cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Smart Router 2.0 limita a velocidade por cabo a 100Mbps

TomasTome
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde. Sou cliente Vodafone desde Janeiro e só agora me deparo com este problema.

O meu Smart Router 2.0 limita a velocidade da internet por cabo a 100Mbps (eu tenho 500/100Mbps no contrato). Isto só acontece por cabo, já que por wifi, se pousar o portátil ao lado do router, chega até aos 510/100Mbps.

 

Já estive a pesquisar um pouco e parece que outras pessoas que tiveram este problema tiveram de substituir o cabo, e penso que esse seja também o meu problema, no entanto, não faria sentido nenhum ser o cabo porque o meu cabo é Ethernet Cat.6, que pode suportar até 10Gbps de velocidade. 

 

Já experimentei todas as 4 portas do router, e em todas acontece a mesma situação. Também não é a placa de rede do meu portátil, visto que é Gigabyte (aqui está uma print screen a comprovar o mesmo https://prnt.sc/s2deb2 ).

 

O meu pai trouxe um extensor rete com porta ethernet para experimentar-mos o cabo e chegou a 160Mbps, pelo que a única explicação lógica é que por alguma razão o Smart Router 2.0 não funciona bem com cabos Ethernet Cat.6. 

 

Assim sendo, sou obrigado a comprar outro cabo por causa do router? Alguém tem alguma ideia qual poderá ser o problema? Será que está alguma coisa mal configurada no router? Esta última opção não acredito muito que seja visto que mexi apenas uma vez nas definições do router para ativar 5GHz e logo a seguir voltei a dar reset para as definições de fábrica, mas nunca se sabe, portanto não a descarto.

 

Obrigado pela atenção, os melhores cumprimentos.

7 RESPOSTAS 7

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @TomasTome,

 

Para verificar a situação, torna-se necessário o contacto para o Suporte Técnico 16913 ou gratuitamente através do My Vodafone caso tenha um número móvel Vodafone. 

 

Pode ainda verificar como neste vídeo

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Obrigado pela resposta, vou tentar entrar em contacto com o suporte se não encontrar solução brevemente. Só quis expor aqui o problema porque pode ser um qualquer lapso meu pelo qual não vale a pena fazer um técnico deslocar-se até minha casa, até pelos tempos difíceis que se vivem de momento. Obrigado!

Pjac803
Super Contribuinte
Super Contribuinte

O problema não é do cabo o meu é cat6 e dá 1Gbps o cabo é que poderá não estar bom o que já me aconteceu mas experimente com outro e tiras as dúvidas. Ou então faz isto vais ao Painel de control- Centro de rede e partilha depois ethernet e clicas para veres quanto Dá. Deve aparecer algo como isto imagem para veres.

Captura de Ecrã (34).png

Obrigado pela dica! Fiz como disse, aqui está a printscreen quando o meu cabo (Cat.6) está ligado ao router diretamente: https://prnt.sc/s2iczi . Claramente apresenta apenas 100Mbps de velocidade. No entanto, experimentei logo a seguir ligar o mesmo cabo ao extensor de rede que tenho e repetir o procedimento, e desta vez deu-me isto: https://prnt.sc/s2if6g . 1.0Gbps de velocidade, pelo que penso que podemos concluir que ou o router tem algum defeito nas portas, ou está, de alguma maneira, mal configurado.

 

Tomei também a liberdade de experimentar cabos Cat.5, Cat.5e, Cat.6 (outros para verificar se o meu não estava estragado) e Cat.6a, e tiveram todos o mesmo comportamento: velocidade restringida a 100Mbps quando ligados ao router diretamenet, e 230Mbps quando ligados ao extensor de rede que tenho ao pé do quarto.

Pjac803
Super Contribuinte
Super Contribuinte

Bom dia mas ai há algo que não está bem o que chama extensor será possivelmente um repetidor de sinal e se ai lhe dá os 1.0Gbps também deveria dar no router. Também tenho um router desses e não tenho problemas. Faça reset ao router na página do mesmo e veja se resolveu, o acesso á mesma está na parte de trás o utilzador e a pass onde poderá também ver as portas e qual velocidade que apresentam.

@Pjac803 Tentei agora mesmo fazer reset das duas maneiras, tanto na página do router online como manualmente no botão de reset do router, continua igual. Fui ver as portas Ethernet à página do online e de facto aparecem todas restringidas a 100Mbps como pode ver aqui: https://prnt.sc/s2opp4

 

Até comecei a pensar que se calhar este não era o Smart Router 2.0, mas fui buscar a caixa e o manual e de facto é mesmo o Smart Router 2.0, modelo GPON HS8247W.

 

As ligações nas portas 4, 3, e 2 são, respetivamente, Box, TV, e o meu portátil. Não faço ideia se a box e a TV suportam conexões de 1GB, portanto aí nada a apontar, agora, o meu portátil como já mostrei em cima tem uma placa de rede GbE, (Gigabit Ethernet) que suporta 1GB de Ethernet. Pelo andar da carruagem parece-me que as portas do router podem mesmo ter um qualquer defeito ou algo do género.

Pjac803
Super Contribuinte
Super Contribuinte

Sim realmente tem razão e esse router deve ter algum problema porque o meu é igual e não tem problema algum.

Captura de Ecrã (35).png