cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Encomendas do iPhone 17 Pro Max – Dúvidas sobre transparência

attambur
Visitante
Visitante

Assunto:

Exmos. Senhores,

No dia 12 de setembro, às 13h28, finalizei a pré-encomenda de um iPhone 17 Pro Max através da loja online da Vodafone. O estado inicial foi “Aguarda expedição” até ao próprio dia do lançamento oficial. Nada fazia crer falta de stock. Algum tempo depois o artigo ficou indisponível para reserva. Aparentemente tudo está bem.

Na  manhã do dia de lançamento oficial (dia 19), o portal de consulta de encomendas passou a indicar “Erro”. Contactei de imediato o call center e foi-me garantido que a encomenda estava regular. Questionei expressamente se tinha equipamento efetivamente atribuído ou se estaria apenas em lista de espera. Foi-me assegurado que havia um equipamento reservado em armazém e, como reforço dessa informação, foi-me fornecido um número interno de remessa (52xxxxxxxx), que, segundo a própria Vodafone, confirmaria essa atribuição.

Contudo, os dias passaram sem qualquer evolução. O portal manteve-se a indicar “Erro”, enquanto no call center constava apenas “em processamento”. Por precaução (excessiva) contatei novamente o call center e foi-me inclusive fornecida uma referência Chronopost (5009xxxxxx), apresentada como código interno de transportadora (atualmente DPD) - com o reforço da mensagem que há um item físico atribuído - é só aguardar o agendamento.

Hoje (dia 23), após novo contacto, fui informado de que no backoffice da Vodafone a encomenda aparecia com estado “Erro” e que, na realidade, está “a aguardar reposição de stock”, com um prazo estimado entre 4 a 6 semanas. Isto depois de estar 30 minutos ao telefone à espera de informações por parte do operador. 

Esta sucessão de informações contraditórias levanta inevitavelmente a suspeita de que o equipamento ou desapareceu... ou nunca existiu.

Toda esta informação fornecida sobre números de remessa parece uma forma sofisticada de criar a ilusão de transparência: 

Um número de remessa é um código único atribuído a uma expedição de mercadoria ou encomenda.
Funciona como identificador interno dentro do sistema logístico de uma empresa (armazém, operador ou vendedor), para organizar e controlar o envio de bens.

Quando é gerado:

• Normalmente é criado no momento em que a encomenda é preparada para expedição no armazém.

• Indica que o pedido já entrou no fluxo logístico: a mercadoria foi separada, embalada e registada para envio.

• Pode existir antes de a transportadora levantar a encomenda — ou seja, ainda não significa que o produto saiu do armazém, apenas que está registado como pronto a expedir.

• Só depois de a transportadora recolher a encomenda é que se gera o número de tracking, que permite ao cliente acompanhar o transporte até à entrega.

Aguardo, por isso, esclarecimento e solução uma vez que a informação prestada até agora se tem revelado suscetível de gerar desconfiança.

Com os melhores cumprimentos,

13 RESPOSTAS 13

Jvitor_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @attambur,

Desde já, pedimos desculpas pela dificuldade sentida na sua compra e entrega do seu equipamento.

Devido à elevada procura de alguns produtos, pode ocorrer falta de stock.

Contudo, para que possamos verificar a informação que consta no nosso sistema, pedimos que nos informe por mensagem privada, o número de conta Vodafone ou Nif do titular, por favor.

Pode enviar uma mensagem privada acedendo ao perfil de um dos nossos moderadores (pode clicar no meu nome), escolhendo a opção  “Enviar uma mensagem privada” (lado direito a encarnado). Os nossos moderadores estão identificados por “Username_Vodafone”.

Obrigado,

Jvitor_Vodafone

"Devido à elevada procura de alguns produtos, pode ocorrer falta de stock." Não foi isso que supostamente  aconteceu aqui. Nos contatos que fiz: na sexta dia 19, Sábado dia 20, Segunda dia 22 foi sempre dito que havia um equipamento disponível para a minha encomenda - que não deveria ter qualquer preocupação a esse respeito - oiça as gravações que pedem autorização para "controlo de qualidade". Por alguma razão me facultaram o número de remessa: não fui eu que questionei por quaisquer números internos da logística da Vodafone, foi a Vodafone que proativamente me indicou esse número. E... de repente parece que o "equipamento em armazém, com numero de reserva à espera de ser entregue a uma transportadora,", afinal não existe. Talvez existisse e deixou de existir. "Alguém" não está a dizer a coisa certa aqui. Vão às gravações audio. Têm muitas evidências. 

Olá @attambur 

Estamos inteiramente disponíveis para verificar o estado da sua encomenda.
Respondemos à sua mensagem privada.
Ficamos a aguardar validação de dados pela mesma via.

Obrigado

Prag_Vodafone

Se conseguirem explicar porquê a vodafone em todos os contatos que fiz, disse para estar descansado porque o ao ter um Numero de Remessa atribuído significava que já tinha um equipamento para entregar ao transportador. Não inventei estas explicações. Aconteceu outra coisa qualquer. Admitam, resolvam, sejam claros.

Estou igual .. a Vodafone virou palhaçada .. garantiram em loja que seria entregue no lançamento .. até hoje nem sequer encomenda consigo localizar aparece erro .. e em todo lado que pergunto de apoio dizem q estão sem Stock .. brutal ..

Todas as vezes que contactei o call center questionei com a maior clareza possível se o estado “Erro” significava falta de stock ou se eu estava numa situação de falta de stock. A resposta foi sempre que eu não estava na situação de estar à espera de stock. Disseram-me que, tendo um número de remessa associado, o equipamento existia em armazém e que a demora devia-se a questões logísticas com os transportadores. Foi isso que me disseram em todos os contactos (19, 20, 22 e 23 de setembro), exceto no último, em que surgiu a versão de falta de stock. 
Há claramente informações contraditórias, imprecisas,  que induzem em erro e não permitem tomar decisões informadas. Se a encomenda implica esperar indefinidamente, deveria existir informação para tomar decisões.
Os clientes neste momento não conseguem encomendar iPhones na loja on-line, por uma boa razão: para evitar esta zaragata.  Não consigo perceber porque tendo encomendado um equipamento antes de estar "esgotado" na loja on-line fiquei nesta situação.  Não é aceitável a forma como o processo está a ser conduzido.
Hoje o atendimento no call center indicou uma situação diferente: que no backoffice aparecia "erro" (a primeira vez que ouvi sobre isso nos vários contatos) e que ía fazer uma ordem de serviço para corrigir o erro senão o processo não avançava. Pedi-lhe que averiguasse comigo em linha o que se passava com esse "erro" no backoffice, Eis que surge então a "má noticia" da falta de stock. Nada disto estava visível nos vários contados anteriores. O que se passou? O equipamento perdeu-se? Ou nunca existiu?

Recebi hoje, dia 26, a encomenda. 

Agradecemos por informar, @attambur.
Ficamos felizes pela situação estar resolvida. 😊

Estamos disponíveis para qualquer questão adicional.
Obrigada,
Rosa_Vodafone

danfbv
Visitante
Visitante

É tudo muito estranho e pouco profissional, de longe a pior gestão de pré-vendas que já vi. Aceitaram encomendas, debitaram de imediato o valor das mesmas, mas agora não sabem informar os consumidores quando estes irão receber o produto que pagaram.  Não é admissível. Outras lojas, como a Worten, já honraram o primeiro lote de encomendas correspondente às pré-vendas e os consumidores têm o equipamento desde o dia 19,

Estamos a falar de equipamentos com um valor superior a 1000€, e a resposta que têm para dar aos clientes é que tenham paciência, sem darem uma data de entrega concreta. Parece-me ser um caso a analisar pelas autoridades competentes.