Sou cliente Vodafone desde maio de 2023. Inicialmente contratei duas linhas móveis, e no final de 2023 adicionei TV, Voz e Internet na morada onde residia na altura.
Na altura, foi-me informado que todos os serviços tinham fidelização de 24 meses — fidelização essa que já terminou, tanto nas linhas móveis como no pacote de TV/Internet/Voz.
Em março de 2025, adquiri junto à Vodafone um iPhone 16, com entrada inicial paga e prestação mensal de 20€.
Recentemente mudei de morada e solicitei a transferência do serviço de TV/Internet/Voz. Para minha surpresa, fui informada de que a Vodafone não tem cobertura na nova morada, que a área pertence a outro operador (Amel), e que estão “em negociação” para assumir a linha. Pediram-me que aguardasse até um mês por uma resposta.
Estou há mais de uma semana sem TV e Internet, situação totalmente insustentável para o meu dia a dia. A única resposta que recebo é que tenho de aguardar um acordo entre operadores, sem previsão real de solução. Entretanto, informaram-me ainda que, se eu cancelar, terei custos porque supostamente “existe fidelização do equipamento”, mesmo com todos os serviços já fora do prazo de fidelização contratual.
Considero esta situação inaceitável por vários motivos:
1. Não fui informada previamente de que não existia cobertura da Vodafone na nova morada.
2. Estou sem serviço essencial (TV e Internet) já há uma semana, sem alternativa e sem solução.
3. Estão a tentar imputar custos de fidelização quando o problema é exclusivamente de incapacidade técnica da Vodafone em prestar o serviço contratado.
4. A alternativa apresentada — aguardar até um mês — é impraticável e viola o meu direito ao serviço contratado.
Diante disso, solicito:
• Cancelamento imediato e sem custos do serviço de TV/Internet/Voz, já que a Vodafone não tem capacidade técnica para o fornecer na nova morada.
• Clarificação formal sobre a situação do equipamento (iPhone 16), deixando claro que não pode ser associado a fidelização do serviço que já não pode ser prestado.
• Regularização urgente da situação para que eu não continue desamparada e sem serviço.
Aguardo resposta célere e resolução definitiva.