cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Atualização EMUI 9.1 Mate 20 Lite

jnovais
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Exmos,

 

Sabendo recentemente por fontes fidedignas que a EMUI 9.1 já foi lançada para o Mate 20 Lite, pretendia saber por quanto mais tempo vão obrigar os assinantes da Vodafone a esperar por esta atualização?

134 RESPOSTAS 134

JM60
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Depois de ler as muitas mensagens a propósito deste assunto chego à conclusão que a Vodafone não quer dar explicações concretas sobre a actualização 9.1 para o Mate 20 lite. Por parte da Huawei Portugal assiste-se à desrresponsabilização, com os clientes no meio deste jogo podre. 

Quero deixar uma questão que queria ver respondida por parte da Vodafone: Em que parte do contrato está escrito que os clientes bloqueados não têm direito às actualizações?

Estamos pois perante uma enorme falta de respeito e consideração pelos clientes que compraram este equipamento. Mais, o não cumprimento do contrato por uma das partes obriga à sua suspensão se assim o entender e a Vodafone estando em falta, está sujeita a essa situação.

Pela parte que me toca esperarei mais uns dias, se a actualização não acontecer ou não me for dada uma resposta apresentarei queixa contra a Vodafone em todas as instâncias que possam intervir num caso destes.

 

 

@JM60 

A Vodafone não é obrigada a fornecer atualizações para nenhum dos seus equipamentos. No contrato não é referido nada acerca deste ponto, já que não é a vodafone responsavel pelo hardware, mas sim o fabricante - e é nesse ponto que esta refere estar "sujeita ao fornecimento da atualização pelo fabricante".

 

Em nenhum momento a Vodafone está a quebrar o contrato consigo, porque não existe nada que estipule que tenha de ser fornecida atualização para versões recentes do Android. 

 

Pelas mensagens anteriores é visivel que tambem não estou agradado com esta situação, mas acho que existem muitos consumidores que agem mais por "raiva" do que outra coisa. Estar a passar logo isto para queixas e não sei que mais é algo totalmente desnecessário. Porque? Porque, no final e de forma legal, a Vodafone não está a quebrar nada nem a violar nenhuma lei...

 

Agora, se é justo este atraso em fornecer um simples update que, nas versões desbloqueadas, já se encontra disponível faz meses? Isso é outra história completamente diferente, mas que não envolve o foro de contratos ou questões legais, mas sim a responsabilidade e respeito pelos clientes.

JM60
Novo Utilizador
Novo Utilizador
"A Vodafone é inteiramente responsável pelo fornecimento da atualização do EMUI 9 para o Mate 20 Lite - bem como qualquer outro equipamento. A Huawei já forneceu a atualização geral, cabe agora à Vodafone lançar a sua versão "adaptada", que consiste apenas na inclusão de algumas apps proprietárias "pré-instaladas". Porém, a atualização já se encontra disponível pela fabricante e foi fornecida por esta à Vodafone." A Huawei já publicou um comunicado onde esclarece isto. Em primeiro lugar as versões desbloqueadas do Mate 20 Lite já receberam as actualizações. Em segundo lugar quando se compra um equipamento seja ele qual for não é o vendedor que impõe regras, elas já estão estipuladas por lei e a Vodafone ou seja quem for tem que as cumprir e quando não está escrito recorre-se à lei geral ou ao código civil. Em terceiro lugar não se trata de raiva, mas sim de moral, trata-se de justiça e respeito pelos clientes e sendo a primeira vez que isto me acontece, será de certeza a última. Por fim, é com esse tipo de respostas que a Vodafone se vai sentido capaz de fazer o que quer e no direito de desrespeitar os clientes. Eu pago todos os meses o que contratei, por isso tenho o direito de ter o telefone actualizado ou agora a razão está do lado do prevaricador.

Eu não estou a apoiar a Vodafone de nenhuma forma. Alias, o exerto que referiu foi exatamente eu que o escrevi...

 

Apenas estou a dizer o que a lei diz: a Vodafone está no seu pleno direito de não fornecer atualizações, se assim bem o entender. Reclamar não vai alterar isso.

o que paga todos os meses da sua parte é o serviço telefonico - Rede Móvel - não o hardware. É neste ponto que muita gente tambem se confunde.

 

O que está a pagar é o acesso à rede da Vodafone, não o equipamento - duas coisas completamente diferentes entre si.

Obviamente, a Vodafone é responsavel pela pos-venda de smartphones que venda, mas não é responsavel por fornecer updates para o mesmos nem tem obrigação para isso.

 

Alias, se comprar um smartphone em qualquer outra empresa, ou até diretamente um desbloqueado a uma fabricante, esta em nenhum momento lhe vai garantir a atualização (pelo menos a maioria não). 

JM60
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Temos que nos entender numa coisa. É ou não verdade que a Huawei fornece as actualizações à Vodafone? Assim sendo porque razão a Vodafone não as disponibiliza particularmente aos aparelhos bloqueados?

@JM60 

Verdade, a Huawei fornece a atualização à Vodafone. E quem depois fornece esse update aos clientes é a Vodafone.

Agora, a Vodafone não tem obrigação de fornecer o update, assim como a Huawei tambem não é obrigada a fornecer o update a nenhum dos seus clientes com dispositivos desbloqueados - faz-o porque é a norma, mas não existe um contrato a dizer que o faz...

 

Quanto ao "porquê" da Vodafone não fornecer tendo a Huawei já fornecido, ai é o atraso da empresa sem duvida ou a sua falta de empenho em fornecer o update aos clientes.

Mas no ponto central está:

- A Vodafone ou Huawei são obrigadas a fornecer updates? Não

- Reclamar vai apressar as coisas? Não

- Alguma empresa está a cometer uma ilegalidade? Não

 

Novamente, não estou a apoiar a Vodafone de nenhuma forma, e quem quiser reclamar é livre de o fazer obviamente. Mas de pouco adianta porque não é algo que esteja em "contrato" à partida, tanto da Huawei como da Vodafone (ou qualquer outra marca, exceto diga isso - como a Nokia ou Motorola faziam).

Olá @JM60,


Movemos o tópico para um já existente.

 

Não existe informação adicional que possamos adiantar ao que foi indicado no tópico.
Assim que esteja disponível, serão todos notificados no equipamento.

 

Obrigado

Prag_Vodafone

DiogoAFSimoes
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde,

 

É possível saber se a Vodafone já está a realizar os testes para a nova versão da EMUI?

 

Obrigado

@DiogoAFSimões,

 

Juntámos o post a um tópico já existente.

 

De momento não temos informações relativamente à atualização no equipamento.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

@BrunoF_Vodafone 

Este topico é sobre o Mate 20 Lite, não o P20.... Smiley indiferente