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Solução

Alteração Yorn 5Gb para 10Gb - Cobrança excessiva de dados

Joao_Caldeira
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde,

Tendo recentemente alterado do tarifário yorn 5Gb para 10Gb, verifico que a contabilização de dados móveis, é superior no novo tarifário do que no anterior.

Considerando que, após a alteração de tarifário, a utilização de dados móveis é idêntica à utilização que anteriormente era feita, verifica-se que o consumo de dados é substancialmente superior.

Para comprovação disso, exemplifica-se que, no anterior tarifário, em nenhum mês de faturação, foi ultrapassado os 5Gb de dados gerais, enquanto que com o novo tarifário, passando apenas 19 dias de utilização, já foram consumidos mais do que 5Gb de dados.

Foi efetuado um teste, com a visualização de um video via youtube, onde se verificou que, durante essa utilização, foram contabilizados mais dados no plafond geral, do que no plafond de videos, tal como se verifica nas imagens dos consumos retirados antes e após a visualização.

Assim, uma vez que não foi efetuada uma utilização diferente ou mais intensiva do que no anterior tarifário, e veriicando a incorreta contabilização de dados, bem como se assegurando que os dados móveis estão ligados via net2.vodafone.pt, tal como fotografia em anexo, considera-se que estão a ser incorretamente contabilizadas as comunicações de dados móveis, ou até mesmo, contabilizados em duplicado, pelo que solicita-se a vossa melhor atenção para a regularização do problema detetado.

Mais se informa que na realização do teste de visualização de video via youtube, encontrava-se restringida a utilização de dados de todas as outras aplicações, mesmo em segundo plano.

Com os melhores cumprimentos,

João CaldeiraIMG_20210919_161930.jpgIMG_20210919_161902.jpgScreenshot_2021-09-19-16-18-34-313_com.android.settings.jpg

7 RESPOSTAS 7

Rute_Vodafone
Administrador
Administrador

Olá @Joao_Caldeira,

 

Para que possamos analisar o consumo efetuado pelo seu serviço, pedimos que nos indique, por mensagem privada:

 

- Número de telefone

- Nome completo do titular

- Morada completa (com código-postal)

- PIN original

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Boa tarde,

 

Tenho o mesmo problema após alteração do tarifario de 500mb que tinha da yorn para yorn de 1Gb.

Os dados nromais desapareceram totalmente, e os dados de aplicações estão a 14,79gb.

Coisa que também acho impossivel porque só uso o telemovel em redes sociais.

Super insatisfeito antes tinha 500megas e nada disto acontecia!

 

Olá  @NelsonPT94

 

Para que possamos analisar o consumo efetuado pelo seu serviço, pedimos que nos indique, por mensagem privada:

 

- Número de telefone

- Nome completo do titular

- Morada completa (com código-postal)

- PIN original

- Apps mais utilizadas e tipo de utilização

 

Obrigado,

Prag_Vodafone

TiagoMR1
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Tenho exactamente o mesmo problema! Antigamente não chegava a gastar os 5 GB. Agora que mudei de tarifário em duas semanas já quase gastei 5gb com a mesma frequência de utilização.
Agradeço que verifiquem , uma vez considero que considero uma situação anómala e que pelos vistos está a acontecer a mais utilizadores que procederam a esta alteração de tarifário.
Obrigado

Olá TiagoMR1


A contabilização dos dados é igual em todos os tarifários, sendo que a Vodafone apenas regista as ligações efetuadas pelo equipamento para a Rede.

 

O Wi-Fi pode ficar temporariamente indisponível e ao ter os dados móveis ligados o equipamento continuará aceder à internet. Num Iphone ou Android, mesmo que o canal de Wi-Fi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativos e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do Wi-Fi.

 

Alertamos que conforme o funcionamento dos Smartphones, sempre que os dados móveis são ligados todo o equipamento acede à internet não sendo possível canalizar este acesso para uma app em específico.

 

A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.

 

Estes contadores são pequenos aplicativos nos telefones que permitem ajudar o Cliente a controlar os consumos de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que este aplicativo possa dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.

 

Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço. Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.

 

Processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra e contam todo esse tráfego.

 

A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação.

 

A informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pelo My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador. Ciclo de faturação/renovação dos contadores – Deve, dentro do possível, acertar a contagem que é feita pelo telefone, alterando o ciclo de renovação dos pacotes de dados no mesmo dia em que isso acontece no fornecedor de internet.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Boa tarde, agradeço a informação exaustiva relativamente ao tarifário e forma de consumo de dados evidenciando q os contadores do equipamento não correspondem aos vossos. Era algo que eu já sabia e não me queixei..
Se O caro assistente tivesse lido corretamente o meu comentário, dizia que a utilização foi identica à utilização efetuada durante o anterior tarifário, e só após a alteração de tarifário, é que se deteta, para o mesmo tipo de utilização e equipamento, um consumo muito superior ao anterior, na ordem do dobro dos dados consumidos.
Entendendo-se assim que será um problema na Vodafone na contabilização dos consumos erradamente.
Nesse sentido eu agradeço a análise da situação. Obrigado

Olá @TiagoMR1,

 

Para que possamos analisar o consumo efetuado pelo seu serviço, pedimos que nos indique, por mensagem privada:

 

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- Nome completo do titular

- Morada completa (com código-postal)

- PIN original

 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".

 

Obrigado,

Thau_Vodafone