Criação
Resposta
Solução
em 07-05-2025 04:55 PM
Boa tarde,
Não sei qual o motivo, mas a porta 4 de 2.5Gbps só dá 100Mbps!!!!
Trocando o cabo para a porta 3 obtenho cerca de 940Mbps /420Mbps, mas na porta 4 só obtenho cerca de 98Mbps/96Mbps!!!
O que preciso de fazer para obter pelo menos a velocidade de 1Gbps/400Mbps...
Cumprimentos
José Custódio
em 07-05-2025 05:07 PM
Olá @Joeman, boa tarde.
Compreendemos a sua dificuldade com o velocidade da internet fixa. Por favor, desligue todos os equipamentos da energia e reinicie de forma sequencial: primeiro o Router, de seguida a Box e realize um novo teste.
Se a dificuldade persistir, devido à complexidade de alguns processos, aqui no Fórum não conseguimos ajudar com questões técnicas. Será necessário que uma equipa especializada realize testes de rede e equipamento. Para isso, sugerimos que reporte ao suporte técnico através do chat TOBi:
1. Introduza o número de telefone do seu serviço fixo ou NIF do titular.
2. Escreva "Dificuldade Fixo" e siga as instruções.
Se não ficar resolvido, insira o seu número de contacto no final da interação para que o Suporte Técnico lhe ligue de imediato.
Como alternativa, pode contactar o Suporte Técnico através dos números 911 691 300 ou 16 9 13 (sujeito a tarifação).
Esperamos que a sua dificuldade fique resolvida com brevidade.
Obrigada,
Brunna_Vodafone
em 13-05-2025 12:30 PM
Boa tarde,
O problema ainda não teve resolução.
Estive em contato com o "Tobi", que escalou para um técnico.
O técnico contatou-me e realizamos vários testes;
- Reset de fábrica ao router,
- Ligar diretamente a um PC com porta de 2.5Gb, situação muito estranha porque a ligação não levanta quando ligado ao PC.
- Trocando na porta no router da porta 4 para outra porta, o cabo que está ligado ao PC, a ligação levanta imediatamente com a ligação a 1.0Gb.
- Ligando o cabo na porta 4 do router e o switch de 2.5 Gb a ligação levanta a 100Mb!!!
O problema foi escalado internamente e vou ser novamente contatado.
Cumprimentos
José Custódio
em 13-05-2025 12:52 PM
Olá @Joeman,
Agradecemos o seu feedback.
Receberá um contacto da equipa responsável com novos despistes e um novo feedback o mais breve possível.
Agradecemos a sua disponibilidade para aguardar.
Obrigado,
Jvitor_Vodafone
em 13-05-2025 05:11 PM
Boa tarde,
Já fui contatado por um técnico, conforme acordado.
Foram efetuados testes, liguei e desliguei e troquei de porta os cabos várias vezes, até aparece a ligação a 2.5Gb.
Mas embora conseguíssemos efetuar a ligação a 2.5Gb, a velocidade testada é inferior à que se obtém numa porta de 1Gb!!!!
O técnico achou que seria um problema com os terminais do cabo, pelo que substitui o terminal que liga no router, mas se não der um jeito ao conectar o cabo a ligação fica pelos 100Mb, só tentando conectar várias vezes é que se consegue obter os 2.5Gb, só pode ser mau contato na porta 4...
Obter velocidade superiores nas portas de 1Gb, é muito estranho, em minha opinião tudo aponta para que a porta 4 esteja com defeito, seja ele qual for...
Não sei como obter melhor rendimento na porta 4???
Cumprimentos
José Custódio
em 13-05-2025 07:37 PM
Olá @Joeman,
De acordo com os testes realizados, a equipa técnica não identificou qualquer dificuldade com o router.
A origem da dificuldade poderá estar relacionada com o cabo de rede ou com o switch, conforme indicado pela equipa técnica.
Obrigada,
Barb_Vodafone
há 4 semanas
Boa tarde,
Como se desculparam com os cabos, apostei em cablagem nova CAT7 com terminais cravados de fábrica.
PC com MB ROG STRIX Z790-E Gaming... será que me vão dizer que é incompatível com o router!!!!
Testes;
- ligação porta 4 de 2.5Gb -> switch de 2.5Gb -> PC - lan 2.5 Gb --- 877 Mb dwn - 420 Mb up,
- ligação porta 4 de 2.5Gb -> PC - lan 2.5 Gb --- 895 Mb dwn - 421 Mb up,
- ligação porta 3 de 1.0Gb -> switch de 2.5Gb -> PC - lan 2.5 Gb --- 946 Mb dwn - 421 Mb up.
Agora digam-me que a porta de 2.5Gb está a funcionar corretamente e que os cabos, switch e PC são o problema.
A porta de 2.5Gb com velocidade inferior à porta de 1.0Gb, isso sim é um problema que não se espera do router!!!!
Mandem cá um técnico e ele que verifique com ligação direta ao router a velocidade de cada porta, depois façam comentários sobre o resto do meu equipamento...
Eu substitui os cabos de rede, mas o router é uma responsabilidade vossa.
Aguardo resolução.
Cumprimentos
José Custódio
há 4 semanas
Olá @Joeman
Para que possamos verificar a questão será necessário novo contacto com a equipa técnica,
Pedimos que aceda ao Chat Tobi, seguindo os passos abaixo indicados:
- Aceda a https://tobi.vodafone.pt;
- Introduza o seu número de telefone;
- Escreva: Dificuldades Fixo;
- Valide o seu número de informação fiscal (NIF) e código postal;
- Selecione a sua morada;
- Escolha a dificuldade através das opções indicadas pelo TOBi.
Caso a situação não fique resolvida no final da interação com o nosso assistente automático, o Apoio Técnico irá ligar-lhe de imediato de forma gratuita e prioritária.
Agradecemos a sua compreensão.
Obrigado
Prag_Vodafone
há 3 semanas
Boa noite,
Após contato com o "Tobi", falei com dois técnicos, sem qualquer resultado...
Segundo o técnico, como a velocidade da porta de 2.5Gb, mesmo sendo inferior à porta de 1Gb, está dentro da velocidade garantida, seja ela qual for, onde está essa informação no contrato???
Onde nos contratos podemos verificar a dita velocidade garantida????
O equipamento tem a porta 4 a funcionar mal, mas a Vodafone não considera a redução de velocidade uma anomalia e recusa-se a corrigir o problema!!!!
Ou seja o cliente se quiser aproveitar a velocidade normal dos equipamentos de 1Gb terá de ignorar a avaria na porta 4, coitados dos clientes que contratam maior velocidade e depois apanham este balde de água fria...
Fico a aguardar que me digam no contrato, qual é a alínea com a velocidade máxima garantida, e não me venham com a treta dos overheads, ou então alterem a publicidade e informem que é 1Gb de velocidade BRUTA à qual são deduzidos os overheads do router... qual a velocidade "liquida" garantida???
Possivelmente vou recorrer para a ANACOM e outras plataformas até me informarem porque é que uma porta "super rápida" é mais lenta que uma porta de 1Gb...
Cumprimentos
José Custódio
há 3 semanas
Olá Joeman,
Num serviço com um tarifário de 1Gbps de internet fixa, a velocidade mínima garantida é de 800mbps.
Essa informação está disponível no Anexo III, Alinea B. Velocidades de Internet Fixa, no seu contrato de adesão.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone