cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Roaming "penalização"

GomesRevo
Visitante Junior
Visitante Junior
Boas noites, eu já sou cliente da Vodafone a +/- 11 anos, desde que assinei um novo contrato 2 meses atrás, pois o último já tinha acabado foi só desgosto, o tarifário mais elevado em termos de roaming red Infinity giga passou de 83GB +/-, para agora com o novo 43GB, coisa que não me serve para mim e já tencionava mudar de operadora recisdindo o contrato.
E a uns dias recebo esta mensagem "Informacao de Roaming: Nos ultimos meses, a sua presenca e consumo de dados na Europa tem excedido a verificada em Portugal. De acordo com as condicoes do seu tarifario, o roaming no EEE (Espaco Economico Europeu) esta incluido sem custos extra, desde que a maior parte do consumo ou presenca ocorra em territorio nacional, para nao ser considerado roaming permanente. Nos proximos 15 dias, mantendo-se o seu padrao de utilizacao, podera ser aplicada uma sobretaxa nas comunicacoes realizadas em roaming. Saiba mais em http://vfpt.pt/roaming-permanente"
Resumindo nunca tive qualquer problema nos últimos 2 anos (quando comecei a trabalhar fora, motorista pesados internacional) e agora que assinei novo contrato a 2 meses dizem que podem cobrar extra como é possível? Os dados com o novo contrato foram cortados para metade e se usar mais dados fora do meu país de origem que dentro do mesmo será cobrado uma taxa, não faz qualquer sentido isso ser aplicado 2 anos depois, eu passo +/- 22 dias na estrada em trabalho, e 3 a 5 em Portugal... Os 43GB já não serve, tenho que ter uma segunda operadora para partilhar dados de lá e agora podem ainda cobrar uma taxa..não faz sentido.
3 RESPOSTAS 3

Susan_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @GomesRevo,

 

Percebemos a tua frustração. Como motorista internacional, sabemos que o telemóvel é a tua ferramenta principal para estares ligado a tudo enquanto estás na estrada. 

 

Sobre a questão das taxas, a regra existe para garantir que o serviço é usado de forma equilibrada. Explicando de forma simples: para que o roaming seja gratuito no Espaço Económico Europeu, a maior parte do teu consumo e presença deve ocorrer em território nacional.

 

Como estás fora por períodos prolongados, é importante saberes que, caso o teu consumo e presença no estrangeiro sejam superiores aos de Portugal (>50%) nos últimos 4 meses, poderão ser aplicadas sobretaxas. Se o sistema detetar este padrão de "roaming permanente", recebes esse SMS de aviso para que possas ajustar a tua utilização nos 15 dias seguintes e evitar custos adicionais.

 

Podes consultar todos os detalhes sobre as regras aqui.

 

Em relação ao limite de dados (PUR) ter baixado, isso deve-se às novas condições do contrato que assinaste.

 

Agradecemos a tua compreensão.

 

Se te pudermos ajudar em mais alguma questão, por favor, não hesites em contactar-nos.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone

Então quer dizer que os dados da Vodafone são "fictícios" , pois como exemplo ao usar 10GB em Portugal e 21GB de roaming,durante 4 meses seguidos, será cobrado uma taxa de qualquer forma mesmo o tarifário seja de 43GB roaming, faz sentido sem dúvida.

Olá @GomesRevo,

 

Compreendemos o seu ponto de vista e o facto de estas regras parecerem não fazer sentido para quem, como você, tem uma vida profissional passada maioritariamente na estrada.

 

O aviso de roaming permanente que recebeu é um processo automático do sistema, que decorre de normas europeias aplicadas a todos os operadores, e que analisa os últimos 4 meses de consumo. 

 

Lamentamos que as condições atuais do mercado e as regulações de roaming não consigam acompanhar totalmente a especificidade da sua profissão de motorista internacional. 

 

O seu feedback é muito importante para nós e será partilhado internamente como um exemplo real de onde o serviço precisa de evoluir para apoiar melhor os nossos clientes.

 

Desejamos-lhe boas viagens e muita segurança na estrada.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone