cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Problemas de ligação com dispositivo IoT (Shelly 1 PLUS)

miguelvau
Visitante
Visitante

Exmos. Senhores,

Venho por este meio solicitar apoio técnico especializado relativamente a um problema de ligação à internet que está a afetar um dispositivo de automação doméstica na minha rede local.

Contexto e situação atual:

Tenho instalado um dispositivo Shelly 1 Plus, ligado por Wi-Fi ao router Vodafone – Huawei HG8247Q.
Este dispositivo liga-se à cloud da Shelly usando uma ligação segura persistente (WebSocket Secure – WSS) na porta 6022, para comunicar com os servidores shelly-105-eu.shelly.cloud.

Comportamento anómalo detetado:

• O dispositivo estabelece ligação à cloud com sucesso, mas passados 90 segundos a ligação é encerrada, apresentando o erro "Connection error: -13".

• Imediatamente a seguir, tenta nova ligação, liga-se e o ciclo repete-se indefinidamente.

• Este comportamento é constante e previsível, com ciclos de 90 segundos de ligação/desligação.

Testes realizados (a pedido da equipa de suporte da Shelly

A própria equipa técnica da Shelly solicitou uma série de testes para despistar a possibilidade de problema no dispositivo. Todos os testes abaixo foram realizados conforme essas orientações:

1. Testei com IP estático, IPv6 desativado, e sinal Wi-Fi forte
     Mesmo comportamento – não é um problema de sinal ou configuração IP.

2. Configurei com DMZ no router Huawei (192.168.1.69)  IP local do Shelly
     Mesmo comportamento – firewall e NAT do router não são a causa.

3. Ligação do mesmo aparelho Shelly 1 Plus através de um HOTSPOT MÓVEL 
     Ligação estável à cloud, sem quebras – o problema desaparece.
  4. Questionei o porquê de outros dispositivos (ex: câmara IP ) na mesma rede não apresentam o problema
     Porque usam protocolos diferentes (ex: HTTPS, UDP) com tráfego constante.

Excerto do LOG captado pelo equipamento Shelly 1 Plus (prova do comportamento cíclico):

miguelvau_2-1757682302495.png

Conclusões técnicas:

• O dispositivo funciona corretamente com um HOTSPOT MÓVEL ou qualquer outra rede, exceto com o router /rede Vodafone que tenho instalada em casa.

• A porta 6022 está acessível, já que a ligação é estabelecida.

• O comportamento a cada 90 segundos indica claramente um timeout de sessão TCP/WSS ativo na rede da Vodafone, provavelmente ao nível do router ou da infraestrutura da operadora.

• A DMZ elimina a firewall e NAT da equação, reforçando que a ligação está a ser encerrada pela rede ou políticas da operadora, não por regras locais.

O que solicito à Vodafone:

1. Verificação técnica para confirmar se existe:

• Algum timeout de ligações TCP/WSS (porta 6022);

• Alguma função de segurança, controlo de sessões ou inspeção de tráfego (DPI) que esteja a interferir com ligações seguras de longa duração com pouco tráfego.

2. Ajuste das políticas de timeout/sessões, para permitir a utilização deste tipo de ligação IoT.

3. Em alternativa, orientação técnica sobre como contornar este bloqueio com equipamentos ou configurações compatíveis com o serviço da Vodafone.

Agradeço desde já toda a atenção e disponibilidade para ajudar a resolver este problema, que neste momento compromete o funcionamento de um equipamento ligado ao automatismo da minha casa, essencial para a minha rotina diária.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Vau

2 RESPOSTAS 2

Brunna_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @miguelvau, boa tarde.
Para ajudarmos com a questão da internet fixa, será necessário reportar para análise da equipa técnica. Para isso, sugerimos que reporte ao suporte técnico através do chat TOBi:
1. Introduza o número de telefone do seu serviço fixo ou NIF do titular.
2. Escreva "Dificuldade Fixo" e siga as instruções.
Se não ficar resolvido, insira o seu número de contacto no final da interação para que o Suporte Técnico lhe ligue de imediato.
Como alternativa, pode contactar o Suporte Técnico através dos números 911 691 300 ou 16 9 13 (sujeito a tarifação).

Se preferir continuar o auxílio pelo fórum em horário útil, caso esteja próximo dos equipamentos, pedimos que envie uma mensagem clicando no meu perfil e selecionando "Enviar uma mensagem privada" com o seu NIF ou número de conta Vodafone. 

Obrigada,
Brunna_Vodafone

enviei MP. Vi um caso semelhante aqui no forum e conseguiram resolver via forum - suporte técnico. Não é algo que o TOBI possa ajudar