cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Reclamação – Imposição de novo contrato e preço diferente em caso de mudança de morada

InesSousa125
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar reclamação relativamente à informação prestada na loja e no apoio da Vodafone, segundo a qual, para proceder à mudança de morada do meu serviço, seria obrigatória a rescisão do contrato atual e a celebração de um novo contrato, com um preço superior.

O contrato em vigor foi celebrado no passado mês de setembro (há dois meses) e de acordo com o artigo 133.º da Lei n.º 16/2022, a empresa não pode exigir encargos ou alterações contratuais em caso de mudança de residência, quando é possível assegurar a prestação do serviço contratado ou equivalente na nova morada.

Assim, e considerando que:

A Vodafone tem cobertura técnica na nova morada;

O serviço pretendido é idêntico ao contratado (mesma oferta Tv Net Voz, com fidelização em curso);

A fidelização foi assumida com base na oferta e valor atuais, que não podem ser unilateralmente alterados;

Venho requerer a transferência do serviço para a nova morada, mantendo as condições contratuais, fidelização e valor mensal atualmente em vigor, conforme estabelecido no contrato.

Esta situação encontra-se em discussão desde o dia 30 de Novembro, onde me foi dito presencialmente que me iriam ligar em 3 dias úteis. Efectivamente hoje ligaram, duas vezes num período de 10minutos, em que estava numa reunião e não me foi possível atender. Tentei ligar de volta, nada. Enviaram me uma referência do processo. Tentei Tobi, tentei os números de apoio, tentei WhatsApp - neste último consegui finalmente que me transferissem para um humano, via chat. Não me serviu de grande coisa, pois só me disse que me tinham ligado sobre a alteração de morada. E não podia especificar, tinha de ligar. Perguntei se podia dirigir-me de imediato a uma loja e assim o fiz. Novamente me foi dito que tinha de pagar 89€ da instalação e mudar para um novo pacote de TV NET VOZ 48,5€ (actualmente pago 42,90 c/ dois serviços de streaming). Reforcei que tinha direito a uma mudança gratuita (segundo o que eles próprios dizem) e aí já rectificaram mas que tinha de mudar para o tarifário dos 48,5€ (apenas com 1 serviço de streaming)
Para além disso, não me foram disponibilizadas as opções por escrito e não consigo entrar em contacto com ninguém por telefone.

Assim, solicito resposta escrita e fundamentada até dia 8 de Dezembro), sob pena de avançar de imediato com reclamação formal junto da ANACOM e no Livro de Reclamações Eletrónico, por entender que esta prática viola o artigo 133.º da Lei n.º 16/2022 e os princípios de continuidade e estabilidade contratual aplicáveis aos serviços de comunicações eletrónicas.
A norma em causa não se limita a regular situações de impossibilidade técnica e de isenção de encargos por rescisão; o mesmo artigo também consagra o princípio de que, quando a empresa possa assegurar a prestação do serviço contratado ou de serviço equivalente, nomeadamente em termos de características e de preço, na nova morada, deve fazê-lo — ou seja, garantir a continuidade do serviço em condições equivalentes, sem impor alterações comerciais mais gravosas ao consumidor.

A própria redação legal (“serviço contratado ou de serviço equivalente, nomeadamente em termos de características e de preço”) implica a obrigação de assegurar a equivalência de condições quando há cobertura técnica, e não a imposição de nova adesão a um “pacote público” com preço superior.

Deste modo, o que está em causa não é uma alteração unilateral pedida pelo cliente, mas sim uma transferência do local de prestação de um contrato com fidelização ativa, onde a Vodafone mantém plena capacidade técnica para fornecer o mesmo serviço.

Reforço que não me oponho à emissão de um novo contrato administrativo, desde que o mesmo mantenha as mesmas condições comerciais e o mesmo valor mensal, garantindo a continuidade da fidelização atual — o que é, aliás, o espírito da legislação em vigor e da Diretiva (UE) 2018/1972, que a Lei 16/2022 transpõe.

O meu objetivo continua a ser resolver esta situação de forma pacífica, transparente e colaborativa, dentro do enquadramento legal e do princípio de boa-fé contratual.

Com os melhores cumprimentos,
1 RESPOSTA 1

Flávia_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá, @InesSousa125,

Vamos verificar a questão que descreveu.

Para que possamos analisar a situação em sistema, pedimos, por favor, que nos envie mensagem privada com os seus dados de cliente (número de conta ou serviço Vodafone ou NIF do titular). Para enviar, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".

Aguardamos seu contacto.

Obrigada,

Flávia_Vodafone