cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Problemas de ligação com dispositivo IoT (Shelly 1 Mini Gen3)

gustavodmsf
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Exmos. Senhores,

Venho por este meio solicitar apoio técnico especializado relativamente a um problema de ligação à internet que está a afetar um dispositivo de automação doméstica na minha rede local.

Contexto e situação atual:

Tenho instalado um dispositivo Shelly 1 Mini Gen3, ligado por Wi-Fi ao router Vodafone – Huawei HS8247W.
Este dispositivo liga-se à cloud da Shelly usando uma ligação segura persistente (WebSocket Secure – WSS) na porta 6022, para comunicar com os servidores shelly-105-eu.shelly.cloud.

Comportamento anómalo detetado:

• O dispositivo estabelece ligação à cloud com sucesso, mas passados 90 segundos a ligação é encerrada, apresentando o erro "Connection error: -13".

• Imediatamente a seguir, tenta nova ligação, liga-se e o ciclo repete-se indefinidamente.

• Este comportamento é constante e previsível, com ciclos de 90 segundos de ligação/desligação.

Testes realizados (a pedido da equipa de suporte da Shelly😞

A própria equipa técnica da Shelly solicitou uma série de testes para despistar a possibilidade de problema no dispositivo. Todos os testes abaixo foram realizados conforme essas orientações:

1. Testei com IP estático, IPv6 desativado, e sinal Wi-Fi forte
     Mesmo comportamento – não é um problema de sinal ou configuração IP.

2. Configurei com DMZ no router Huawei (192.168.1.150)  IP local do Shelly
     Mesmo comportamento – firewall e NAT do router não são a causa.

3. Ligação do mesmo aparelho Shelly 1 Mini Gen3 através de um HOTSPOT MÓVEL 
    Ligação estável à cloud, sem quebras – o problema desaparece.
  4. Questionei o porquê de outros dispositivos (ex: câmara IP ) na mesma rede não apresentam o problema
     Porque usam protocolos diferentes (ex: HTTPS, UDP) com tráfego constante.

Excerto do LOG captado pelo equipamento Shelly 1 Mini (prova do comportamento cíclico):

log.png

Conclusões técnicas:

• O dispositivo funciona corretamente com um HOTSPOT MÓVEL ou qualquer outra rede, exceto com o router /rede Vodafone que tenho instalada em casa.

• A porta 6022 está acessível, já que a ligação é estabelecida.

• O comportamento a cada 90 segundos indica claramente um timeout de sessão TCP/WSS ativo na rede da Vodafone, provavelmente ao nível do router ou da infraestrutura da operadora.

• A DMZ elimina a firewall e NAT da equação, reforçando que a ligação está a ser encerrada pela rede ou políticas da operadora, não por regras locais.

O que solicito à Vodafone:

1. Verificação técnica para confirmar se existe:

• Algum timeout de ligações TCP/WSS (porta 6022);

• Alguma função de segurança, controlo de sessões ou inspeção de tráfego (DPI) que esteja a interferir com ligações seguras de longa duração com pouco tráfego.

2. Ajuste temporário ou permanente das políticas de timeout/sessões, para permitir a utilização deste tipo de ligação IoT.

3. Em alternativa, orientação técnica sobre como contornar este bloqueio com equipamentos ou configurações compatíveis com o serviço da Vodafone.

Agradeço desde já toda a atenção e disponibilidade para ajudar a resolver este problema, que neste momento compromete o funcionamento de um equipamento ligado ao automatismo da minha casa, essencial para a minha rotina diária.

Com os melhores cumprimentos,
Gustavo Fernandes

6 RESPOSTAS 6

Prag_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @gustavodmsf 

Vamos encaminhar a questão internamente.
Contudo, não conseguiremos garantir o suporte por esta via, uma vez que o equipamento não é Vodafone.
Para uma resolução mais célere, poderá ligar para o 16913 ou 911 691 300 (taxação à tarifa rede móvel Vodafone) todos os dias das 07h às 02h.

Ou enviar um email para o nosso formulário, aqui (TV, Net e Voz » Suporte Técnico).

Obrigado

Prag_Vodafone

Boa tarde,

O equipamento não é Vodafone mas é um equipamento de lot (de ligação à internet) como tantos outros e parece-me evidente que a causa do seu mau funcionamento ou é do router ou políticas da operadora.

Cumprimentos,
Gustavo

Olá @gustavodmsf 

Indique-nos por favor por mensagem privada o seu número de conta Vodafone.

Para enviar mensagem privada, basta aceder ao perfil de um dos moderadores (pode clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem privada" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".

Obrigado

Prag_Vodafone

Boa tarde,

Já enviei mensagem privada com o meu nº de conta Vodafone.

Atenciosamente,
gustavodmsf 

gustavodmsf
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Quero agradecer publicamente à equipa da Vodafone pela resolução deste problema.

Após vários testes (incluindo sugestões da equipa de suporte da Shelly), confirmei que o meu dispositivo Shelly 1 Mini Gen3 perdia a ligação à cloud a cada 90 segundos, de forma cíclica e previsível.

Foi aberto um pedido de suporte técnico aqui no fórum e, felizmente, a Vodafone resolveu remotamente o problema no meu router Huawei HS8247W, de forma eficaz e profissional.

A ligação à cloud está agora estável e o dispositivo funciona normalmente.

Obrigado à equipa do fórum e ao suporte técnico da Vodafone pela atenção e prontidão na resolução.

Cumprimentos,
Gustavo

Olá @gustavodmsf,

Agradecemos imenso o seu feedback e ficamos felizes em saber que a dificuldade foi ultrapassada.

Qualquer questão ou informação adicional, não hesite em contactar-nos.

Desejamos-lhe uma boa noite e um bom fim de semana!

Obrigado,

Jvitor_Vodafone