Criação
Resposta
Solução
em 01-11-2018 09:45 PM
em 16-11-2018 11:21 AM
Bom dia,
Já há uns meses tinha reportado esta situação pelo Facebook da Yorn e a resposta é sempre a mesma: que há sempre dados a serem gastos em background por outras aplicações e notificações etc...
O problema é que basta perceber um bocadinho do que se está a falar para facilmente desarmar esta resposta. Quando se vê o tráfego no telemóvel e este é basicamente igual ao contabilizado pela MyVodafone, sendo que na grande maioria só se gasta tráfego nas aplicações cujo tráfego supostamente não conta, então é fácil perceber que algo está errado.
Mais, no telemóvel podemos ver o tráfego gasto por aplicação, e no meu caso este mês a grande maior parte dos dados foi gasto exatamente pela aplicação da MyVodafone e pelo Pokemon Go. O tráfego de todas as aplicações restantes não chega a 100Mb e na realidade a Vodafone diz-me que já gastei cerca de 250Mb.
Parece-me que neste caso a Vodafone anda a arrastar o processo sem nada fazer, mesmo quando é claro e fácil de provar com factos que algo está a ser cobrado que não deveria estar.
Posso partilhar com algum moderador os meus dados se acharem conveniente, mas gostava que desta vez a resposta não fosse a mesma que há uns meses:"A questão foi encaminhada e analisada pela área responsável, pelo que caso exista ou tenha existido alguma contabilização incorreta por parte do tarifário Yorn, estará corrigida." Que é como quem diz, não vai acontecer nada e fica tudo na mesma...
Obrigado pela atenção
em 16-11-2018 12:09 PM
Olá @JoaoHonorio,
A contabilização será efetuada corretamente quando utilizada a APN Net2.vodafone.pt, poderá confirmar esta informação através de definições de rede» pontos de acesso.
Pedimos sempre que consulte a informação presente no site Yorn onde está presente a informação referente à possibilidade do tráfego efetuado pelas aplicações poder ser descontado através do plafond genérico de Internet.
Esta situação também ocorre no sentido contrário, uma vez que existem igualmente link's ou páginas/fontes externas que são contabilizadas através do plafond das App's devido ao altíssimo dinamismo do funcionamento das App's.
O encaminhamento que é efetuado internamente, permite à área responsável um acompanhamento continuo do tráfego efetuado pelo cliente, e caso seja verificada alguma anomalia, esta seja corrigida de imediato.
De forma a podermos analisar o estado do processo, pedimos que nos confirme através de mensagem privada, o número de telemóvel, nome completo do titular e morada. Caso o serviço não esteja identificado, confirme-nos PIN/PUK.
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Obrigado,
André_Vodafone
em 12-03-2019 09:21 AM
em 12-03-2019 10:55 AM
Olá @Nuno_M_Martins
Todas as situações que nos são reportadas são sempre encaminhadas para análise. Até ao momento não foi detectada qualquer anomalia na contabilização dos consumos mas continua a existir um acompanhamento a todas estas situações. Se for verificado algum tipo de erro, os nossos Clientes serão informados, o que até ao momento não sucedeu.
Garantimos que a Vodafone trabalha diariamente na melhoria e optimização do serviço prestado mas existem situações que são previamente identificadas e explicadas de forma clara, como poderá verificar nas condições do tarifário e que têm sido referidas neste e noutros tópicos.
Reforçamos a necessidade de ter a apn net2 ativa e configurada no equipamento, algo que é imprescindível para a correta contabilização dos consumos. Nos testes exaustivos que foram feitos, foi detetado consistentemente que os smartphones, mesmo com todas as opções desligadas e apenas uma App com tráfego gratuito aberta se ligam a outros domínios não referentes à App que está a ser utilizada, gerando consumos de dados que não são considerados gratuitos, devido ao altíssimo dinamismo do funcionamento das Apps.
Como indicado nas condições do tarifário: "Apesar de a generalidade do tráfego gerado pelas Apps estar incluído no Yorn X, poderá existir uma fração do tráfego que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores efetuem alterações ou atualizações das suas Apps ou dos serviços que as suportam. Algumas Apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores. Esse tráfego não está incluído, pelo que poderá ser descontado do pacote de MB do tarifário."
Encaminhámos um pedido de análise aos consumos efetuados no seu número e como referido no início da mensagem, caso seja detectada alguma anomalia será informado de imediato.
Obrigado
BrunoC_Vodafone
em 13-05-2019 03:37 PM
em 13-05-2019 04:49 PM
Olá @Pbarbosa34
A consulta dos consumos é feita no My Vodafone, uma vez que os contadores do telemóvel não têm em conta os diferentes plafonds do tarifário. Confirmou se tem a apn net2 ativa?
Nos testes exaustivos que foram feitos, foi detetado consistentemente que os smartphones, mesmo com todas as opções desligadas e apenas uma App com tráfego gratuito aberta se ligam a outros domínios não referentes à App que está a ser utilizada, gerando consumos de dados que não são considerados gratuitos, devido ao altíssimo dinamismo do funcionamento das Apps.
Como indicado nas condições do tarifário: "Apesar de a generalidade do tráfego gerado pelas Apps estar incluído no Yorn X, poderá existir uma fração do tráfego que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores efetuem alterações ou atualizações das suas Apps ou dos serviços que as suportam. Algumas Apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores. Esse tráfego não está incluído, pelo que poderá ser descontado do pacote de MB do tarifário."
Todas as situações que nos são reportadas são sempre encaminhadas para análise e acompanhamento, numa perspectiva de melhoria da qualidade do serviço prestado. Caso seja identificada alguma anomalia, garantimos que a Vodafone procederá à correção.
Obrigado
BrunoC_Vodafone
em 14-05-2019 01:50 AM
em 18-02-2020 12:49 PM
Conseguiram resolver isto? Tenho o mesmo problema há algum tempo e a vodafone não resolve..Agradecia qualquer tipo de ajuda!
em 18-02-2020 01:54 PM
Olá @Filipa1232,
A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento\serviço do Cliente através de Rede.
Para que as Apps tenham o correto funcionamento com o tarifário, deverão ser acedidas com o próprio telemóvel e com a ligação de dados configurada para a APN Net2.
Pedimos que valide se tem o ponto de acesso correto.
Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.
Num equipamento IOS ou Android, mesmo que o canal de Wifi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativados e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do WiFi.
Em outras situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.
Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis de modo a evitar estas situações.
Obrigada,
Rute_Vodafone
em 24-02-2020 11:07 AM
Ola Rute,
Já confirmei varias vezes que tenho a APN certa e o telemovel ja foi reconfigurado varias vezes pelos VOSSOS tecnicos que confirmam que ha um problema e que os dados nao estao a ser bem taxados. Sendo assim, visto que há confirmação da parte dos VOSSOS tecnicos (posso dar os nomes e as lojas), agradecia que me dessem uma resposta a sério e não uma serie de informações inuteis.
Há muita gente a queixar-se deste mesmo problema neste forum. Ainda não há solução???
Obrigado.