cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Velocidade contratada ... NADA A HAVER!

PauloFialho
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa noite,

Recentemente foi-me proposta uma (re)fidelização com melhoria de condições no que toca a velocidade de internet, passei de 200/100 para 500/100 entre outras melhorias. Todos sabemos a vergonha que são os serviços internet de TODOS os operadores em Portugal, uns mais, outros menos.

Na 2a feira dia 08/02 em teletrabalho tive falhas na conexão à virtual machine da empresa, situação que não tinha acontecido até então. Espanto meu quando fui fazer speedtests (em vários sites: google, fast.com, Ookla.com) e todos (TODOS) os meus equipamentos, seja por wireless, seja por cabo (via powerline), smartvs, nenhum passava os 50Mb na melhor das medições.

Contactei o 16913, e a "técnica" do lado da Vodafone efectuou um corte do meu sinal e ao reestabelecer, o mesmo acusava 520Mb a chegar ao meu equipamento. Nesse momento e mesmo após restart de todos os equipamentos, continuava a não passar dos 50Mb, pelo que a pessoa automaticamente agendou uma intervenção técnica para 10/02 às 18:00.

Entretanto no dia seguinte, 09/02 à hora de almoço e após diversas verificações fisicas e restarts dos equipamentos, a situação normalizou, mas nenhum speedtest em nehum equipamento alguma vez passou dos 180Mb.

Hoje 10/02 pelas 18:40 chegaram 2 técnicos da Vodafone que numa primeira verificação com telemóveis, certificaram que o sinal não passava dos 150/160Mb, pelo que fizeram um reset ao router e mudaram o canal wi-fi pois declararam que a rede do vizinho estava a "interferir" com a minha.

Feito este reset, e mexida apenas na parte wi-fi do router, o técnico fez um speedtest no telemóvel dele (um Samsung S8), numa aplicação corporativa (premium) e efectivamente o sinal por wifi chegou aos 520Mb. Efectuei um teste no meu telemóvel e espanto meu, o sinal não passava dos 150/160Mb como tem vindo a ser hábito.

Aí começaram as desculpas ... o meu telemóvel é um Xiaomi Redmi 8, podia ser dai. Fui buscar o telemóvel da minha namorada, um Huawei P30 pro que em tudo é melhor que o S8 do técnico e mesmo assim os 150/160Mb. No meu PC pessoal (Ryzen 5 com 16Gb entre outras specs de topo) mesmo que ligado por powerline sem nenhum anti-virus e com cabos CAT5 novos ... os mesmos 160Mb, com o portátil da empresa idem idem aspas aspas. Todas as smartvs com as mesmas medições.

Eu agora pergunto e contornando todas as linhas e entrelinhas dos contratos da Vodafone, se só garantem as velocidades quando ligado por cabo directo ao router sem nenhuma condicionante (browser, sistema operativo, cabo, etc) porque é que os técnicos que vêm cá a casa fazem os testes pelos telemóveis?

Se fazem o teste por telemóvel, porque é que o meu que é mais avançado que o dos técnicos a nível de processador e placa de rede wi-fi, não tem a mesma performance ? Porque é que o técnico não faz os speedtests nos mesmos sites que eu fiz para comparação ? Será que se eu amanhã for comprar um portatil e um cabo novo e ligo directamente ao router tenho 500/520Mb?

E a melhor de todas é conseguirem explicar como é que com o router ligado, a box a funcionar, os meus 2 telemóveis ligado ao router por wi-fi, o speedtest do técnico mesmo assim deu 520MB. No mínimo estranho o telemóvel dele medir a totalidade do meu sinal quando tenho outros equipamentos a consumir largura de banda ... mas isso fica para um próximo episódio.

Neste momento reportei novamente o assunto pelo que dizem que foi reencaminhado para o departamento de engenharias. Vou esperar para ver o que vão inventar a seguir.

Cumprimentos,
PFialho

1 RESPOSTA 1

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

@PauloFialho,

 

Verificámos que nos contactou via Facebook, tendo já sido respondida a questão.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone