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Solução

SMSs a Colombia

Ricar
Visitante
Visitante

 

No detalhe da factura deste mes aparecem 10 SMS a Colombia,   Alguém já foi cobrado por algo parecido?. Acho isto ten de estar relacionado com o robo de dados  pasado.

6 RESPOSTAS 6

Carol_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Ricar,

 

A Vodafone não tem até está data quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos no Ciberataque. Para que possamos verificarmos em sistema a sua questão pedimos que por favor nos contacte por mensagem privada informando o NIF do titular do serviço.


Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada". 
 

Obrigada,
Carol_Vodafone

Ricar
Visitante
Visitante

Meu objetivo não é recuperar o dinheiro das mensagens que não enviei, mas saber a extensão da fraude.
Como é claro para todos, contactar alguém da Vodafone que possa estudar o problema é absolutamente impossível, e a explicação, como a que me deram neste fórum, é que os dados que a Vodafone tem é que enviei esses SMSs
Os fatos são:
1.Em 31 de março de 2023, entre 11h31 e 11h45, quando estava na Espanha, 9 mensagens foram enviadas para o mesmo número na Colômbia.
2.As mensagens não foram enviadas voluntariamente porque não tenho nenhuma relação com este país.
3.Essas mensagens não estão no histórico do SMSs do meu telemóvel.

Posibilidades:
1. Erro na consolidação de CDRs entre operadoras. Ok. Pode ser um facto puntual
2. Clonagem de dados da SIM. Isso concorda plenamente. O risco neste caso é que isso aconteça novamente. Como o telefone não está ativo na rede espanhola, a reatribuição provavelmente será difícil.
3. Outro tipo de fraude que desconheço. Neste caso ten de haber mais  utilizadores de Vodafone  na mesma situação.

 


Olá, outra vez.
Não sou especialista em tecnologias móveis, mas a informação que encontrei na Internet é que os novos cartões SIM (no meu caso com menos de dois anos) não podem ser clonados fisicamente. No entanto, os dados das SIMs  são comprados e vendidos na Internet quando ocorrem fugas de informação na cadeia de abastecimento nos operadores ou outro tipo de situações. Dado o risco de acesso às minhas contas bancárias e às informações confidenciais da empresa onde trabalho, minha pergunta é:
Posso trocar o cartão SIM numa loja Vodafone Portugal? Esta alteração significa que, caso os dados do SIM tenham sido clonados, o problema é resolvido. (erro o dia foi 16 de março e não 31)

Olá @Ricar,


Como informamos na mensagem acima. A Vodafone não tem até está data quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos no Ciberataque.


A forma como lidamos com a privacidade é um aspeto vital da nossa responsabilidade para com os clientes. Comunicamos de forma clara as finalidades para as quais tratamos os dados pessoais dos clientes e garantimos que as nossas ações refletem as nossas palavras. Pode saber mais aqui.

 

No entanto, se desejar pode efetuar a troca do seu cartão em qualquer loja ou balcão Vodafone. A 2ª via de um cartão SIM tem um custo associado de €2,6, que será descontado do seu saldo ou cobrado na fatura seguinte à ativação do novo cartão.

 

Obrigada,

Carol_Vodafone

Obrigado @Carol_Vodafone  .

 

Há uma coisa que eu não disse. Estive em Espanha duas vezes nos últimos meses e a ligação da Vodafone Portugal deixou de funcionar durante quase 24 horas e tive de recorrer a outro SIM espanhol. Este é outro sintoma identificador da clonagem. Peço a troca do SIM em uma loja por precaução. Dou o caso como respondido.

@Ricar 

 

Agradecemos a informação.

 

Enviámos uma nova mensagem privada. Pedimos que a consulte. 

 

 

Obrigado

Brunof_Vodafone