Criação
Resposta
Solução
em 23-09-2025 07:45 PM
Assunto:
Exmos. Senhores,
No dia 12 de setembro, às 13h28, finalizei a pré-encomenda de um iPhone 17 Pro Max através da loja online da Vodafone. O estado inicial foi “Aguarda expedição” até ao próprio dia do lançamento oficial. Nada fazia crer falta de stock. Algum tempo depois o artigo ficou indisponível para reserva. Aparentemente tudo está bem.
Na manhã do dia de lançamento oficial (dia 19), o portal de consulta de encomendas passou a indicar “Erro”. Contactei de imediato o call center e foi-me garantido que a encomenda estava regular. Questionei expressamente se tinha equipamento efetivamente atribuído ou se estaria apenas em lista de espera. Foi-me assegurado que havia um equipamento reservado em armazém e, como reforço dessa informação, foi-me fornecido um número interno de remessa (52xxxxxxxx), que, segundo a própria Vodafone, confirmaria essa atribuição.
Contudo, os dias passaram sem qualquer evolução. O portal manteve-se a indicar “Erro”, enquanto no call center constava apenas “em processamento”. Por precaução (excessiva) contatei novamente o call center e foi-me inclusive fornecida uma referência Chronopost (5009xxxxxx), apresentada como código interno de transportadora (atualmente DPD) - com o reforço da mensagem que há um item físico atribuído - é só aguardar o agendamento.
Hoje (dia 23), após novo contacto, fui informado de que no backoffice da Vodafone a encomenda aparecia com estado “Erro” e que, na realidade, está “a aguardar reposição de stock”, com um prazo estimado entre 4 a 6 semanas. Isto depois de estar 30 minutos ao telefone à espera de informações por parte do operador.
Esta sucessão de informações contraditórias levanta inevitavelmente a suspeita de que o equipamento ou desapareceu... ou nunca existiu.
Toda esta informação fornecida sobre números de remessa parece uma forma sofisticada de criar a ilusão de transparência:
Um número de remessa é um código único atribuído a uma expedição de mercadoria ou encomenda.
Funciona como identificador interno dentro do sistema logístico de uma empresa (armazém, operador ou vendedor), para organizar e controlar o envio de bens.
Quando é gerado:
Normalmente é criado no momento em que a encomenda é preparada para expedição no armazém.
Indica que o pedido já entrou no fluxo logístico: a mercadoria foi separada, embalada e registada para envio.
Pode existir antes de a transportadora levantar a encomenda — ou seja, ainda não significa que o produto saiu do armazém, apenas que está registado como pronto a expedir.
Só depois de a transportadora recolher a encomenda é que se gera o número de tracking, que permite ao cliente acompanhar o transporte até à entrega.
Aguardo, por isso, esclarecimento e solução uma vez que a informação prestada até agora se tem revelado suscetível de gerar desconfiança.
Com os melhores cumprimentos,
Solucionado! Ir para a Solução.
em 23-09-2025 08:20 PM
Olá @attambur,
Desde já, pedimos desculpas pela dificuldade sentida na sua compra e entrega do seu equipamento.
Devido à elevada procura de alguns produtos, pode ocorrer falta de stock.
Contudo, para que possamos verificar a informação que consta no nosso sistema, pedimos que nos informe por mensagem privada, o número de conta Vodafone ou Nif do titular, por favor.
Pode enviar uma mensagem privada acedendo ao perfil de um dos nossos moderadores (pode clicar no meu nome), escolhendo a opção “Enviar uma mensagem privada” (lado direito a encarnado). Os nossos moderadores estão identificados por “Username_Vodafone”.
Obrigado,
Jvitor_Vodafone
em 23-09-2025 08:58 PM
"Devido à elevada procura de alguns produtos, pode ocorrer falta de stock." Não foi isso que supostamente aconteceu aqui. Nos contatos que fiz: na sexta dia 19, Sábado dia 20, Segunda dia 22 foi sempre dito que havia um equipamento disponível para a minha encomenda - que não deveria ter qualquer preocupação a esse respeito - oiça as gravações que pedem autorização para "controlo de qualidade". Por alguma razão me facultaram o número de remessa: não fui eu que questionei por quaisquer números internos da logística da Vodafone, foi a Vodafone que proativamente me indicou esse número. E... de repente parece que o "equipamento em armazém, com numero de reserva à espera de ser entregue a uma transportadora,", afinal não existe. Talvez existisse e deixou de existir. "Alguém" não está a dizer a coisa certa aqui. Vão às gravações audio. Têm muitas evidências.
em 23-09-2025 09:31 PM
em 23-09-2025 10:46 PM
Se conseguirem explicar porquê a vodafone em todos os contatos que fiz, disse para estar descansado porque o ao ter um Numero de Remessa atribuído significava que já tinha um equipamento para entregar ao transportador. Não inventei estas explicações. Aconteceu outra coisa qualquer. Admitam, resolvam, sejam claros.
em 23-09-2025 11:03 PM
em 23-09-2025 11:27 PM
Todas as vezes que contactei o call center questionei com a maior clareza possível se o estado “Erro” significava falta de stock ou se eu estava numa situação de falta de stock. A resposta foi sempre que eu não estava na situação de estar à espera de stock. Disseram-me que, tendo um número de remessa associado, o equipamento existia em armazém e que a demora devia-se a questões logísticas com os transportadores. Foi isso que me disseram em todos os contactos (19, 20, 22 e 23 de setembro), exceto no último, em que surgiu a versão de falta de stock.
Há claramente informações contraditórias, imprecisas, que induzem em erro e não permitem tomar decisões informadas. Se a encomenda implica esperar indefinidamente, deveria existir informação para tomar decisões.
Os clientes neste momento não conseguem encomendar iPhones na loja on-line, por uma boa razão: para evitar esta zaragata. Não consigo perceber porque tendo encomendado um equipamento antes de estar "esgotado" na loja on-line fiquei nesta situação. Não é aceitável a forma como o processo está a ser conduzido.
Hoje o atendimento no call center indicou uma situação diferente: que no backoffice aparecia "erro" (a primeira vez que ouvi sobre isso nos vários contatos) e que ía fazer uma ordem de serviço para corrigir o erro senão o processo não avançava. Pedi-lhe que averiguasse comigo em linha o que se passava com esse "erro" no backoffice, Eis que surge então a "má noticia" da falta de stock. Nada disto estava visível nos vários contados anteriores. O que se passou? O equipamento perdeu-se? Ou nunca existiu?
em 26-09-2025 01:48 PM
Recebi hoje, dia 26, a encomenda.
em 26-09-2025 01:53 PM
Agradecemos por informar, @attambur.
Ficamos felizes pela situação estar resolvida. 😊
Estamos disponíveis para qualquer questão adicional.
Obrigada,
Rosa_Vodafone
em 24-09-2025 08:23 AM
É tudo muito estranho e pouco profissional, de longe a pior gestão de pré-vendas que já vi. Aceitaram encomendas, debitaram de imediato o valor das mesmas, mas agora não sabem informar os consumidores quando estes irão receber o produto que pagaram. Não é admissível. Outras lojas, como a Worten, já honraram o primeiro lote de encomendas correspondente às pré-vendas e os consumidores têm o equipamento desde o dia 19,
Estamos a falar de equipamentos com um valor superior a 1000€, e a resposta que têm para dar aos clientes é que tenham paciência, sem darem uma data de entrega concreta. Parece-me ser um caso a analisar pelas autoridades competentes.