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Solução

Apple Music consome dados

ianchika
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior
Bom dia.
Será possível o meu Apple Music estar a consumir dados?
É que ontem fiquei quase sem 1Gb e estive, maioritariamente, a ouvir música...
17 RESPOSTAS 17

Sucede-me exatamente o mesmo. Sou Yorn X 1GB e os meus dados móveis subitamente começaram a gastar-se a um ritmo alucinante - o que é estranho, tendo em conta que estou quase sempre em sítios com Wi-fi. Desconfiei do Apple Music, única aplicação que utilizo durante deslocações entre espaços com Wi-fi, ou do Pokémon Go, mas tendo em conta que supostamente as aplicações em questão não consomem dados, pensei que devia ser uma suposição parva. Só que não: bloqueando o acesso a dados móveis a todas as outras aplicações, e usando apenas o Apple Music, o plaffond de 1 GB continua a desaparecer, exactamente ao mesmo ritmo que o meu telemóvel indica estarem a ser usados dados no Apple Music (ou seja, se o My Vodafone diz que tenho menos 50 MB de internet para gastar, as definições do telemóvel indicam que o Apple Music consumiu 50 MB). O mesmo, já agora, não sucede se eu usar o Pokémon Go com todas as outras apps bloqueadas.

 

Contas feitas, o contador do meu telemóvel (que tendencialmente é rigoroso, apesar de não ser infalível) indica que este mês, em consumos de aplicações não constantes do vosso plaffond gratuito (YouTube, Instagram, Facebook...), consumi sensivelmente 500 MB de internet (arredondamento bastante para cima). Ou seja, devia ter ainda algo como 500 MB por utilizar.

 

Curiosamente, o MyVodafone diz que tenho somente 130 MB por utilizar, e o contador de telemóvel diz que utilizei algo como 300 MB de Apple Music. Ainda faltariam sensivelmente 100 MB por explicar, mas vamos admitir que o contador é, lá está, falível.

 

Portanto, julgo que poderá ser um problema não individual, mas sistémico, e que obviamente tem de ser resolvido.

Anónimo
Não aplicável

Olá @Ragnarsson

 

Para podermos verificar os consumos efetuados no seu serviço, pedimos que nos indique o seu número e respetivo PIN original, através de mensagem privada aqui no fórum.

Adiantamos que os consumos efetuados dependem do tipo de acesso que está a fazer. O streaming de músicas efetua um consumo muito superior à navegação em um browser.

 

Obrigado

João - Vodafone

ianchika
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

@Ragnarsson

Depois, se for possível, diga qual foi a solução que a Vodafone lhe transmitiu.

 

"Adiantamos que os consumos efetuados dependem do tipo de acesso que está a fazer. O streaming de músicas efetua um consumo muito superior à navegação em um browser."

Esta resposta, no que ao problema diz respeito, é uma junção de nada com coisa nenhuma...

Conforme se pode entender no link que deixei no comentário anterior os operadores apenas aproveitaram para com esta nova deliberação poderem cobrar uns valores extra que em muito engordarão os cofres da Vodafone.

Mas este pessoal da Vodafone que aqui coloca as respostas automáticas que não se iluda. Vão continuar a trabalhar muito e a receber pouco.

Duas chamadas e um longo contacto por Facebook depois, obviamente que a situação continua na mesma, e que a culpa não é da Vodafone - e faltou pouco para me dizerem que era minha. Vieram com a conversa já mais do que cansada da política de utilização responsável (o tráfego registado é muito, muito, muito inferior ao limite... mas não interessa, vamos fingir que o cliente não sabe da PUR e dos 10GB), "os contadores não registam quaisquer falhas", e por aí fora, ignorando convenientemente quase todos os factos apresentados.

 

Neste fórum, há mais utilizadores a queixarem-se de falhas na contagem de tráfego. Noutro fórum bastante popular de tecnologia, há vários utilizadores a queixarem-se do mesmo. Mas o problema, aparentemente, não é da Vodafone. Porque os contadores estão certos, é como aquela senhora da série Little Britain que se limitava a dizer "computer says no". Deve ser só uma coincidência enorme.

 

Ah, e claro, o atendimento foi muito prestável. No final do primeiro telefonema, disseram-me que me ligavam nas 24 horas seguintes para dar continuidade à questão e saber se a situação tinha ficado resolvida. Gastei 0,95€ e sensivelmente meia-hora do meu tempo nessa chamada - uma chamada, é importante lembrar e sublinhar, para que a operadora responsável pelo problema, e que lucra com esta chamada, resolvesse o dito cujo. Foi preciso eu contactar a Vodafone por Facebook, uma semana depois, para me ligarem. Absolutamente inenarrável.

 

O que vale é que há mais oferta no mercado.

 

ianchika
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior
  1. A ideia com que o cliente fica é a de que estas respostas são previamente elaboradas para que o cliente fique desarmado com tanta falta de vergonha pois são respostas que não fazem sentido nenhum e curiosamente são exactamente as mesmas para toda a gente.

Tive um problema nas gravações automáticas da box. Andei quase um ano a tentar que me o resolvessem, quase que me fizeram pensar que realmente era eu que estava a fazer alguma coisa mal... Até chegaram ao ponto de me sugerir desistir da box porque o serviço que contratei foi o de TV, a box é um adicional.

Depois de tanto tempo o problema foi finalmente resolvido e afinal era apenas uma permissão que se tinham esquecido de me atribuir. Tanto tempo perdido, apresentei até uma queixa na DECO mas a verdade é que nem um pedido de desculpas foi apresentado.

Entretanto, no que à situação dos dados diz respeito, curiosamente "ganhei" um prémio de 15Gb de net durante 30 dias. É dai que estão a ser descontados os dados do Apple Music. Mais uma vez não deveria acontecer pois sendo uma App gratuita devia ser descontada dos 10Gb da PUR mas tal não acontece.

Vou verificar como é feita a portabilidade e no fim destes 15Gb vou mudar para o WTF.

Provavelmente terei problemas semelhantes mas ao menos tenho opção de escolha entre o Apple Music e o Spotify.

@ianchika

 

Ao ganhar um prémio de dados do Yorn Shake It ou ao ativar um aditivo de internet, os dados serão primeiro consumidos desse prémio/aditivo e depois de terminar ou esgotar, passará aos plafonds do Yorn X.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Verifico no site MyVodafone que hoje me desapareceram mais 29 MB (sensivelmente) do plaffond geral. Bloqueei o acesso a dados móveis (primeiro plano) a todas as aplicações, exceto ao Pokémon Go (27 MB de consumo) e ao Lisboa MOVE-ME (8,9 KB). O Facebook em segundo plano gastou 265 KB, o Instagram 59 KB, as aplicações Google gastaram 1,2 MB. São os meus consumos de hoje. Mas aposto que os contadores da Vodafone dizem que está tudo certo, deve ser imaginação minha.

ianchika
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Não sou bruxo mas tendo em consideração que já enviaram o comentário a solicitar que enviasses os dados em privado, de seguida vão dizer que está tudo normal.

 

Não sei se é permitido colocar links externos mas importa divulgar o que defende a ANACOM:

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1082915/anacom-operadoras-podem-cumprir-neutralidade-sem-p...