Criação
Resposta
Solução
em 20-05-2024 04:38 PM
Numa era em que estamos a ficar infestados de burlas online a vodafone deveria ter alguma forma de podermos reportar um numero de telefone e indicar o porquê.
Mesmo que nenhuma ação seja feita ao menos têm essa informação internamente. A vodafone tem que se adaptar aos problemas que estão a acontecer.
Agora algo curioso que me aconteceu agora mesmo.
Acabei de receber uma chamada de um número completamente REAL de uma escola básica qql da zona de Aveiro.
A pessoa estava a falar inglês e claramente era aquelas chamadas de scams, sabiam o meu nome. (Provavelmente de data leaks)
Desliguei e fui ver e realmente no site, no google e em varios sitios o número está verdadeiramente correto e é da escola.
Agora a questão é: É possivel agora fazerem-se passar por números de telefone? É um novo tipo de ataque?
Ou o telefone foi roubado? ou o cartão SIM foi roubado? E sabiam o pin? Isto é mesmo muito estranho e se for possível isto é um perigo enorme. Porque amanhã começam a ligar com numeros reais e conseguem ainda melhor enganar as pessoas. Estamos a aproximar-nos de um apocalipse total de burlas na internet a meu ver.
A vodafone deve adaptar-se e preparar-se para ter ações mais céleres. Liguei e disseram-me que tinha de ir a policia.
Eu se fosse á policia por causa de chamadas de spam/scams mais valia alugar lá um quarto. Criar tanta burocracia é dar tempo das pessoas causarem todos os estragos que quiserem.
em 20-05-2024 05:12 PM
Olá, @alexandremix,
Agradecemos o seu contacto e a partilha das suas preocupações.
Entendemos a frustração com as burlas online. A técnica que mencionou, chamada "spoofing", permite que burlões façam chamadas aparentando ser de números legítimos. Estamos cientes desta ameaça e a trabalhar em soluções.
A sua sugestão de reportar números suspeitos é excelente e será encaminhada para a nossa equipa de desenvolvimento. Entretanto, recomendamos que continue a bloquear esses números e reforçamos que deve apresentar queixa-crime junto das autoridades competentes.
É importante sublinhar que a Vodafone está ciente destas novas ameaças e está empenhada em desenvolver soluções para as combater. Aconselhamos sempre os nossos clientes a não fornecerem informações pessoais ou financeiras por telefone, especialmente em chamadas suspeitas.
Obrigado,
David_Vodafone
em 30-08-2024 09:03 AM
Solução para isto é URGENTE. Outros operadores permitem o encaminhamento das mensagens ou chamadas para um número curto o que permite reportar imediatamente SPAM e Phishing. A Vodafone é também responsável por gerir a atribuição de serviços e são vários os números 91.
em 30-08-2024 09:46 AM
Bom dia @jofam,
Compreendemos o quão incomodativas essas chamadas podem ser. Infelizmente, não temos como bloquear ou reencaminhar essas chamadas para um número específico.
Para ajudar a lidar com esta situação, recomendamos:
-Não responda a mensagens nem atenda chamadas de remetentes desconhecidos.
-Evite entrar em diálogo se a chamada for incomodativa.
-Programe um reencaminhamento gratuito para o Voice Mail através do My Vodafone Web: Menu Tarifários e Serviços » Serviços » Reencaminhamento de Chamadas (para voicemail) ou introduzindo as seguintes instruções: **21*60 [nº de telefone]# tecla de chamada.
-Solicite a confidencialidade do seu número na lista telefónica Vodafone, caso ainda não esteja.
-Remova a mensagem personalizada do Voice Mail, se existir.
-Bloqueie a receção de chamadas e SMS do número que o está a incomodar diretamente no telemóvel.
Se estas medidas não forem suficientes, pedimos, por favor, que apresente queixa às autoridades (PSP, GNR ou DIAP).
Obrigada,
Maria_Vodafone
em 30-08-2024 09:51 AM
Agradeço todas as sugestões, Maria.
A inexistência de soluções faz com que eu não possa contribuir ativamente para que o próximo (outro qualquer cliente) fique também protegido dada a inexistência de políticas e governance que permitam reduzir massivamente estes esquemas.
E, como compreende, uma queixa às autoridades é só mais morosa do que uma implementação a nível de operador.
em 30-08-2024 11:21 AM
Para que possamos deixar a situação registada no sistema, poderia, por favor, enviar-nos uma mensagem privada com o seu número móvel, e o(s) número(s) que o(a) estão a contactar, e a data e hora em que foram realizadas essas chamadas?
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Obrigada,
Maria_Vodafone
em 24-09-2024 11:30 AM
A solução é urgente mas a solução não é reportar os números legítimos. No "spoofing" ambas as pessoas são vitimas. É por causa de pessoas mal informadas do que é o "spoofing" que muitos números vão começar a ir para listas de SPAM sem terem feito nada.
em 24-09-2024 11:27 AM
Peço desculpa mas não pude deixar de comentar o facto de estarem a aconselhar reportar e bloquear os números reais em caso de "spoofing". Lembrem-se que no "spoofing" ambos são vítimas no lado real do número (o que "liga" e o que recebe a chamada). Eu próprio já recebi duas chamadas este mês de pessoas que dizem que liguei para o número delas quando eu não liguei. Ou seja, o vosso aconselhamento é que essas pessoas reportem e bloqueiem o meu número quando eu não fiz nada e também estou a ser vítima de terceiros? Não faz sentido.