Criação
Resposta
Solução
em 19-09-2021 04:59 PM
Boa tarde,
Tendo recentemente alterado do tarifário yorn 5Gb para 10Gb, verifico que a contabilização de dados móveis, é superior no novo tarifário do que no anterior.
Considerando que, após a alteração de tarifário, a utilização de dados móveis é idêntica à utilização que anteriormente era feita, verifica-se que o consumo de dados é substancialmente superior.
Para comprovação disso, exemplifica-se que, no anterior tarifário, em nenhum mês de faturação, foi ultrapassado os 5Gb de dados gerais, enquanto que com o novo tarifário, passando apenas 19 dias de utilização, já foram consumidos mais do que 5Gb de dados.
Foi efetuado um teste, com a visualização de um video via youtube, onde se verificou que, durante essa utilização, foram contabilizados mais dados no plafond geral, do que no plafond de videos, tal como se verifica nas imagens dos consumos retirados antes e após a visualização.
Assim, uma vez que não foi efetuada uma utilização diferente ou mais intensiva do que no anterior tarifário, e veriicando a incorreta contabilização de dados, bem como se assegurando que os dados móveis estão ligados via net2.vodafone.pt, tal como fotografia em anexo, considera-se que estão a ser incorretamente contabilizadas as comunicações de dados móveis, ou até mesmo, contabilizados em duplicado, pelo que solicita-se a vossa melhor atenção para a regularização do problema detetado.
Mais se informa que na realização do teste de visualização de video via youtube, encontrava-se restringida a utilização de dados de todas as outras aplicações, mesmo em segundo plano.
Com os melhores cumprimentos,
João Caldeira
em 19-09-2021 06:10 PM
Olá @Joao_Caldeira,
Para que possamos analisar o consumo efetuado pelo seu serviço, pedimos que nos indique, por mensagem privada:
- Número de telefone
- Nome completo do titular
- Morada completa (com código-postal)
- PIN original
Obrigada,
Rute_Vodafone
em 21-09-2021 05:51 PM
Boa tarde,
Tenho o mesmo problema após alteração do tarifario de 500mb que tinha da yorn para yorn de 1Gb.
Os dados nromais desapareceram totalmente, e os dados de aplicações estão a 14,79gb.
Coisa que também acho impossivel porque só uso o telemovel em redes sociais.
Super insatisfeito antes tinha 500megas e nada disto acontecia!
em 21-09-2021 06:58 PM
Olá @NelsonPT94
Para que possamos analisar o consumo efetuado pelo seu serviço, pedimos que nos indique, por mensagem privada:
- Número de telefone
- Nome completo do titular
- Morada completa (com código-postal)
- PIN original
- Apps mais utilizadas e tipo de utilização
Obrigado,
Prag_Vodafone
em 27-09-2021 07:17 PM
em 27-09-2021 10:17 PM
Olá TiagoMR1
A contabilização dos dados é igual em todos os tarifários, sendo que a Vodafone apenas regista as ligações efetuadas pelo equipamento para a Rede.
O Wi-Fi pode ficar temporariamente indisponível e ao ter os dados móveis ligados o equipamento continuará aceder à internet. Num Iphone ou Android, mesmo que o canal de Wi-Fi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativos e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do Wi-Fi.
Alertamos que conforme o funcionamento dos Smartphones, sempre que os dados móveis são ligados todo o equipamento acede à internet não sendo possível canalizar este acesso para uma app em específico.
A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.
Estes contadores são pequenos aplicativos nos telefones que permitem ajudar o Cliente a controlar os consumos de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que este aplicativo possa dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.
Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço. Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.
Processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra e contam todo esse tráfego.
A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação.
A informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pelo My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador. Ciclo de faturação/renovação dos contadores – Deve, dentro do possível, acertar a contagem que é feita pelo telefone, alterando o ciclo de renovação dos pacotes de dados no mesmo dia em que isso acontece no fornecedor de internet.
Obrigado
Brunof_Vodafone
em 30-09-2021 05:58 PM
em 30-09-2021 06:28 PM
Olá @TiagoMR1,
Para que possamos analisar o consumo efetuado pelo seu serviço, pedimos que nos indique, por mensagem privada:
- Número de telefone
- Nome completo do titular
- Morada completa (com código-postal)
- PIN original
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Obrigado,
Thau_Vodafone