cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Problema de Routing Internacional / Latência Elevada para Madrid (Servidores de Jogo)

pedromendess
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Boa tarde,

Venho por este meio solicitar a intervenção da equipa de Engenharia de Redes (Suporte de 2.º Nível) devido a uma degradação permanente nas rotas internacionais da minha linha. O meu ping local está excelente (6 ms no Speedtest), o que comprova que a instalação de fibra física e o router (que já foi substituído por indicação vossa) estão a funcionar em perfeitas condições.

No entanto, a latência para os servidores de jogo em Madrid duplicou (passou de 12 ms estáveis para 30-45 ms). Efetuei um diagnóstico detalhado através do comando tracert 162.249.77.1 (ligação direta via cabo Cat6 ao PC) e, como podem verificar nos resultados abaixo, o tráfego sofre perdas crónicas de pacotes (Request timed out) e bloqueios permanentes assim que entra em Espanha, logo após o nó da vossa operadora parceira COLT:

1   <1 ms   <1 ms   <1 ms   vodafonegw
2    6 ms    6 ms    6 ms   2.216.20.37.rev.vodafone.pt
3    7 ms    6 ms    6 ms   216.20.130.85.rev.vodafone.pt
4   12 ms   11 ms   11 ms   155.10.43.5
5   10 ms   10 ms   10 ms   ae19-xcr1.lis.co.net
6    *       *       *      Request timed out.
7   20 ms   21 ms   20 ms   ae1.3101.edge1.mad1.one.colt.net
8    *       *       *       Request timed out.
9    *       *       *      Request timed out.
10   *       *       *      Request timed out.
11   *       *       *      Request timed out.
O teste demonstra claramente que até ao salto 5 (Lisboa) a ligação está perfeita. Contudo, a partir do salto 6 e especialmente após o nó de Madrid da COLT (ae1.3101.edge1.mad1.one.colt.net), o tráfego falha por completo, gerando uma latência artificial de 30 ms no Matchmaking que não existia anteriormente.

Visto tratar-se de uma anomalia evidente na tabela de rotas IP / peering internacional da Vodafone e não de um problema no meu equipamento doméstico, peço que o caso seja escalado para a equipa técnica avançada para procederem à retificação ou re-routing das tabelas de encaminhamento para Espanha.

Melhores cumprimentos,

Pedro Mendes
1 RESPOSTA 1

Jvitor_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @pedromendess,

Para que possamos ajudar com a tua questão e encaminhar para o apoio técnico, pedimos que nos informe por mensagem privada, o número de conta Vodafone ou Nif do titular, por favor.

Para enviares a mensagem privada, basta ires ao perfil de um dos nossos moderadores (podes clicar no meu nome) e selecionar a opção “Enviar uma mensagem privada”. Os moderadores estão identificados como “Username_Vodafone”.

Obrigado,

Jvitor_Vodafone