cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Sinal coaxial não funciona

Marcopinto
Visitante
Visitante
Exmos. Senhores,

Renovei o meu contrato convosco em meados de abril deste ano. Na mesma altura, foi efetuada a substituição do router Wi-Fi 5 pelo novo router Wi-Fi 7.

Desde essa intervenção, o sinal de televisão via cabo coaxial tem apresentado problemas graves. Já foram efetuadas deslocações técnicas à minha residência, tendo inclusivamente sido substituídas as tomadas coaxiais. No entanto, o problema mantém-se: quatro televisores diferentes, de marcas distintas, continuam sem receber qualquer sinal através da ligação coaxial.

Atualmente, apenas funciona a televisão que está ligada à vossa box. Todo o restante serviço de televisão via coaxial deixou de funcionar, situação que nunca se verificou antes da substituição do equipamento.

Acresce ainda que a cobertura da rede móvel na minha zona tem vindo a degradar-se há cerca de seis ou sete anos, sem que tenha sido apresentada uma solução eficaz.

Sou cliente Vodafone desde os tempos da Telecel e, infelizmente, verifico que a qualidade do serviço tem vindo a piorar de forma significativa. Sempre que reporto estas situações, a responsabilidade acaba por ser atribuída ao cliente ou à instalação da habitação, quando durante muitos anos o serviço funcionou sem qualquer problema.

À data de hoje, 5 de julho de 2026, pelas 11h25, continuo sem qualquer sinal de televisão via coaxial nas televisões, sendo que apenas a televisão ligada à box se encontra operacional.

Recordo que o contrato celebrado com a Vodafone prevê a prestação do serviço em condições normais de funcionamento, pelo que solicito uma resolução definitiva desta situação, com a maior brevidade possível.

Agradeço uma resposta célere e a marcação de uma intervenção técnica que resolva efetivamente a origem do problema, em vez de sucessivas intervenções que não produzem qualquer resultado.

Com os melhores cumprimentos,
11 RESPOSTAS 11

Marcopinto
Visitante
Visitante

Após várias publicações no fórum e seis contactos telefónicos com o vosso apoio técnico, a única solução que me foi repetidamente apresentada foi fazer um reset ao router.

Em todas essas ocasiões informei os vossos colaboradores de que esse procedimento já tinha sido realizado sem qualquer sucesso e expliquei que o problema ou estava no equipamento em si, ou na autenticação do router no sistema da Vodafone. Ainda assim, tive a sensação de que ninguém estava verdadeiramente a analisar a situação, limitando-se a seguir um guião de procedimentos.

Insisti, tanto no fórum como por telefone, para que fosse enviado um técnico ao local, uma vez que era evidente que o problema não seria resolvido remotamente. No entanto, durante vários contactos recebi apenas respostas genéricas e mensagens padronizadas, sem que fosse tomada qualquer medida concreta.

Só hoje, pelas 9h00, fui finalmente contactado. Mais uma vez, a primeira indicação foi para efetuar um reset ao router. Foi nesse momento que considerei necessário explicar qual é a minha atividade profissional e referir que trabalho há mais de 25 anos na área das tecnologias, para que percebessem que não estavam a falar com um utilizador sem conhecimentos técnicos e que os testes básicos já tinham sido todos realizados.

Foi então agendada a deslocação de um técnico para as 17h00. Embora tenha acabado por chegar apenas pelas 19h20, a verdade é que resolveu o problema em poucos minutos: substituiu o router, efetuou o respetivo registo no sistema da Vodafone e o serviço ficou imediatamente restabelecido.

Infelizmente, esta resolução confirma aquilo que venho a afirmar desde o primeiro dia: o problema não era um simples reset ao router, mas sim uma falha relacionada com o equipamento e/ou o seu registo no sistema. Se a minha análise técnica tivesse sido considerada desde o início e se um técnico tivesse sido enviado quando o solicitei, ter-se-iam evitado mais de 48 horas sem serviço, múltiplos contactos para o apoio ao cliente, prejuízos profissionais e pessoais e um desgaste completamente desnecessário.

Aguardo que na próxima fatura seja refletido o período em que estive privado do serviço de fibra, através do respetivo crédito proporcional, bem como uma compensação efetiva pelos transtornos, prejuízos e constrangimentos profissionais e pessoais que esta situação me causou.

Não considero aceitável uma compensação meramente simbólica. Durante cerca de 72 horas estive impedido de usufruir do serviço contratado, sendo obrigado a recorrer aos dados móveis do meu telemóvel para conseguir trabalhar, devido a uma situação que teve origem numa falha da Vodafone e que poderia ter sido resolvida muito mais cedo.

Espero, por isso, que a Vodafone assuma a responsabilidade por esta ocorrência e apresente uma compensação adequada, proporcional aos prejuízos causados e ao incumprimento do serviço contratado.

Olá @Marcopinto 

Agradecemos o tempo que dedicou a descrever detalhadamente a sua experiência e lamentamos sinceramente todos os transtornos causados por esta situação.

Sempre que é reportada uma dificuldade técnica, existe um processo de diagnóstico que contempla a realização de testes e despistes remotos, uma vez que, em muitas situações, estes procedimentos permitem resolver a anomalia sem necessidade de deslocação técnica. Quando, após essa análise, se conclui que a intervenção no local é necessária, é então efetuado o respetivo agendamento.

Lamentamos que, no seu caso, a resolução apenas tenha sido possível após a substituição do equipamento e compreendemos que a expectativa fosse de uma resolução mais célere.

Relativamente ao pedido de compensação, o mesmo fica registado para análise das equipas competentes. Qualquer crédito ou compensação é avaliado de acordo com as condições aplicáveis e será aplicado apenas após a resolução.

Mantemo-nos inteiramente disponíveis.

Obrigado

Prag_Vodafone