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Solução

Erro no cálculo do consumo de dados

gharrison11
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Bom vou usar isto como última tentativa antes de reclamar diretamente no livro de reclamações e deixar a ANACOM resolver. Ao dia 23-03-2021 eu tinha gasto menos de 5 gigas do meu pacote de 10 gigas mensais (do pacote de dados "gerais") Ontem, dia 24-03-2021 duma só assentada de manhã a Yorn considerou que eu gastei mais de 4 gigas (ou seja, tanto quanto durante o período de 01-03-2021 até 23-03-2021) o que é totalmente falso. Dirigi-me a duas lojas e demonstrei que tinha sérias dúvidas de que o consumo estivesse bem calculado, tendo inclusive mostrado diretamente no meu telemóvel os meus consumos mensais por aplicação. (tirando Instagram, Spotify e Youtube que têm consumos superiores e são taxados ao pacote de dados de "apps" ou "apps vídeo" e que não contam para o pacote de 10 gigas de dados "gerais", todo o restante consumo não se aproxima nem de perto de chegar a 9 gigas que a yorn já me retirou do consumo) foi aberta uma incidência para avaliar a situação e garantiram que seria contactado. a yorn contactou-me por sms dizendo que o problema estava resolvido e para mais informação deveria ligar ao apoio ao cliente... não só o problema não estava resolvido como me recuso a pagar para ligar apoio ao cliente para me resolver o problema que não é culpa minha. contactei a yorn por várias redes sociais, garantem que o calculo do consumo está bem calculado e deram várias desculpas para que a culpa fosse minha: -não ter o spotify premium (que tenho); -clicar em ligações no facebook que me reencaminham para links externos ao facebook (mal uso facebook); -fazer hotspot para outros aparelhos (que não faço); -já poderia ter gasto os dados de apps ou de vídeo e o consumo passou a ser descontado do geral (também é falso... tenho ainda 9 gigas dos dados de apps... e dou já a pista que acho que o problema é esse... andam possivelmente a descontar o spotify como dados gerais em vez de dados apps... acho eu e acham os trabalhadores que olharam para os meus consumos) etc etc mantive o meu pedido: ou admitem o erro e resolvem a situação ou provam-me que estão certos e eu peço desculpa pelo incómodo ... mas para me provarem que estão certos preciso que me especifiquem concretamente onde e em que horário cada um dos gigas desaparecidos foi gasto... quero informação detalhada. a informação do MEU consumo não me é cedida, porque a proteção de dados protege os meus dados de serem consultados por mim próprio. esta foi a desculpa dada para não me prestarem mais informação estou disposto a mandar prints com os meus consumos calculados ou a prestar informação adicional... agora a dúvida é: vão resolver a situação? (nem preciso de todos os 4 gigas que me foram indevidamente tirados... apenas do suficiente para chegar ao fim do mês sem ter que pagar um rim por 100 megas extra) ou reclamo de forma oficial e trata a ANACOM do problema?
1 RESPOSTA 1

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @gharrison11,

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede, sendo que a informação dos volumes consumidos, está presente em My Vodafone » Ultimas comunicações.


De acordo com as condições do tarifário, apesar da generalidade do tráfego destas Apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.

 

Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das Apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.

 

Alertamos para o facto de que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando assim desconto do plafond mensal de dados do tarifário.

Alguns exemplos são:
- Aplicações de redes sociais (facebook; Instagram; Whatsapp; Skype, Snapchat, Telegram, Messsenger, Google Play Store; Wire, LINE,…);
- Meteorologia (Exemplos - Accuweather; Dark Sky; Weather Channel);
- Aplicações economizadoras de bateria((Battery Doctor; Battery Saver; Avast Battery Saver);
- Browsers específicos ( Yahoo; Firefox; Google Chrome);

 

Reiteramos ainda toda a informação dada por mensagem privada a 24 de Março.
 

Esta situação tinha já sido encaminhada à área responsável de forma a ser analisados os consumos, não tendo sido verificada qualquer anomalia.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone