Criação
Resposta
Solução
em 23-04-2019 06:28 PM
Exmos,
Sabendo recentemente por fontes fidedignas que a EMUI 9.1 já foi lançada para o Mate 20 Lite, pretendia saber por quanto mais tempo vão obrigar os assinantes da Vodafone a esperar por esta atualização?
29-07-2019 09:07 AM - editado 29-07-2019 09:08 AM
Depois de ler as muitas mensagens a propósito deste assunto chego à conclusão que a Vodafone não quer dar explicações concretas sobre a actualização 9.1 para o Mate 20 lite. Por parte da Huawei Portugal assiste-se à desrresponsabilização, com os clientes no meio deste jogo podre.
Quero deixar uma questão que queria ver respondida por parte da Vodafone: Em que parte do contrato está escrito que os clientes bloqueados não têm direito às actualizações?
Estamos pois perante uma enorme falta de respeito e consideração pelos clientes que compraram este equipamento. Mais, o não cumprimento do contrato por uma das partes obriga à sua suspensão se assim o entender e a Vodafone estando em falta, está sujeita a essa situação.
Pela parte que me toca esperarei mais uns dias, se a actualização não acontecer ou não me for dada uma resposta apresentarei queixa contra a Vodafone em todas as instâncias que possam intervir num caso destes.
em 29-07-2019 10:23 AM
A Vodafone não é obrigada a fornecer atualizações para nenhum dos seus equipamentos. No contrato não é referido nada acerca deste ponto, já que não é a vodafone responsavel pelo hardware, mas sim o fabricante - e é nesse ponto que esta refere estar "sujeita ao fornecimento da atualização pelo fabricante".
Em nenhum momento a Vodafone está a quebrar o contrato consigo, porque não existe nada que estipule que tenha de ser fornecida atualização para versões recentes do Android.
Pelas mensagens anteriores é visivel que tambem não estou agradado com esta situação, mas acho que existem muitos consumidores que agem mais por "raiva" do que outra coisa. Estar a passar logo isto para queixas e não sei que mais é algo totalmente desnecessário. Porque? Porque, no final e de forma legal, a Vodafone não está a quebrar nada nem a violar nenhuma lei...
Agora, se é justo este atraso em fornecer um simples update que, nas versões desbloqueadas, já se encontra disponível faz meses? Isso é outra história completamente diferente, mas que não envolve o foro de contratos ou questões legais, mas sim a responsabilidade e respeito pelos clientes.
em 29-07-2019 12:47 PM
em 29-07-2019 12:53 PM
Eu não estou a apoiar a Vodafone de nenhuma forma. Alias, o exerto que referiu foi exatamente eu que o escrevi...
Apenas estou a dizer o que a lei diz: a Vodafone está no seu pleno direito de não fornecer atualizações, se assim bem o entender. Reclamar não vai alterar isso.
o que paga todos os meses da sua parte é o serviço telefonico - Rede Móvel - não o hardware. É neste ponto que muita gente tambem se confunde.
O que está a pagar é o acesso à rede da Vodafone, não o equipamento - duas coisas completamente diferentes entre si.
Obviamente, a Vodafone é responsavel pela pos-venda de smartphones que venda, mas não é responsavel por fornecer updates para o mesmos nem tem obrigação para isso.
Alias, se comprar um smartphone em qualquer outra empresa, ou até diretamente um desbloqueado a uma fabricante, esta em nenhum momento lhe vai garantir a atualização (pelo menos a maioria não).
em 29-07-2019 01:11 PM
em 29-07-2019 01:16 PM
Verdade, a Huawei fornece a atualização à Vodafone. E quem depois fornece esse update aos clientes é a Vodafone.
Agora, a Vodafone não tem obrigação de fornecer o update, assim como a Huawei tambem não é obrigada a fornecer o update a nenhum dos seus clientes com dispositivos desbloqueados - faz-o porque é a norma, mas não existe um contrato a dizer que o faz...
Quanto ao "porquê" da Vodafone não fornecer tendo a Huawei já fornecido, ai é o atraso da empresa sem duvida ou a sua falta de empenho em fornecer o update aos clientes.
Mas no ponto central está:
- A Vodafone ou Huawei são obrigadas a fornecer updates? Não
- Reclamar vai apressar as coisas? Não
- Alguma empresa está a cometer uma ilegalidade? Não
Novamente, não estou a apoiar a Vodafone de nenhuma forma, e quem quiser reclamar é livre de o fazer obviamente. Mas de pouco adianta porque não é algo que esteja em "contrato" à partida, tanto da Huawei como da Vodafone (ou qualquer outra marca, exceto diga isso - como a Nokia ou Motorola faziam).
em 29-07-2019 10:28 AM
Olá @JM60,
Movemos o tópico para um já existente.
Não existe informação adicional que possamos adiantar ao que foi indicado no tópico.
Assim que esteja disponível, serão todos notificados no equipamento.
Obrigado
Prag_Vodafone
em 29-07-2019 07:27 PM
Boa tarde,
É possível saber se a Vodafone já está a realizar os testes para a nova versão da EMUI?
Obrigado
em 29-07-2019 08:39 PM
@DiogoAFSimões,
Juntámos o post a um tópico já existente.
De momento não temos informações relativamente à atualização no equipamento.
Obrigado
Brunof_Vodafone
em 29-07-2019 08:41 PM
Este topico é sobre o Mate 20 Lite, não o P20....