cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

ligaram a dizer que tinham uma chamada do meu numero e eu nunca liguei para o numero em causa (2x)

Rnp
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Ola, tive intem uma chamada de um numero que nao conheco dizendo que tinha uma chamada do meu numero (eu nunca liguei para aquele numero era uma senhora) hoje outra situacao igual (um homem).

Ha risco de terem clonado o numero ou e fishing ou outra? o que devo fazer?

obrigado

9 RESPOSTAS 9

Brunna_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Rnp,
Deixamos um conjunto de recomendações, de modo a ajudar a lidar com a situação de chamadas realizadas pelo seu número das quais não reconhece: 
1. Não responda a mensagens ou atenda chamadas se desconhecer o remetente.
2. Não entre em diálogo, caso se trate de uma chamada incomodativa.
3. Programe um reencaminhamento grátis para o Voice Mail, para as chamadas recusadas por si, quando não conhecer o número. Se desejar, podemos ajudar neste processo. 
4. Ligue para o apoio ao cliente 16912 e ative a confidencialidade do seu número na lista telefónica Vodafone.
5. Caso exista, remova a mensagem personalizada do Voice Mail.
6. Bloqueie o contacto diretamente no seu equipamento. 
7. Apresente queixa nas autoridades (PSP, GNR ou DIAP) para investigação.
Caso considere estas medidas insuficientes, podemos efetuar a alteração do número de telefone para um número aleatório. Desta forma, mantém todos os seus serviços Vodafone (tarifário, saldo, etc), mas com um número novo. Para isso, envie-nos os seus dados de cliente (NIF, número da conta ou do telemóvel) por mensagem privada.
Ficamos à disposição.
Obrigada,
Brunna_Vodafone 

Rnp
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde vou seguir as recomendacoes. Nao ha risco de ser numero clonado? apenas uma tentativa de iniciar conversa e obter dados?

Para que seja investigada a possibilidade de clonagem, será necessário apresentar queixa às autoridades (PSP, GNR ou DIAP), @Rnp.
Permanecemos à disposição.
Obrigada,
Brunna_Vodafone

Exmos. Senhores,

recebi um email vosso a indicar que sou vítima de spoofing, uma prática que tem causado sérios inconvenientes e preocupações em relação à segurança e à privacidade do meu número de telemóvel.

Algumas pessoas têm me contactado a informar que o meu número de telemóvel tentou entrar em contacto com elas, algo que eu não fiz. Este tipo de situação tem ocorrido repetidamente e, ao entrar em contacto com o atendimento da Vodafone através do número 16912, fui informado de que nada pode ser feito para resolver a situação. Esta resposta é completamente inaceitável, uma vez que, como operadora, a Vodafone tem a responsabilidade de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados dos seus clientes.

Além disso, já me desloquei às autoridades competentes para reportar o caso, e, apesar de a queixa poder ser registada, a Polícia informou-me de que é obrigação da operadora garantir que este tipo de incidentes não ocorram. Fico preocupado que, no futuro, o meu número de telemóvel seja erroneamente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, sem que eu tenha realizado qualquer contacto indevido, prejudicando a minha imagem e comunicação.

Gostaria, assim, de solicitar uma resposta urgente e uma ação concreta da parte da Vodafone para resolver esta situação, garantindo a segurança e privacidade do meu número de telemóvel, bem como medidas preventivas para evitar que novos casos de spoofing ocorram no futuro.

Aguardo a vossa resposta e solução para este grave problema.

Melhores cumprimentos,

Olá, @Rnp.

Compreendemos a sua questão quanto as chamadas realizadas pelo seu número das quais não reconhece. Reiteramos as recomendações fornecidas anteriormente e pedimos, por favor, que nos envie os seus dados de cliente (NIF ou número da conta) por mensagem privada, para podermos analisar o seu serviço.

Obrigada,
Brunna_Vodafone

cecilia86
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde 

Aconteceu-me exatamente o mesmo hoje e há umas semanas atrás. Na altura desvalorizei. 

Ao ligar para a Vodafone, por 2x, referiram que a única coisa que podiam fazer era trocar de número.

Confirmam esta informação?

Olá, @cecilia86,

Trocar o seu número é a única alternativa que temos sem que haja uma participação às autoridades. Sugerimos que siga o conjunto de recomendações que deixámos na mensagem anterior.

Caso pretenda efetuar a alteração do seu número, envie-nos os seus dados de cliente (NIF, número da conta ou do telemóvel) por mensagem privada. Para enviar, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".

Estamos sempre à disposição para ajudar.

Obrigada,

Flávia_Vodafone

alexandremix
Visitante Junior
Visitante Junior

Vim a este fórum não porque estão a usar o meu número, mas sim porque recebo imensas chamadas SPAM e quando ligo de volta atende-me pessoas completamente normais que não me ligaram de volta sequer. 

Acho impressionante como é algo tão fácil de fazer.  Usar um numero que não é meu para efetuar chamadas. Acho isto uma falha gravíssima! Com implicações graves, não só como o uso destes métodos levam a finalidades ilegais. 

Isto era o mesmo que do nada pudessemos entrar em contas "facebook"/"instagram" ou emails de qualquer pessoa que queiramos. e o pior é existir uma falha dessas e demorarem ANOS e ANOS a agir. 

Esta falta de resolução de um problema gravíssimo parece-me tão estranha ao ponto de ver que ninguém está a querer saber de o resolver. Parece que não se importam que isto exista. 

Pior é que isto está cada vez pior. Qualquer dia até uma criança consegue descarregar uma app que simula um numero telefone á escolha e liga á pessoa, trolando um "Amigo". Ninguém está a fazer nada em relação a isto. está a chegar a um ponto que eu já não atendo nenhum número desconhecido. Já não dá para confiar em nenhum numero. 

Parece que estamos a voltar atrás, sistemas que antigamente funcionavam sem problemas nenhuns agora não funcionam, quando supostamente estamos sempre em constante evolução. 

Isto a meu ver seria algo que iria ser tratado de forma imediata e duraria no máximo semanas. E não isto que está a acontecer. As operadoras estão a deixar isto fazer parte do quotidiano normal dos sistemas.

Olá @alexandremix, bom dia.
Compreendemos o impacto que estas chamadas indesejadas podem ter no seu dia a dia. A prática que descreve, conhecida como spoofing, consiste na utilização indevida de números legítimos para realizar chamadas, sem que o verdadeiro titular tenha qualquer envolvimento. Infelizmente, trata-se de uma técnica externa às operadoras, que afeta clientes de diferentes redes a nível global.
Na Vodafone, levamos estas situações com seriedade e temos vindo a reforçar medidas de proteção. Embora não seja possível impedir totalmente este tipo de chamadas, deixámos anteriormente um conjunto de recomendações que ajudam a lidar com estas situações. Se considerar necessário, podemos também proceder à alteração do número, mantendo todos os seus serviços ativos.
Estamos aqui para ajudar e disponíveis para acompanhar o seu caso com toda a atenção. Se desejar avançar com alguma das opções, envie-nos os seus dados de cliente (NIF, número da conta ou do serviço) por mensagem privada.
Obrigada,
Brunna_Vodafone