Criação
Resposta
Solução
há uma semana
Venho por este meio solicitar intervenção técnica urgente para a regularização do serviço Vodafone OneNumber associado ao meu número.
Troquei recentemente de equipamento para um Apple Watch Ultra 2, emparelhado com um iPhone 17 Pro Max. Procedi à desativação do serviço anterior e tentei a reativação na nova unidade. No portal/sistema da Vodafone o serviço surge como contratado/ativo, contudo na aplicação Apple Watch do iPhone o perfil fica indefinidamente em estado «A ativar» sem nunca concluir o provisionamento do eSIM.
Apesar de já me ter deslocado a várias lojas físicas, o erro persiste. Trata-se de um bloqueio de registo de perfil (SM-DP+/HLR) que requer a purga total da subscrição pendente no sistema e a emissão de uma ordem de ativação limpa.
Como utilizador de cadeira de rodas, a conectividade móvel autónoma no relógio é para mim um elemento crítico de segurança e acessibilidade pessoal em caso de emergência, pelo que solicito a resolução célere do processo.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Monteiro
Solucionado! Ir para a Solução.
há uma semana
Olá @pfpmonteiro,
Agradecemos o seu contacto.
Para que possamos ajudar, envie-nos o seu número de telefone por mensagem privada.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone
há uma semana
enviado
Sexta-feira
Olá a todos,
Depois de muitas tentativas, diagnósticos e deslocações, venho partilhar a solução que finalmente desbloqueou a ativação do OneNumber no meu Apple Watch, na esperança de poupar tempo e dores de cabeça a outros utilizadores que estejam a passar pelo mesmo.
Após ter confirmado com o suporte da Apple e através de testes cruzados que não existia qualquer avaria física nos equipamentos (nem no iPhone nem no relógio), o problema residia na comunicação das definições de rede com os servidores da Vodafone.
Passo a passo do que resolveu o problema:
Definições do iPhone: Aceder a Definições > Rede móvel (ou Serviço móvel) e selecionar o cartão/linha principal.
Desativar o limite de IP: Desligar a opção "Limitar seguimento do endereço IP" (esta opção pode bloquear pedidos diretos de autenticação/provisionamento da operadora).
Ativar Chamadas por Wi-Fi: No mesmo menu, entrar em "Chamadas por Wi-Fi" e ativar a funcionalidade.
Reiniciar a adesão: Na aplicação Watch (no iPhone), desativar/remover qualquer plano OneNumber que estivesse pendente ou com erro.
Reiniciar equipamentos: Reiniciar o iPhone e o Apple Watch.
Nova ativação: Voltar à app Watch > Rede móvel > Configurar serviço móvel e concluir o processo de adesão do OneNumber. O perfil foi imediatamente descarregado e o serviço ficou 100% ativo e funcional.
No meu caso, consegui resolver o problema com este procedimento simples. Não sou técnico, mas sei que a partilha nestes fóruns pode ajudar muitas pessoas. Fica também uma reflexão construtiva: estas experiências da comunidade não deveriam ser ignoradas pelos colaboradores nas lojas físicas, que por muitas vezes parecem saber tudo e mostram-se reticentes em aceitar sugestões de quem está do outro lado do balcão a tentar ajudar a resolver o problema.
Espero que este guia ajude quem estiver a bater contra a mesma parede com a ativação do serviço!
Cumprimentos a todos
Sexta-feira
Olá @pfpmonteiro,
Agradecemos o seu feedback e partilha de informações!
Ficamos felizes que tenha conseguido resolver a sua dificuldade, e aproveitamos para lamentar a insatisfação com o atendimento que experienciou. Garantimos que não é de todo esta a imagem que a Vodafone pretende transparecer e tão pouco faz parte da conduta desta empresa, onde nos pautamos por elevados padrões de qualidade, quer na prestação de serviço, quer no apoio prestado.
Todos os dias a Vodafone trabalha com o objetivo de melhorar os produtos e serviços prestados, obtendo assim a fidelização e satisfação dos nossos Clientes.
Obrigado,
Mayon_Vodafone
Sábado
Olá à equipa da Vodafone e à comunidade,
Agradeço a vossa resposta e a atenção dedicada à minha partilha.
De forma geral, a minha experiência com a Vodafone tem sido francamente positiva e este episódio não foi exceção no que toca ao empenho demonstrado. Na maioria das ocasiões, as equipas procuraram genuinamente solucionar a anomalia e submeteram múltiplos relatórios detalhados para a engenharia técnica, algo pelo qual estou sinceramente grato.
Gostaria apenas de deixar duas notas construtivas sobre episódios pontuais que vivenciei:
Desinformação técnica: Num dos atendimentos, foi-me assegurado com total convicção que o iPhone teria obrigatoriamente de estar ligado para que o OneNumber funcionasse no relógio — o que contraria o próprio princípio de autonomia do serviço e do eSIM. Chegou-se inclusivamente ao ponto de recorrer a ferramentas de IA para tentar validar esse argumento incorreto.
Falta de abertura ao cliente: Noutro contacto presencial, o colaborador dedicou cerca de duas horas a analisar o caso e elaborou um relatório exaustivo. Contudo, demonstrou uma resistência notória em acolher qualquer sugestão. Ao apresentar tópicos de discussão deste mesmo fórum onde outros utilizadores descreviam situações idênticas, a reação foi desvalorizar a comunidade, alegando que quem aqui escreve "não sabe mexer no telemóvel". Apesar da minha condição motora — desloco-me numa cadeira de rodas —, possuo formação superior na área de Novas Tecnologias da Comunicação e sabia que o despiste efetuado até àquele momento estava esgotado e exigia outra abordagem. Os factos vieram a comprovar exatamente isso.
Reconheço, contudo, que estes episódios correspondem a exceções. Na sua generalidade, fui atendido com profissionalismo e abertura, pelo que não necessitam de pedir desculpa em nome da instituição. O meu intuito foi apenas partilhar uma solução prática que possa apoiar tanto os clientes como as equipas de primeira linha em casos futuros.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Monteiro
Sábado
Olá @pfpmonteiro,
Antes de mais, queremos agradecer o tempo que dedicaste a partilhar este feedback.
Ficamos muito satisfeitos por saber que, de uma forma geral, a tua experiência com a Vodafone tem sido positiva, reconhecendo o empenho das várias equipas envolvidas na análise e resolução desta dificuldade.
Agradecemos também as notas que nos deixas relativamente aos episódios que descreveste. O teu testemunho ajuda-nos a identificar oportunidades de melhoria, não apenas ao nível da comunicação técnica, mas também na forma como ouvimos e valorizamos os contributos dos nossos clientes durante o processo de diagnóstico e resolução de situações mais complexas.
Obrigado
Brunof_Vodafone