Boa tarde,
Venho por este meio solicitar a intervenção da equipa de Engenharia de Redes (Suporte de 2.º Nível) devido a uma degradação permanente nas rotas internacionais da minha linha. O meu ping local está excelente (6 ms no Speedtest), o que comprova que a instalação de fibra física e o router (que já foi substituído por indicação vossa) estão a funcionar em perfeitas condições.
No entanto, a latência para os servidores de jogo em Madrid duplicou (passou de 12 ms estáveis para 30-45 ms). Efetuei um diagnóstico detalhado através do comando tracert 162.249.77.1 (ligação direta via cabo Cat6 ao PC) e, como podem verificar nos resultados abaixo, o tráfego sofre perdas crónicas de pacotes (Request timed out) e bloqueios permanentes assim que entra em Espanha, logo após o nó da vossa operadora parceira COLT:
1 <1 ms <1 ms <1 ms vodafonegw
2 6 ms 6 ms 6 ms 2.216.20.37.rev.vodafone.pt
3 7 ms 6 ms 6 ms 216.20.130.85.rev.vodafone.pt
4 12 ms 11 ms 11 ms 155.10.43.5
5 10 ms 10 ms 10 ms ae19-xcr1.lis.co.net
6 * * * Request timed out.
7 20 ms 21 ms 20 ms ae1.3101.edge1.mad1.one.colt.net
8 * * * Request timed out.
9 * * * Request timed out.
10 * * * Request timed out.
11 * * * Request timed out.
O teste demonstra claramente que até ao salto 5 (Lisboa) a ligação está perfeita. Contudo, a partir do salto 6 e especialmente após o nó de Madrid da COLT (ae1.3101.edge1.mad1.one.colt.net), o tráfego falha por completo, gerando uma latência artificial de 30 ms no Matchmaking que não existia anteriormente.
Visto tratar-se de uma anomalia evidente na tabela de rotas IP / peering internacional da Vodafone e não de um problema no meu equipamento doméstico, peço que o caso seja escalado para a equipa técnica avançada para procederem à retificação ou re-routing das tabelas de encaminhamento para Espanha.
Melhores cumprimentos,
Pedro Mendes