Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Net Voz

Super WiFi Premium - Smart Router

Novo Utilizador
Boa noite

Ha cerca de um ano que tenho andado a estudar os sistemas Mesh e fiquei bastante entusiasmado quando vi recentemente que a Vodafone o disponibilizava os TP-Link Deco M5 na oferta comercial Super WiFi Premium.

Já pedi a instalação que custa 50€.

No entanto estou um tanto ou quanto intrigado com uma questão algo complexa.

Factos:
1-A vodafone publicita o QoS e controlo parental como funções dos Deco M5.

2-A TP-Link afirma que os serviços QoS e controlo parental só são possíveis configurando o sistema DECO em modo ROUTER e não em modo AP.

3-É sabido e assumido pela Vodafone que o Firmware do SmartRouter não permite bridge.

A minha questão é:
Se não há modo bridge, não há DECO em modo Router e por isso não há QoS nem controlo parental como prometido.
Ou vão entrar por caminhos de DMZ que acabam em problemas de Double NAT?

Aguardo a vossa resposta porque não me apetecia nada gastar 50€ para ter o serviço desinstalado ao fim de 2 dias.

Obrigado
Pedro
Mostrar mais
9 RESPOSTAS
Moderador

Olá @Pedrolorena

 

Solicitámos esclarecimentos. Logo que possível receberá um feedback.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Mostrar mais
Novo Utilizador
Ok fico a aguardar.
Vou suspender a instalação até esclarecimento.

Obrigado
Pedro
Mostrar mais
Moderador

@Pedrolorena

 

Para ter acesso às funcionalidades pretendidas deverá configurar a solução TP-Link Deco M5 no modo Router e ligar o Deco Master diretamente ao Router da Vodafone. O Master será responsável pela gestão da rede Wifi e as funcionalidades indicadas abaixo (QoS, Controlo Parental e outras) estarão disponíveis para o utilizador poder configurar.


Aconselhamos a desligar as redes WiFi emitidas pelo Router da Vodafone.
 
Em caso de dúvida/dificuldade, sugerimos o contacto direto com atendimento técnico , através do 16913.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

 

Mostrar mais
Novo Utilizador
Ola Bruno

Obrigado pela sua resposta.

E os conflitos de DHCP?
E pior ainda, Double NAT.
Um dos problemas do Double NAT é exactamente inviabilizar a gestão em QoS. Na solução que propõe vai haver NAT dos DECO e NAT do SmartRouter.

Daí que a unica solução seria um modo Bridge no Router.

Aguardo mais esclarecimentos.

Obrigado
Pedro
Mostrar mais
Novo Utilizador
Boas

Continuo a aguardar resposta.

Obrigado
Pedro
Mostrar mais
Moderador

Olá @Pedrolorena,

 

Após análise, verificamos que não vão existir conflitos de DHCP na rede local. A rede WiFi dos Decos é gerida pelo Deco Master e a restante rede local é gerida pelo Smart Router (gamas IP distintas).
 
Confirmamos que existirá double NAT (um NAT aplicado pelo Deco Master e outro NAT aplicado pelo SmartRouter) que não afeta o serviço de Internet.
 
As funcionalidades de QoS são aplicadas à rede WiFi gerida pelos Decos. Como tal, recomenda-se que o WiFi do Smart Router Vodafone esteja desligado.
As funcionalidades de QoS não são aplicadas a outros dispositivos ligados nas portas LAN do Smart Router, destinam-se a ser aplicadas apenas à rede WiFi dos Decos.
 
Caso necessite, sugerimos o contacto direto com suporte técnico, através do 16913.

 

Obrigado,

André_Vodafone 

Obrigado,
André_Vodafone
Mostrar mais
Novo Utilizador

Boas

 

Desculpe mas não é verdade.

 

1-Se ligar um Router (Deco M5) a outro Router (SmartRouter) vão estar 2 DHCP em conflito. A unica forma de tal não acontecer é desligar um dos DHCP. Se deligar o do DECO, não vai atribuir IPs aos dispositivos ligado por WiFi. Se desligar no Smart Router não atribui aos dispositivos ligados por Ethernet.

Outra hipotese será criar uma segunda Rede de nome diferente e com gamas de IP diferentes  para os DECO mas neste caso temos outros problemas. Por exemplo, tenho uma SMART TV ligada por WiFi e um Servidor de Media ligado por Ethernet. Como vão comunicar entre si se um está numa rede e outro está noutra

 

2-Double NAT não vai criar problemas? O dispositivo não consegue gerir o QoS se não comunicar directamente com a rede WAN para perceber o tipo de trafego e modelar conforme o seleccionado pelo utilizador (seja gaming, streaming...etc).
Esta comunicação é feita pelo NAT. Para funcionar tem de ser directamente com a rede "externa" o que no caso de double NAT não vai acontecer porque o NAT do DECO vai comunicar com o NAT do SmartRouter. 

 

Continuo a aguardar um resposta.

 

Obrigado

Pedro

 

 

 

 

 

 

 

Mostrar mais
Moderador

Olá @Pedrolorena

 

Solicitamos que contacte o nosso suporte técnico através do número 16913, para poder verificar as questões que nos coloca.

 

O número 16913 funciona todos os dias entre as 07h e as 02h. 

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Mostrar mais
Novo Utilizador

Olá Pedro,

 

Tenho exactamente as mesma dúvidas/preocupações.

Estou interessado em adquirir e instalar um sistema mesh. Pelo que percebi pelas respostas, no Super WIFI extra e Premium, acabam por desperdiçar o próprio Smart Router, pois na instalação desactivam o WIFI no mesmo, ficando apenas o WIFI dos DECOs. E obviamente, temos double NAT e os equipamentos Ethernet não comunicam com os do WIFI e vice-versa. Péssima solução da Vodafone - tudo se resolvia se permitissem modo Bridge. Enfim...

Seja como for, que indicações obteve do suporte técnico? Conseguiu configurar algo de forma decente?

Era óptimo se pudesse partilhar aqui a que conclusão chegou.

Antecipadamente grato,

ASCampo

Mostrar mais