Criação
Resposta
Solução
em 09-05-2023 09:22 AM
No detalhe da factura deste mes aparecem 10 SMS a Colombia, Alguém já foi cobrado por algo parecido?. Acho isto ten de estar relacionado com o robo de dados pasado.
Solucionado! Ir para a Solução.
em 09-05-2023 10:03 AM
Olá @Ricar,
A Vodafone não tem até está data quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos no Ciberataque. Para que possamos verificarmos em sistema a sua questão pedimos que por favor nos contacte por mensagem privada informando o NIF do titular do serviço.
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Obrigada,
Carol_Vodafone
em 10-05-2023 09:54 AM
Meu objetivo não é recuperar o dinheiro das mensagens que não enviei, mas saber a extensão da fraude.
Como é claro para todos, contactar alguém da Vodafone que possa estudar o problema é absolutamente impossível, e a explicação, como a que me deram neste fórum, é que os dados que a Vodafone tem é que enviei esses SMSs
Os fatos são:
1.Em 31 de março de 2023, entre 11h31 e 11h45, quando estava na Espanha, 9 mensagens foram enviadas para o mesmo número na Colômbia.
2.As mensagens não foram enviadas voluntariamente porque não tenho nenhuma relação com este país.
3.Essas mensagens não estão no histórico do SMSs do meu telemóvel.
Posibilidades:
1. Erro na consolidação de CDRs entre operadoras. Ok. Pode ser um facto puntual
2. Clonagem de dados da SIM. Isso concorda plenamente. O risco neste caso é que isso aconteça novamente. Como o telefone não está ativo na rede espanhola, a reatribuição provavelmente será difícil.
3. Outro tipo de fraude que desconheço. Neste caso ten de haber mais utilizadores de Vodafone na mesma situação.
em 12-05-2023 07:30 AM
Olá, outra vez.
Não sou especialista em tecnologias móveis, mas a informação que encontrei na Internet é que os novos cartões SIM (no meu caso com menos de dois anos) não podem ser clonados fisicamente. No entanto, os dados das SIMs são comprados e vendidos na Internet quando ocorrem fugas de informação na cadeia de abastecimento nos operadores ou outro tipo de situações. Dado o risco de acesso às minhas contas bancárias e às informações confidenciais da empresa onde trabalho, minha pergunta é:
Posso trocar o cartão SIM numa loja Vodafone Portugal? Esta alteração significa que, caso os dados do SIM tenham sido clonados, o problema é resolvido. (erro o dia foi 16 de março e não 31)
em 12-05-2023 08:49 AM
Olá @Ricar,
Como informamos na mensagem acima. A Vodafone não tem até está data quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos no Ciberataque.
A forma como lidamos com a privacidade é um aspeto vital da nossa responsabilidade para com os clientes. Comunicamos de forma clara as finalidades para as quais tratamos os dados pessoais dos clientes e garantimos que as nossas ações refletem as nossas palavras. Pode saber mais aqui.
No entanto, se desejar pode efetuar a troca do seu cartão em qualquer loja ou balcão Vodafone. A 2ª via de um cartão SIM tem um custo associado de €2,6, que será descontado do seu saldo ou cobrado na fatura seguinte à ativação do novo cartão.
Obrigada,
Carol_Vodafone
em 12-05-2023 10:20 AM
Obrigado @Carol_Vodafone .
Há uma coisa que eu não disse. Estive em Espanha duas vezes nos últimos meses e a ligação da Vodafone Portugal deixou de funcionar durante quase 24 horas e tive de recorrer a outro SIM espanhol. Este é outro sintoma identificador da clonagem. Peço a troca do SIM em uma loja por precaução. Dou o caso como respondido.
em 12-05-2023 12:18 PM
Agradecemos a informação.
Enviámos uma nova mensagem privada. Pedimos que a consulte.
Obrigado
Brunof_Vodafone