necessário aplicar cabo rg6 na coluna montante, retirado por técnico da Vodafone para fazer instalação no 1.º D, deixando coluna sem sinal”. Confesso que não cabia em mim de espanto. Para além de **bip**, o vosso colaborador tinha desligado cabos e cortado um deles, dando-se ao desplante de me dizer na cara que apenas tinha mexido na caixa da VODAFONE.

 

Mesmo depois de lhe ter explicado o que se estava a passar em minha casa, não caiu em si, percebendo a borrada que tinha feito, arrepiando caminho para tentar resolver o problema. Rebobinando o filme, notei que ele, efectivamente, demorou algum tempo junto ao carro, antes de zarpar. Presumo que tenha estado 34 segundos a pensar na vida, volto atrás, vou mas é pisgar-me rápido, tendo-se decidido pela segunda opção. Naturalmente, a mais consentânea com o seu saber da arte, que não é nenhum (desligo aqui, corto acolá, já está a dar?, fixe, felizmente está tudo bem)

 

Pergunto: como é possível acontecer tal? Como é possível um técnico, seja de que empresa for, proceder dessa forma irresponsável, prejudicando o trabalho de terceiros?

 

Não vou aqui arguir outros cenários, mas nos 11 restantes apartamentos do prédio podiam viver pessoas com necessidades mais imperiosas do que as minhas, nomeadamente no que se refere ao telefone da rede fixa.

 

Esta participação segue na sequência de contacto telefónico que estabeleci ainda na terça-feira para a VODAFONE, reportando o que se passara e dando conta da minha espaaaaaaaaantada indignação. Sinceramente, não queria acreditar que tal fosse possível. Mas é. E, segundo me disse o técnico da NOS, acontece bastas vezes, tendo-se já deparado com um caso em que técnicos da VODAFONE cortaram cabo que servia um prédio inteiro.

 

Assim sendo, não se tratando, pois, de caso isolado, cumpre-me informar-vos de que darei conta do sucedido à Provedoria de Justiça e à Anacom. Informo também que participação similar foi feita pelos responsáveis do condomínio (anexo ficheiro pdf com a dita). Com os Melhores Cumprimentos, Coimbra, 20 de Setembro de 2018 Dinis Manuel Alves

2 RESPOSTAS 2

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @dmpa

 

Antes de mais, apresentamos as nossas desculpas pela situação e incómodos causados a si e aos restantes condóminos, uma vez que compreendemos a necessidade da disponibilidade do serviço fixo nos dias que correm nomeadamente para as suas funções laborais e de comunicações nos restantes apartamentos.

 

A situação que nos reporta não está de acordo com os parâmetros de qualidade que a Vodafone pretende transmitir.

Por esse motivo foi encaminhada internamente para a área responsável de forma a evitar que volte a ocorrer no futuro.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Muito Obrigado pela pronta resposta.
Aguardo que mais tarde me comuniquem o desfecho deste processo.

 

Aceitem os Melhores Cumprimentos,

 

Dinis Manuel Alves