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Yorn

Plafond Yorn X 1G esgota estranhamente ao dia 4 Out. (???)

Super Visitante

Exmos Senhores

antes de mais peço desculpa por abrir um novo tópico, mas estar a apresentar e a misturar este assunto no outro post sobre outro tema, não estava muito correto. Pelo facto peço desculpas

Passo então ao “problema”

Um dos meus filhos, cliente Yorn ficou hoje dia 04 de Outubro sem Plafond de net.  (número já identificado por MP)

O que nunca aconteceu.
Reparei nas comunicações (que só consegui ter acesso descarregando um ficheiro de texto) que aparecem três denominações diferentes:
- Tarifa de Internet Móvel
- Serviço de Dados
- Internet no telemóvel
Tendo questionado por estes significados, já fui oportunamente esclarecido pelo BrunoC_Vodafone de que:

 A diferença prende-se unicamente com a APN utilizada em cada acesso, sendo que quando a ligação é estabelecida através da APN net2.vodafone.pt surge a descritivo “Internet no telemóvel “. Quando o acesso é feito através da APN internet.vodafone.pt surge com o destino Serviço de Dados.

 

A informação de  "Tarifa de Internet Móvel " é referente aos acessos efetuados após gastar o plafond do tarifário, com a respetiva cobrança de 1.99€ por cada 100MB adicionais.


E recebi também o reforço de informação dado pelo André_Vodafone, de que:

ao efetuar o consumo através da APN: net2.vodafone.pt o consumo tem em conta as aplicações gratuitas, caso contrário será descontado no plafond genérico. 

Mas...Como devem perceber não somos propriamente tecnicos.
APN a mim nada me diz, lamento...
No entanto o acesso à net é feito da mesma forma.
Então pergunto... Qual o motivo, e segundo a sua explicação, para a APN se alterar?
É que fazemos o acesso sempre da mesma forma...

Resposta tb já entretanto recebida e dada pelo André_Vodafone de que:

A Alteração da APN poderá acontecer quando existem alteração nas aplicações, ou quando é assumida por algum acesso a necessidade de, para entrar no site ou aplicação, alterar a APN. 


Se mudam assim, sem ser opção do cliente (embora eu ache que o que esta configurado não muda, ou não devia mudar) Mas se muda, pq o cliente tem de ser penalizado por isso? E ficar sem plafond?
E vê o seu plafond de internet esgotado ao usar maioritariamente apps ditas por vós gratuitas?
O miudo usa a Yorn e este equipamento faz mais de 2 anos!
As configurações que temos são:
Nome Vodafone net2
APN net2.vodafone.pt
Proxy não definido
Porta não definido
Nome de Utilizador vodafone
Palavra-passe vodafone
Servidor Não definido
MMSC http://mms.vodafone.pt/servlets/mms
Proxy de MMS iproxy.vodafone.pt
Porta MMS 80
MCC 268
MNC 01
Tipo de Autenticação PAP
Tipo APN default,supl,mms,xcap
Protocolo APN IPv4
Protocolo Running APN IPv4

Estão certas as configurações?
E já agora, pq no MY Vodafone onde tenho três números na mesma conta e acompanho todos os consumos dos mesmos....só o numero em causa e ja enviado por MP não consigo consultar os consumos?
É foi o que acabou o plafond....coisa que nunca aconteceu antes

Gostaria de ter acesso aos consumos dos diferentes plafonds, pois como já escrevi nunca aconteceu o pacote de internet acabar ao dia 4 de um mês.

Junto o print de um ficheiro de comunicações que só consegui baixando um ficheiro de texto. Não tendo quanquer acesso aos consumos de cada plafond de net…apps, youtube, etc…

Agredeço antecipadamente toda a vossa atenção e fico a aguardar uma resposta
Muito obrigado
Paulo Vieira

(numero ja enviado por MP ao inicio da tarde)
Junto anexocomunicações.JPG

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8 RESPOSTAS 8
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Antigo Moderador

@Paulo_V

Solicitámos esclarecimentos internamente, assim que possível daremos feedback. 

Obrigado, 
André_Vodafone 

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Antigo Moderador

Olá @Paulo_V

 

Relativamente à questão indicada verificamos dois pontos de acesso relativos ao seu consumo de Internet 


Quando tem um Plano Yorn para usufruir do seu plafond terá que utilizar sempre o APN '' net2.vodafone.pt'' 


Verificamos que os períodos taxados com ''serviço de dados'' são relativos ao uso do APN ''Internet .vodafone.pt''.

 

Deverá ser verificada a configuração do equipamento e caso a dificuldade persista poderá efetuar uma reposição de valores de fábrica. 

 

Informamos que a reposição de valores de fábrica elimina todos os dados do equipamento, devendo desta forma efetuar primeiramente uma cópia de segurança.

Obrigado, 
André_Vodafone

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Super Visitante

Olá @André_Vodafone obrigado pela sua resposta que mereceu a nossa melhor atenção.


@André_Vodafone@  escreveu:

Olá @Paulo_V

 

Relativamente à questão indicada verificamos dois pontos de acesso relativos ao seu consumo de Internet 


Quando tem um Plano Yorn para usufruir do seu plafond terá que utilizar sempre o APN '' net2.vodafone.pt'' 


Verificamos que os períodos taxados com ''serviço de dados'' são relativos ao uso do APN ''Internet .vodafone.pt''.

 

 



Sim, já tinhamos concluido isso na Quinta-Feira passada. 
Se fizer o favor de ler a minha primeira mensagem, está lá essa conclusão depois da primeira explicação do @BrunoC_Vodafone e reforçada pela informação dada na altura por si mesmo @André_Vodafone
Aliás eu proprio meti printe das "comunicações" onde se vê as duas origens diferentes.


@André_Vodafone@  escreveu:

 

 

Deverá ser verificada a configuração do equipamento e caso a dificuldade persista poderá efetuar uma reposição de valores de fábrica. 

 

 




Sim! Também na propria Quinta-Feira (se ler a mensagem acima), vai também confirmar que eu proprio enviei e colei as configurações e na altura também me confirmaram estarem certas as configurações.
Logo se estão certas como mudam as configurações sem intervenção do utilizador????
Pq tem o utillizador de ser penalizado?
A que se deve mudarem? Será por má rede?

Por outro lado não se pode tratar de algumas APPs ligarem por elas proprias à net, pois o serviço de dados está barrado. E o rapaz apenas....e só o liga para aceder às APPs ditas gratuitas. O que pode ocasionar algum trafego extra pacote gratuito, mas não todo!

Hoje foram descontados novamente e estranhamente mais 4€ em pacotes extras de dados, e as configurações continuam as apresentadas acima. (???)

Por outro lado também e reforçando o já dito na Quinta-feira passada , no MyVodafone continuo sem acesso aos consumos individuais de cada plafon APENAS desse número, o que é muito estranho, pois todos os outros números presentes na mesma conta do MyVodafone, dão-me acesso aos plafons individuais....Menos nesse numero que tem feito consumos extras de net sem explicação.
Não deveria a "utilização atual" ser visivel em todos os numeros?
Pq não é visivel desde quinta apenas e só no numero que tenho apresentado estas exposições/reclamações?
(envio prints que o confirmam)

Agradeço a vossa avaliação, pois u nem consigo confirmar se os pacotes gratuitos:
- Se já acabaram
- Se têm sofrido algum desconto
- E se esse desconto é residual ou não. 

Tudo isto é muito estranho e durante anos nunca aconteceu, e a utilização tem sido sempre a mesma, incidindo maioritariamente (como tb devem ter acesso a confirmar) no Instagram.

Como muda as configurações da APN sem ser por opção do utilizador?

Envio novamente as configurações atuais, que são as mesmas de quinta-feira:

As configurações que temos são:
Nome Vodafone net2
APN net2.vodafone.pt
Proxy não definido
Porta não definido
Nome de Utilizador vodafone
Palavra-passe vodafone
Servidor Não definido
MMSC http://mms.vodafone.pt/servlets/mms
Proxy de MMS iproxy.vodafone.pt
Porta MMS 80
MCC 268
MNC 01
Tipo de Autenticação PAP
Tipo APN default,supl,mms,xcap
Protocolo APN IPv4
Protocolo Running APN IPv4

Algo se passa, nas configurações desse número. E não é nas nossas configurações. Se for é nas vossas pois nem no MyVodafone conseguimos ter informação dos consumos faz 5 dias.

Agradeço a vossa avaliação do caso, pois todos os dias estou a pagar pacotes extra de net para navegar em APP ditas gratuitas...e eventualmente (nem sei) ainda temos pacotes gratuitos

Obrigado cumprimentos


vod1.JPGVod 2.JPGVod 3.JPG






 

 

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Antigo Moderador

@Paulo_V

 

Sugerimos a deslocação a uma das lojas Vodafone, uma vez que será necessária a análise às configurações do equipamento. 


Obrigado, 
André_Vodafone 

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Super Visitante

@André_Vodafone

Obrigado pela sua resposta.
Se acha mesmo necessário, Irei levar o equipamento a uma loja (amanhã). 

Não sei é se já esgotarm todas as averiguações...
Ou seja...E quanto ao MyVodafone e aos prints acima?

Qual o motivo para eu na nossa conta MyVodafone (com vários números) não ter acesso apenas aos dados desse número desde quinta?
Curiosamente e precisamente desde o dia em que nos têm sido cobrados dados e pacotes extras?

Estou certo que não será também das configurações do nosso aparelho, será?
Pois se os cobram, devem ter os consumos!

Se o cliente por lei, tem de ter acesso a TODOS os consumos, mais terá de ter aos que lhe causam confusão e saiem do padrão de vários anos de consumo e utilização...
Ainda mais se o cliente já alertou faz 5 dias que está sem acesso a esses consumos.
Qual o motivo conforme prins apresentados em anexo para esses consumos me serem vedados faz 5 dias?
Afinal estou a paga-los, e bem!

Agradeço o vosso esclarecimento, pois entendo que estou a ser penalizado em varios aspetos, entre eles:
- Cobrados pacotes extras que fogem a utilização padrão do cliente.
- Vedados dados de consumo faz 5 dias, que me invalidam de confirmar onde estão a ser descontados dados e de precaver a utilização. Curiosamente e unicamente do número apresentado e precisamente desde que nos são cobrados pacotes de dados extra. 

Ou seja, no dia 4 de Outubro, logo no inicio do mês (nunca acontecido), esgotou-se o plafond de net... iniciaram a cobrança de pacotes extra (já vai em 4) e... Precisamente nessa data, vedaram-nos o acesso aos consumos apenas desse numero.
Muito irregular... 

Se o mostrador de combustivel do meu carro, deixar de mostrar o combustivel existente e o que vou gastando, como posso fazer uma utilização consciente?
Como posso saber a quantas ando?

Deixo as questões...

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Moderador

@Paulo_V

 

Confirmamos a necessidade da verificação do equipamento numa Loja Vodafone com Assistência Técnica de forma a despistar os tipos de acessos efetuados.

 

Relativamente à dificuldade no My Vodafone no número,  pedimos que nos envie os seguintes dados para podermos reportar:

 

  • Data e hora de último acesso
  • Browser usado
  • Versão de browser 

Obrigado

Brunof_Vodafone

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Super Visitante

@BrunoF_Vodafone agradeço a sua resposta.

Ahhhh tem de ser uma loja com assistência tecnica???
Longe... Smiley triste  Smiley triste  Smiley triste ok irei ver...


Quanto aos dados pedidos:
(posso mesmo da-los publicamente)

A ultima hora de acesso, foi como os prints indicam 14:38h hora do primeiro print.
14:40h hora do segundo, e 14:45h hora do terceiro
Hoje mesmo dia 8 de outubro.
MAS  a situação é a mesma desde o dia 4 de Outubro

O Browser usado - Opera

Versão:

36.0.2130.80


Permitam-me relembrar e sem qualquer tipo de piada, que sempre usei este Browser para acesso ao MyVodafone, sem qualquer tipo de problema nem constrangimento.
Permitam-me tb lembrar que o Brower além de funcionar sempre bem, está também a funcionar bem para consulta dos outros dois números da mesma conta Vodafone. Estranho.
Note-se que este acesso à conta Vodafone, não é feita do equipamento do número que temos falado.
É feito de uma "base"  central de onde consulto sempre o MyVodafone e faço o "controlo parental".

Existindo apenas a mensagem de:

Lamentamos
De momento não é possível obter informação sobre a utilização. Por favor, tente mais tarde.

Para um unico número da conta MyVodafone que tem três números.
E mesmo assim da-me o valor do salto, apenas como podem ver no print não permite consultar os consumos, desde quinta-feira.
Curiosamente (faço questão de repetir) no UNICIO número dessa conta que atingiu ...e segundo dizem, gastou o plafond de net, que é também a unica conta que já cobraram vários pacotes de net extra.

Repito que nunca aconteceu antes um pacote de net do tarifario acabar ao dia 4.

Posto isto, e pelos dados apresentados por mim, declino imputar qualquer responsabilidade ao browser ou à sua versão. A não ser que o Browser marginalize apenas um número de uma mesma conta que tem atualmente 3 números.
Curiosamente....Numero esse que vcs t~em cobrado pacotes extras.


Sem querer ser inconveniente, mantenho, que:
Entendo que estou a ser penalizado em varios aspetos, entre eles:
- Cobrados pacotes extras que fogem a utilização padrão do cliente.
- Vedados dados de consumo faz 5 dias, que me invalidam de confirmar onde estão a ser descontados dados e de precaver a utilização. Curiosamente e unicamente do número apresentado e precisamente desde que nos são cobrados pacotes de dados extra. 

Ou seja, no dia 4 de Outubro, logo no inicio do mês (nunca acontecido), esgotou-se o plafond de net... iniciaram a cobrança de pacotes extra (já vai em 4) e... Precisamente nessa data, por algum motivo fiquei sem o acesso aos consumos apenas desse numero.
Muito irregular... 


Aliás... Concluo que:
Ou a Vodafone também não tem acesso aos dados dos plafons e consumos desse número....
Ou não entendo qual o motivo para ainda não mos terem fornecido por esta via...
Se eu digo que não tenho acesso a eles e devido a isso, ainda somos mais prejudicados, impedidos que estarmos de fazer uma apreciação dos consumos para conseguir uma utilização mais conciente e abalizada, no minimo deviam-mos fornecer.

Fico a aguardar uma conclusão vossa sobre o Browser que para mim me parece obvia.
E fico tb a aguardar uma resposta ao impedimento referido relativamente ao MyVodafone

Melhores cumprimentos

Deixo um ultimo desabafo: Nunca antes, tinha apresentado qualquer problema neste forum. Tudo começou faz um mês com a Boia premio da Yorn que nunca chegou.
Por várias vezes diferentes moderadores deste forum afirmaram termos recebido.
E passado 3 meses devido à nossa insistencia em ver o recibo do envio, assumiram que afinal não a tinham enviado e sem uma unica desculpa,
Será que algo parecido vai-se passar com estes consumos de net?
Será que o objetivo é levar o cliente a desistir por saturação?

https://forum.vodafone.pt/t5/Yorn/Prémio-Yorn-Shake/td-p/327651

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Moderador

@Paulo_V

 

Encaminhámos a questão dos contadores à área responsável de forma a ser analisada. Logo que possível daremos um feedback.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

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