cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

2.º router mas rede wifi 5G continua instável

Miguel-Almeida
Contribuinte
Contribuinte
Já tive este problema há poucos meses, mas desde que me foi trocado o router, a rede 5G continua erraticamente instável, sem aviso prévio ou justificação plausível. Do nada a rede 5G WiFi (tenho redes separadas) falha, não aparecendo o SSID, ou aparecendo mas sem ligação à internet, ou com velocidades ridículas de entre 0 e 50mbps, ou mais grave entre inferior a 1mbps.

Tenho vária domótica em casa, e estudo causa problemas recorrentes.

Antes que me digam, eu já desliguei e desliguei o router, umas vezes resulta, outras não.

Isto não pode continuar assim.
Omnia quærite in simplicitate cordis
15 RESPOSTAS 15

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Miguel-Almeida 

Para podermos verificar a situação junto do nosso técnico, poderia enviar-nos uma mensagem privada com o código que recebeu por SMS?

Obrigado,

BrunoF_Vodafone

Após a resolução proposta, ontem referi que continuava com problemas no 5G.

Continuo a ter problemas na rede 5G. Acabei de medir e o resultado foi 0.09mbps/0.62mbps.

Encaminhámos o teu reporte e as tuas informações à equipa técnica das redes sociais. Pedimos que aguardes o nosso contacto por mensagem privada.

Se precisares de mais ajuda, conta connosco, @Miguel-Almeida

Obrigada,

Flávia_Vodafone

Miguel-Almeida
Contribuinte
Contribuinte
Actualização

Veio cá um técnico da Vodafone, tendo o router sido trocado, novamente, por outro de modelo igual.

Ficou a funcionar, e ficámos de aguardar uns dias para ver o comportamento, uma vez que é uma situação inconstante.

Aquando da troca estava, de facto, funcional, mas, para meu desespero, ao segundo dia voltei ao mesmo, instabilidade na rede 5G (apenas, e tal como antes).

Assim, o técnico disse-me que caso voltasse a acontecer, o caso teria que ser escalado para maior averiguação técnica, por parte da Vodafone.

De facto, sendo o terceiro router a apresentar a mesma sintomatologia, é altamente improvável que seja defeito do mesmo. O problema tem que ser outro, ou de causa externa. Mas o quê? Algum tipo de configuração? Interferência?

O técnico analisou o posicionamento do router, face a outra electrónica que esteja por perto, mas disse-me que não estaria a ver que pudesse existir interferência, e que a exositesta teria que ser permanente, diferentemente do que acontece neste caso.

Resumindo: é altamente improvável que seja falha do equipamento, e existem períodos onde, por alguma razão que se desconhece, o sinal sofre alguma obstrução ou interferência.

Olá @Miguel-Almeida,

Agradecemos o teu feedback. Vamos continuar a acompanhar a tua situação para conseguirmos chegar à resolução o mais rapidamente possível.

Se não notares melhoria no serviço após a troca, pedimos que voltes a contactar‑nos para podermos fazer os despistes necessários e, se for preciso, encaminhar para a equipa técnica.

Também estamos disponíveis por mensagem privada.

Para enviares uma mensagem privada, basta ires ao perfil de um dos nossos moderadores (podes clicar no meu nome) e escolher a opção “Enviar uma mensagem privada”. Os moderadores estão identificados como “Username_Vodafone”.

Obrigado,

Jvitor_Vodafone

Em conversa com o técnico, disse-lhe que estaria a ponderar num futuro mais distante investir numa rede mesh de qualidade, com backhaul cabo, via switch gerido, e ele disse-me que a Vodafone tem ONT's apenas para fazer a entrega/conversão de fibra no switch. Isto é o router propriamente dito sem o access point e switch interno, onde os recursos CPU são integralmente usados e desenhados apenas para a gestão router. Pelo que poderia estar interessado nessa solução.

Actualmente, todo a rede cabo é gerida por um switch gerido (e em cascata não geridos, noutros pontos mais distantes, daí no futuro querer refazer a cablagem e centralizar num único switch gerido), que funciona praticamente a mais 80% da velocidade contratada em todos os pontos de rede (medido sem preocupação de desligar outros equipamentos da rede cabo), sendo que ao router só está ligado o cabo do switch. E desde que coloquei um switch gerido a fazer a ponte entre a rede cabo e o router, a rede cabo melhorou significativamente.

Em teoria, libertaria recursos no router para a gestão da rede WiFi, mas como relatado, em 2,4G funciona bem, em 5G tem estes longos períodos em que ora funciona, ora não funciona, mas quando funciona o 5G, também funciona bem.

Assim, poderia ser interessante que o router fosse só responsável pela função de router.

Peço desculpa se os termos e explicação técnica não for a melhor.

Confirma-se esta possibilidade?

Olá, @Miguel-Almeida.
De momento, essa opção não está disponível nos equipamentos residenciais Vodafone. O nosso equipamento é necessário para garantir a ligação ao serviço e funciona como ponto central da rede (internet, Wi-Fi e portas Ethernet).
Podes, ainda assim, continuar a ligar os teus dispositivos (como switches geridos ou sistemas mesh em modo access point) ao nosso router por cabo, para melhorar a tua rede interna — como já estás a fazer, é uma ótima solução.
Permanecemos à disposição.
Obrigada,
Brunna_Vodafone

Assim sendo, implementando um sistema mesh, ex. Decos BE65 ou superiores, pretender-se-á que o Deco 1 assuma a função de router, por ser claramente superior tanto em especificações como em liberdade de gestão.

Ficando, portanto, entre o ONT (Huawei da VDF em modo bridge) e a restante rede..

Tenho lido que esta questão tem sido um entrave por parte da Vodafone. Como está esta questão do modo bridge?

Olá, @Miguel-Almeida,

Compreendemos o teu ponto de vista e a preocupação que expressas relativamente à gestão da tua rede doméstica.

A Vodafone trata com elevado rigor o seu compromisso legal, técnico e ético para com os clientes, assegurando não só a qualidade do serviço, mas também a segurança e a estabilidade da rede.

No modelo atualmente em vigor, a configuração dos equipamentos fornecidos pela Vodafone tem como principal objetivo garantir esses mesmos princípios, protegendo a infraestrutura, o serviço e os próprios clientes de eventuais vulnerabilidades associadas a configurações mais avançadas.

De momento, a disponibilização do modo bridge ou a utilização de equipamentos próprios (ONT/router) não é suportada, uma vez que pode introduzir riscos de segurança, comprometer a integridade da rede e influenciar o correto funcionamento do serviço, tanto a nível individual como global. Estas limitações não resultam de uma decisão arbitrária, mas sim de uma avaliação técnica e de segurança contínua, alinhada com as melhores práticas do setor.

Percebemos que esta abordagem possa não corresponder às expectativas de todos os clientes, em particular daqueles com maior conhecimento técnico, e garantimos que este tema continua a ser acompanhado internamente.
Sempre que existirem desenvolvimentos que permitam maior flexibilidade sem colocar em causa a segurança e a qualidade do serviço, essa informação será devidamente partilhada.

Agradecemos a tua mensagem, que é muito importante para nós, e mantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional ou apoio noutras questões relacionadas com o teu serviço.

Obrigada,
Flávia_Vodafone