cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Contabilização incorreta de pacote de dados

xanninha
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa Noite,

Tenho o tarifário YORN X II 500Mb e ontem às 15h03 recebi a SMS a indicar que o meu plafond de dados ainda tinha 100Mb.

Desde essa altura até hoje às 14h45 fiz uma utlização normal e habitual dos dados móveis sendo que maioritáriamente utilizei as aplicações incluídas no tarifário.

De notar que estive com Wifi sensivelmente até às 12h00 do dia de hoje.

Por volta da hora indicada recebi SMS a indicar que os MB do tarifário estavam esgotados.

Já não é a primeira vez que têm existido erros na contabilização do tráfego, aliás tem sido uma recorrência.

Após contacto com a linha de apoio a clientes, a operadora que me atendeu nada resolveu.

Como resumo, após 0.95€ pela chamada mais 1.05€ pelos 100Mb ativados adicionalmente e estes já estão novamente a esgotar e o problema continua por resolver.

Podem avaliar a situação?

Sandra Almeida
5 RESPOSTAS 5

JoãoR_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @xanninha

Após análise não verificamos nenhum erro na contabilização dos contadores de dados no seu número. 

Como condição comum a todos os tarifários pré-pagos, quando é esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento.
A tarifa de internet móvel tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias. 

A Yorn disponibiliza 10GB para utilização em Apps gratuitas. Esta informação pode ser consultada nas condições do tarifário.
O tráfego gerado pelas apps Apple Music, Spotify, Facebook, Instagram, Snapchat, Facebook Messenger, Whatsapp, Skype, iMessage, FaceTime, Viber, Vodafone Call +, Message + e Pokémon GO está incluído no tarifário e por isso não é descontado do teu pacote de MB.

No entanto, alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações. 

Alertamos ainda que sempre que esgotar o pacote de dados incluído no tarifário e não for possível usar a Tarifa de Internet Móvel (por saldo insuficiente), o acesso aos dados disponíveis nas Apps Gratuitas será automaticamente bloqueado. A utilização das Apps Gratuitas será novamente permitida assim que existam dados disponíveis no pacote incluído no tarifário ou da Tarifa de Internet Móvel. A utilização é igualmente permitida quando ocorre a renovação das condições do tarifário.

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Bom dia @JoãoR_Vodafone.

Desde já agradeço a rápida resposta à questão colocado no entanto peço que tenha em atenção os seguintes factos:

- em dois dias foram consumidos práticamente 200Mb, 100 do tráfego incluído e 90 do pacote adicional

- a minha utilização no dia de ontem foi praticamente com apps de tráfego incluído (Facebook, Whatsapp, Messenger, Instagram)

- não tenho ativada no meu telefone (iPhone) a atualização automática das aplicações

- a única aplicação que poderia causar tal consumo é o email mas no entanto não recebi tal quantidade de email que justifica os quase 200Mb de consumo

- esta situação tem sido recorrente pelo que poderá consultar o histórico de contactos com a linha de apoio a cliente em Abril e Maio, meses em que me devolveram quase 10€ de gastos com pacotes adicionais

- noto que este consumo excessivo geralmente acontece depois de receber a SMS a indicar que tenho 100Mb disponiveis no meu pacote de dados.

Fico a aguardar nova análise da vossa parte.

Sandra Almeida

Anónimo
Não aplicável

Olá @xanninha

Reiteramos a informação anterior, não verificamos qualquer incoerência nos consumos do seu número. A situação que refere de Abril-Maio teve por base um erro identificado com uma aplicação em especifico e que afetou vários Clientes, não sendo este o caso.

A informação anteriormente transmitida, no que respeita à contabilização das aplicações e funcionamento inerente a qualquer smartphone deve ser sempre tida em conta nestas situações.

Paralelamente, garantimos que todas estas situações são reportadas internamente para análise e acompanhamento, na perspectiva de melhorar a qualidade do serviço prestado, reiterando que não foi identificado qualquer erro na contabilização dos seus consumos.

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Caros @Anónimo e @JoãoR_Vodafone,

Afinal eu sempre tinha razão em dizer que estavam a contabilizar erradamente o tráfego.

Queiram ter em atenção estas questões pois já não é a primeira vez e espero que seja a última.

46305682_255342248444359_2128319448090673152_n.jpg

Sandra Almeida

Anónimo
Não aplicável

Olá @xanninha

Cada situação exposta através deste canal, foi exposta internamente de forma a garantir o correto acompanhamento, e em casos justificados procedemos ao presente acerto. 

Obrigado, 
André_Vodafone