Criação
Resposta
Solução
em 30-05-2025 10:01 AM
Prezados, bom dia.
Sobre o serviço FTTR, tenho algumas questões, e gostava que, caso alguém saiba que ajude.
de modo geral quais velocidades em cada ponto, seja slave ou master, wifi ou cabo, são suportadas.
tensiono contratar 10gb de velocidade, entretanto ter essa velocidade no router e partilhar menos(criar gargalos) não me interessa.
somos 3 usuários hardcore em casa, trabalhando diariamente com envio e recebimento de muitos dados, hoje (1gb/400mb) esta no limite, mais pelo nosso wifi 5 do que propriamente pelo provedor
essa solução de fttr me pareceu mais apropriada que passar cabos cat7 pela casa, minha ideia inicial, mas gostava de perceber se vou poder tirar proveito ao maximo em todas as extremidades.
minha intenção é conectar por cabo nos slaves se eles tiverem uma rede adequada para isso.
em 30-05-2025 12:09 PM
Olá @bryo,
A Fiber to the Room é a solução exclusiva da Vodafone em que a fibra ótica transparente sai do router principal e interliga vários pontos de acesso FTTR (edges), permitindo que todas as divisões da casa tenham ligação direta de fibra, proporcionando uma rede de internet mais estável e velocidades máximas.
Esta configuração permite:
- Cobertura por toda a casa, com velocidade máxima em cada divisão;
- Utilizadores e/ou equipamentos ligados à internet em simultâneo sem afetar a qualidade do sinal e experienciando alta velocidade e baixa latência;
- Casas com grandes dimensões poderão usufruir de internet por toda a casa, sem ter cabos visíveis, uma vez que a fibra transparente não interferirá na aparência da casa e a sua instalação tem necessidade de intervenção mínima.
Qualquer questão ou informação adicional, não hesite em contactar-nos.
Obrigado,
Jvitor_Vodafone
em 30-05-2025 03:30 PM
....Qualquer questão ou informação adicional, não hesite em contactar-nos.
Qual a velocidade máxima suportada pelo equipamento?
em 30-05-2025 03:57 PM
Olá @bryo,
A velocidade máxima suportada pelo equipamento, será sempre a velocidade contratada. Ou seja, se tem contratado 1Gbps, essa será a velocidade máxima que irá conseguir atingir.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone
em 30-05-2025 11:49 PM
deduso pela vossa resposta, que ao contratar então os 10Gbps, terei essa velocidade em todos os pontos! isso é excelente, a solução que preciso, agora tenho toda informação oficial para solicitar o serviço.
em 04-06-2025 10:43 AM
Eu tenho FTTR em casa e estou super satisfeito, tenho mesmo fibra na casa toda ligadas a 2 edges, no entanto o serviço tem um router próprio que nem WIFI 7 é, é WIFI 6, consigo velocidades a rondar os 800 MBps em toda a casa, mas por mim tudo bem até porque tenho 1Gbps contratado, mas atenção aos detalhes... Na pagina do FTTR no site da vodafone tens a seguinte informação:
"Cobertura - Fibra transparente em todos os cantos da casa, com velocidade até 1 Gbps" tvz tenhas de informar com mais clareza