cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Router HG8247B7-8N - porta 4 de 2.5Gbps só dá 100Mbps

Joeman
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Boa tarde, 

Não sei qual o motivo, mas a porta 4 de 2.5Gbps só dá 100Mbps!!!!

Trocando o cabo para a porta 3 obtenho cerca de 940Mbps /420Mbps, mas na porta 4 só obtenho cerca de 98Mbps/96Mbps!!!

O que preciso de fazer para obter pelo menos a velocidade de 1Gbps/400Mbps...

 Cumprimentos

José Custódio

11 RESPOSTAS 11

Brunna_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Joeman, boa tarde.
Compreendemos a sua dificuldade com o velocidade da internet fixa. Por favor, desligue todos os equipamentos da energia e reinicie de forma sequencial: primeiro o Router, de seguida a Box e realize um novo teste.
 

Se a dificuldade persistir, devido à complexidade de alguns processos, aqui no Fórum não conseguimos ajudar com questões técnicas. Será necessário que uma equipa especializada realize testes de rede e equipamento. Para isso, sugerimos que reporte ao suporte técnico através do chat TOBi:
1. Introduza o número de telefone do seu serviço fixo ou NIF do titular.
2. Escreva "Dificuldade Fixo" e siga as instruções.
Se não ficar resolvido, insira o seu número de contacto no final da interação para que o Suporte Técnico lhe ligue de imediato.


Como alternativa, pode contactar o Suporte Técnico através dos números 911 691 300 ou 16 9 13 (sujeito a tarifação).


Esperamos que a sua dificuldade fique resolvida com brevidade.


Obrigada,
Brunna_Vodafone

Boa tarde,

O problema ainda não teve resolução.

Estive em contato com o "Tobi", que escalou para um técnico.

O técnico contatou-me e realizamos vários testes;

- Reset de fábrica ao router,

- Ligar diretamente a um PC com porta de 2.5Gb, situação muito estranha porque a ligação não levanta quando ligado ao PC.

- Trocando na porta no router da porta 4 para outra porta, o cabo que está ligado ao PC, a ligação levanta imediatamente com a ligação a 1.0Gb.

- Ligando o cabo na porta 4 do router e o switch de 2.5 Gb a ligação levanta a 100Mb!!!

O problema foi escalado internamente e vou ser novamente contatado.

Cumprimentos

José Custódio

Olá @Joeman,

 

Agradecemos o seu feedback.

 

Receberá um contacto da equipa responsável com novos despistes e um novo feedback o mais breve possível.

 

Agradecemos a sua disponibilidade para aguardar.

 

Obrigado,

Jvitor_Vodafone

Boa tarde,

Já fui contatado por um técnico, conforme acordado.

Foram efetuados testes, liguei e desliguei e troquei de porta os cabos várias vezes, até aparece a ligação a 2.5Gb.

Mas embora conseguíssemos efetuar a ligação a 2.5Gb, a velocidade testada é inferior à que se obtém numa porta de 1Gb!!!!

O técnico achou que seria um problema com os terminais do cabo, pelo que substitui o terminal que liga no router, mas se não der um jeito ao conectar o cabo a ligação fica pelos 100Mb, só tentando conectar várias vezes é que se consegue obter os 2.5Gb, só pode ser mau contato na porta 4...

Obter velocidade superiores nas portas de 1Gb, é muito estranho, em minha opinião tudo aponta para que a porta 4 esteja com defeito, seja ele qual for...

Não sei como obter melhor rendimento na porta 4???

Cumprimentos

José Custódio

Olá @Joeman

 

De acordo com os testes realizados, a equipa técnica não identificou qualquer dificuldade com o router.

 

A origem da dificuldade poderá estar relacionada com o cabo de rede ou com o switch, conforme indicado pela equipa técnica.

 

Obrigada, 

Barb_Vodafone 

Joeman
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Boa tarde,

Como se desculparam com os cabos, apostei em cablagem nova CAT7 com terminais cravados de fábrica.

PC com MB ROG STRIX Z790-E Gaming... será que me vão dizer que é incompatível com o router!!!!

ROG STRIX Z790-E GAMING WIFI II | ROG Strix | Gaming motherboards|ROG - Republic of Gamers|ROG Globa...

Testes;

- ligação porta 4 de 2.5Gb -> switch de 2.5Gb -> PC - lan 2.5 Gb --- 877 Mb  dwn - 420 Mb up,

- ligação porta 4 de 2.5Gb -> PC - lan 2.5 Gb --- 895 Mb  dwn - 421 Mb up,

- ligação porta 3 de 1.0Gb -> switch de 2.5Gb -> PC - lan 2.5 Gb --- 946 Mb  dwn - 421 Mb up.

Agora digam-me que a porta de 2.5Gb está a funcionar corretamente e que os cabos, switch e PC são o problema.

A porta de 2.5Gb com velocidade inferior à porta de 1.0Gb, isso sim é um problema que não se espera do router!!!!

Mandem cá um técnico e ele que verifique com ligação direta ao router a velocidade de cada porta, depois façam comentários sobre o resto do meu equipamento...

Eu substitui os cabos de rede, mas o router é uma responsabilidade vossa.

Aguardo resolução.

Cumprimentos

José Custódio

Olá @Joeman 

 

Para que possamos verificar a questão será necessário novo contacto com a equipa técnica,
Pedimos que aceda ao Chat Tobi, seguindo os passos abaixo indicados:
 

- Aceda a https://tobi.vodafone.pt;

- Introduza o seu número de telefone;

- Escreva: Dificuldades Fixo;

- Valide o seu número de informação fiscal (NIF) e código postal;

- Selecione a sua morada;

- Escolha a dificuldade através das opções indicadas pelo TOBi. 

 

Caso a situação não fique resolvida no final da interação com o nosso assistente automático, o Apoio Técnico irá ligar-lhe de imediato de forma gratuita e prioritária. 

 

Agradecemos a sua compreensão. 

Obrigado

Prag_Vodafone

Joeman
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Boa noite,

Após contato com o "Tobi", falei com dois técnicos, sem qualquer resultado...

Segundo o técnico, como a velocidade da porta de 2.5Gb, mesmo sendo inferior à porta de 1Gb, está dentro da velocidade garantida, seja ela qual for, onde está essa informação no contrato???

Onde nos contratos podemos verificar a dita velocidade garantida????

O equipamento tem a porta 4 a funcionar mal, mas a Vodafone não considera a redução de velocidade uma anomalia e recusa-se a corrigir o problema!!!!

Ou seja o cliente se quiser aproveitar a velocidade normal dos equipamentos de 1Gb terá de ignorar a avaria na porta 4, coitados dos clientes que contratam maior velocidade e depois apanham este balde de água fria...

Fico a aguardar que me digam no contrato, qual é a alínea com a velocidade máxima garantida, e não me venham com a treta dos overheads, ou então alterem a publicidade e informem que é 1Gb de velocidade BRUTA à qual são deduzidos os overheads do router... qual a velocidade "liquida" garantida???

Possivelmente vou recorrer para a ANACOM e outras plataformas até me informarem porque é que uma porta "super rápida" é mais lenta que uma porta de 1Gb...

Cumprimentos

José Custódio

 

Olá Joeman,

 

Num serviço com um tarifário de 1Gbps de internet fixa, a velocidade mínima garantida é de 800mbps.

 

Essa informação está disponível no Anexo III, Alinea B. Velocidades de Internet Fixa, no seu contrato de adesão.

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone