Criação
Resposta
Solução
em 07-05-2025 02:19 PM
Ola, tive intem uma chamada de um numero que nao conheco dizendo que tinha uma chamada do meu numero (eu nunca liguei para aquele numero era uma senhora) hoje outra situacao igual (um homem).
Ha risco de terem clonado o numero ou e fishing ou outra? o que devo fazer?
obrigado
Solucionado! Ir para a Solução.
em 27-10-2025 10:52 AM
Vim a este fórum não porque estão a usar o meu número, mas sim porque recebo imensas chamadas SPAM e quando ligo de volta atende-me pessoas completamente normais que não me ligaram de volta sequer.
Acho impressionante como é algo tão fácil de fazer. Usar um numero que não é meu para efetuar chamadas. Acho isto uma falha gravíssima! Com implicações graves, não só como o uso destes métodos levam a finalidades ilegais.
Isto era o mesmo que do nada pudessemos entrar em contas "facebook"/"instagram" ou emails de qualquer pessoa que queiramos. e o pior é existir uma falha dessas e demorarem ANOS e ANOS a agir.
Esta falta de resolução de um problema gravíssimo parece-me tão estranha ao ponto de ver que ninguém está a querer saber de o resolver. Parece que não se importam que isto exista.
Pior é que isto está cada vez pior. Qualquer dia até uma criança consegue descarregar uma app que simula um numero telefone á escolha e liga á pessoa, trolando um "Amigo". Ninguém está a fazer nada em relação a isto. está a chegar a um ponto que eu já não atendo nenhum número desconhecido. Já não dá para confiar em nenhum numero.
Parece que estamos a voltar atrás, sistemas que antigamente funcionavam sem problemas nenhuns agora não funcionam, quando supostamente estamos sempre em constante evolução.
Isto a meu ver seria algo que iria ser tratado de forma imediata e duraria no máximo semanas. E não isto que está a acontecer. As operadoras estão a deixar isto fazer parte do quotidiano normal dos sistemas.
em 27-10-2025 11:58 AM
Olá @alexandremix, bom dia.
Compreendemos o impacto que estas chamadas indesejadas podem ter no seu dia a dia. A prática que descreve, conhecida como spoofing, consiste na utilização indevida de números legítimos para realizar chamadas, sem que o verdadeiro titular tenha qualquer envolvimento. Infelizmente, trata-se de uma técnica externa às operadoras, que afeta clientes de diferentes redes a nível global.
Na Vodafone, levamos estas situações com seriedade e temos vindo a reforçar medidas de proteção. Embora não seja possível impedir totalmente este tipo de chamadas, deixámos anteriormente um conjunto de recomendações que ajudam a lidar com estas situações. Se considerar necessário, podemos também proceder à alteração do número, mantendo todos os seus serviços ativos.
Estamos aqui para ajudar e disponíveis para acompanhar o seu caso com toda a atenção. Se desejar avançar com alguma das opções, envie-nos os seus dados de cliente (NIF, número da conta ou do serviço) por mensagem privada.
Obrigada,
Brunna_Vodafone