Criação
Resposta
Solução
em 30-09-2025 09:36 AM
Exmos. Senhores,
No dia 12 de setembro, às 13h28, finalizei a pré-encomenda de um iPhone 17 Pro Max através da loja online da Vodafone. O estado inicial foi “Aguarda expedição” até ao próprio dia do lançamento oficial. Nada fazia crer falta de stock. Algum tempo depois o artigo ficou indisponível para reserva. Aparentemente tudo está bem.
Questionei expressamente se tinha equipamento efetivamente atribuído ou se estaria apenas em lista de espera. Foi-me assegurado que havia um equipamento reservado em armazém.
Contudo, os dias passaram sem qualquer evolução enquanto no call center constava apenas “em processamento”. Por precaução (excessiva) contatei novamente o call center e foi-me que há um item físico atribuído - é só aguardar o agendamento.
Hoje (dia 30, após novo contacto, fui informado de que no backoffice da Vodafone a encomenda aparecia com estado “Erro” e que, na realidade, está “a aguardar reposição de stock”, com um prazo estimado entre 4 a 6 semanas. Isto depois de estar 30 minutos ao telefone à espera de informações por parte do operador.
Esta sucessão de informações contraditórias levanta inevitavelmente a suspeita de que o equipamento ou desapareceu... ou nunca existiu.
Toda esta informação fornecida sobre números de remessa parece uma forma sofisticada de criar a ilusão de transparência:
Um número de remessa é um código único atribuído a uma expedição de mercadoria ou encomenda.
Funciona como identificador interno dentro do sistema logístico de uma empresa (armazém, operador ou vendedor), para organizar e controlar o envio de bens.
Quando é gerado:
Normalmente é criado no momento em que a encomenda é preparada para expedição no armazém.
Indica que o pedido já entrou no fluxo logístico: a mercadoria foi separada, embalada e registada para envio.
Pode existir antes de a transportadora levantar a encomenda — ou seja, ainda não significa que o produto saiu do armazém, apenas que está registado como pronto a expedir.
Só depois de a transportadora recolher a encomenda é que se gera o número de tracking, que permite ao cliente acompanhar o transporte até à entrega.
Aguardo, por isso, esclarecimento e solução uma vez que a informação prestada até agora se tem revelado suscetível de gerar desconfiança.
Vocês têm o meu equipamento? Qual a data de entrega? Porque disseram que iriam entra em contato 48h depois para agendar a entrega se na verdade não o fizeram? Ainda por cima deixei de conseguir aceder ao equipamento através do numero de encomenda. de modo que não consigo aferir o estado da mesma. No ultimo contato recebi a informação a dizer para aguardar pacientemente que todos os clientes que encomendaram o iphone iriam recebê-lo. Isso é absolutamente ridiculo e zero esclarecedor.
Aguardo uma resposta breve,
Com os melhores cumprimentos,
em 30-09-2025 10:25 AM
Olá @elogioseancoras,
Permita-nos esclarecer algumas das suas dúvidas.
No processo de pré-venda, não é alocado nenhum equipamento específico às encomendas realizadas pelos clientes. Apenas ficam registadas as encomendas, e, à medida que o stock de equipamentos vai sendo recebido, estas são satisfeitas por ordem de entrada, garantindo que quem comprou primeiro, recebe primeiro.
Durante o processo, as encomendas podem ter vários números associados, que são gerados desde a fase da venda até à entrega do equipamento. A remessa é um desses números e identifica uma venda específica, funcionando como um pedido de entrega. No entanto, a criação de uma remessa não significa que já exista um equipamento alocado a essa venda.
Relativamente à sua encomenda, informamos que esta continua em espera, conforme já foi previamente comunicado. Assim que existirem novidades, entraremos em contacto para agendar a entrega.
Lamentamos que o tempo de espera não corresponda às suas expectativas e pedimos desculpa por qualquer informação incorreta que possa ter sido transmitida anteriormente.
Obrigado,
Mayon_Vodafone
em 01-10-2025 11:31 PM
em 02-10-2025 12:48 AM
Olá @elogioseancoras,
Já tivemos oportunidade de o esclarecer mais do que uma vez.
A sua encomenda encontra-se em processamento e será informado assim que possível.
Agradecemos mais uma vez a sua disponibilidade para aguardar.
Obrigado
Prag_Vodafone
em 01-10-2025 11:32 PM
em 01-10-2025 11:37 PM