cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Repor opção 16/9

puscas
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Viva!

 

na última atualização da box foi removida a opção de saída de vídeo 16/9 em sinal de vídeo analógico (ficha SCART). Na mesma semana liguei para o apoio técnico da Vodafone e foi-me informado que essa opção iria voltar a estar disponível brevemente. Já passaram umas semanas desde a atualização e não recebi nenhuma atualização. É possível informar se a atualização já existe e se posso receber na minha box.

 

Obrigado

9 RESPOSTAS 9

Anónimo
Não aplicável

Olá @puscas

 

Todos os canais são transmitidos no seu formato de origem, não existindo qualquer transformação por parte da Vodafone.
 

De forma a ultrapassar a falta de configuração 16:9, pode aceder às configurações da tv Box e selecionar a resolução da imagem para 720p, esticando posteriormente a mesma usando o menu Formato de imagem.
 
Caso necessite de auxilio na configuração sugerimos contacto com o suporte técnico (16913).
 

Não temos qualquer informação\previsão de novas atualizações.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

puscas
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Olá @Anónimo

 

obrigado pela resposta. A solução apresentada resolve o problema por mim identificado, mas cria uma novo... Realmente ao escolher 720p aparece uma nova opção Formato de Imagem ao primir o botão "opções". Porém ao esticar a imagem (testei todas as opções existentes neste menu) a imagem fica cortada nas borda, por exemplo, no canal "Porto Canal" só vejo as letras "orto". Outro exemplo é o canal "SportTV+" onde deixa de ser possível ver o +.

 

Existe alguma forma de controlar este "corte"? Se sim, como posso fazer?

 

Acho estranho não ter informação sobre uma novo versão, onde voltem a repor a opção "16/9". Uma colega sua passou-me essa informação na linha de apoio. Existe alguma linha de suporte que me consiga dizer de forma acertiva se realmente estão ou não a resolver este problema?

 

Obrigado

@puscas

 

A situação poderá ser verificada através da linha de Apoio Técnico 16913.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Olá @BrunoF_Vodafone,

 

entrarei novamente em contacto com a linha 16913.

 

Obrigado

val3nt3
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

  Caro puscas, desejo-lhe a maior sorte e sobretudo doses massivas de paciência se continuar com esta reclamação.
  
  Também eu já reclamei, sem qualquer sucesso, acerca deste mesmo assunto. Começei a reclamação no dia 10 de Outubro de 2018 no tópico «Feedback da última atualização das boxs HD» em TV/Serviços, como poderá ver aqui
  
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Servi%C3%A7os/Feedback-da-%C3%BAltima-atualiza%C3%A7%C3%A3o-das-boxs...  «Feedback da última atualização das boxs HD»
  
tentei, logo de seguida, explicar melhor aqui
  
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Servi%C3%A7os/Feedback-da-%C3%BAltima-atualiza%C3%A7%C3%A3o-das-boxs...  «Feedback da última atualização das boxs HD»
  
e aqui
  
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Servi%C3%A7os/Feedback-da-%C3%BAltima-atualiza%C3%A7%C3%A3o-das-boxs...  «Feedback da última atualização das boxs HD»
  
e também aqui
  
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Servi%C3%A7os/Feedback-da-%C3%BAltima-atualiza%C3%A7%C3%A3o-das-boxs...  «Feedback da última atualização das boxs HD»
  
recebi a mensagem da praxe tal como o puscas recebeu
  
"Informamos que todos os canais são transmitidos no seu formato de origem, não existindo qualquer transformação por parte da Vodafone."
  
que indicava que, apesar de tanta explicação, o meu interlocutor e um dos muitos moderadores do fórum (e em tudo semelhante aos seus colegas) continuava sem perceber o que estava a acontecer pelo que recorrendo às minhas últimas reservas de paciência continuei aqui
  
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Servi%C3%A7os/Feedback-da-%C3%BAltima-atualiza%C3%A7%C3%A3o-das-boxs...   «Feedback da última atualização das boxs HD»
  
a tentar explicar o que se passava ao que o BrunoC_Vodafone decide mais uma vez insistir aqui
  
https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Servi%C3%A7os/Feedback-da-%C3%BAltima-atualiza%C3%A7%C3%A3o-das-boxs...   «Feedback da última atualização das boxs HD»

que nada se passava, que a Vodafone nada tinha feito que prejudicasse quem quer que fosse chamando-me assim de ment iroso, aliás, não só a mim como a todos os outros que já tinham reclamado no mesmo tópico acerca da malfadada actualiazação da box.


  Enfim, talvez tenha o puscas melhor sorte mas desde já posso dizer que a solução apresentada pela Marta_Vodafone de simplesmente escolher 720p não funciona. Comigo não funcionou. Nem podia funcionar!

  O cabo SCART é para sinais analógicos e 720p é uma configuração para sinal digital, obviamente não resulta. Qualquer mudança na configuração digital é inútil quando o sinal que está a passar pelo cabo SCART é analógico.

  O puscas só poderá eventualmente resolver a situação se o comando da sua TV tiver um botão de "Aspect Ratio" para mudar manualmente a proporção da imagem (dependendo da TV poderá é ter de o fazer sempre que mudar de canal).

  Escolhendo 720p só se tiver a sorte de a sua TV já ter entrada HDMI e usar um cabo HDMI ou então entrada DVI mas aqui terá de usar um cabo HDMI mais um adaptador HDMI/DVI e ainda um cabo RCA para transmitir o som da Box para a TV (cabos DVI não transmitem som).

  

  De resto, infelizmente, só comprando uma televisão nova ou aguentar com a imagem na proporção errada até voltar a mudar de operador porque da Vodafone não acredito que venha a solução de reporem a opção 16/9 (analógico).

Anónimo
Não aplicável

Olá @val3nt3

 

Todos os canais são transmitidos no seu formato de origem, não existindo qualquer transformação por parte da Vodafone. 

 

A Televisão deverá estar configurada para apresentar a imagem em modo Standart (4:3) ou Panorâmico (16:9) de cordo com o tipo de ecrã. 

Caso o formato da imagem ecolhido na Tv e na Tv Box for ''Panorâmico'', para a imagem preencher todo o ecrã da TV é necessário: 

  • Carregar no botão opções do telecomando;
  • Na barra de navegação, no campo formato de imagem escolher o opção '' Esticado '' e carregar no OK. 

Obrigado,
André_Vodafone 

val3nt3
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

  Caro André_Vodafone, pessoalmente agradeço, é uma boa tentativa da sua parte mas isso já foi tentado há muito tempo e, claro, não resultou.

  

  Por ooutro lado, explica-me isso a mim? A mim que pelo vistos e muito surpreendentemente consigo perceber mais deste assunto do que todos os moderadores juntos mais equipa técnica da Vodafone... Equipa técnica que nem se digna a tentar reproduzir o problema ligando uma Box a uma TV 16/9 utilizando um cabo SCART!

  

«Todos os canais são transmitidos no seu formato de origem, não existindo qualquer transformação por parte da Vodafone. »

 

  Essa é uma das muitas lenga-lengas da Vodafone mas permita-me que lhe pergunte: o que julga o André_Vodafone que acontece à imagem nas televisões panorâmicas (16/9) ligadas por cabo SCART quando a Vodafone retira a opção 16/9 (analógico) deixando para sinais analógicos (cabo SCART) apenas a opção 4/3 (ou 4:3)? Pense bem antes de responder.

 

Obrigado eu

puscas
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Viva,

 

@Anónimo

a nossa questão não tem a ver com processos de manipulação dos aspect ratio da imagem dos canais servidos pela Vodafone, mas sim a renderização dos menus da box. Antigamente existia uma opção 16/9, agora já não existe. Essa opção era a certa para televisões mais antigas, CRTs, que não suportem nenhuma entrada digital de sinal (ex: HDMI).

Com a remoção dessa opção, deixamos de conseguir ter uma experiência normal de visualização dos conteúdos. A solução de 720p com zoom não restabelece a opção 16/9, porque perde cerca de 40 pixéis em volta da imagem.

 

Neste momento sinto-me enganado, porque no primeiro contacto sobre este problema foi-me dito que essa opção ia ser restabelecida, porém até agora nada...

 

Para TVs mais antigas, a box é o único meio que temos para assistir à maioria dos canais que pagamos mensalmente e com qualidade.

Continuamos assim à espera de uma solução para o problema.

Anónimo
Não aplicável

@puscas

Encaminhámos de imediato um pedido de análise à área responsável de forma a que possam ser avaliadas alternativas à dificuldade que apresenta. Daremos feedback com a maior brevidade possível.

Obrigado,
André_Vodafone