cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Problemas Técnicos Com Modo Bridge e NAT Loopback – Violação de SLA e Quebras Contratuais

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Olá,

Estou a escrever este post porque enfrento obstáculos constantes ao tentar contactar o suporte técnico através dos números 16912 e 16913. Sou sempre redirecionado para o Tobby ou para o WhatsApp deste mesmo bot, o que não é nada útil quando a minha questão é de natureza técnica e requer análise especializada.

Em 2019, resignei-me ao facto de não poder habilitar o modo bridge no router derivado ao meu contrato com a vodafone ser particular, resultando na configuração do meu router para funcionar com a função DMZ do router da Vodafone. No entanto, isto é um paliativo. O NAT continua a ser gerido pelo router da Vodafone, o que cria problemas.

Problema: NAT loopback

O NAT loopback ocorre quando um dispositivo na rede interna tenta comunicar com outro dispositivo na mesma rede através do endereço IP público. No meu caso, isto está a causar falhas nas ligações, tanto na LAN como na WAN. Os pedidos falham porque são indevidamente roteados de volta para a rede interna em vez de serem encaminhados corretamente.

A incapacidade de processar pedidos devido ao NAT loopback compromete o contrato de prestação de serviços. Este é um problema significativo e, de acordo com as cláusulas contratuais relativas à prestação de serviços técnicos eficazes e fiáveis, pode constituir uma violação do contrato - tenho imenso tráfego perdido à conta deste problema.

Consegui mitigar parte deste problema implementando NAT hairpinning para portos específicos. Isto só é aplicavél em situações bastantes particulares em que conseguimos indentificar src ip, dst ip + port e + src/dst interface. O mesmo já não funciona para os restantes pedidos. Já para não falar do imenso trabalho que dá para fazer trace a cada caso e identificar em que ponto da ligação temos NAT loopback

Pedido Direto à Vodafone
Dada a gravidade deste tema e as potenciais quebras contratuais que ele pode causar, solicito uma resposta especializada e técnica. Não me digam para "Contactar o suporte técnico", isso requer ter de passar pelo Tobby ou outros agentes virtuais, ou mesmo uma primeira linha com respostas padronizadas para o clássico "Modo Bridge não funciona na vodafone"

Agradeço a vossa atenção

18 RESPOSTAS 18

Olá @SamuelM,

Desde já, lamentamos a sua insatisfação.

Informamos que respondemos a sua mensagem privada, pedimos que por favor verifique a mesma.

Obrigado,
Jvitor_Vodafone

"Informamos que o caso ainda está a ser analisado. "

1 mês de análise para dar resposta a algo que está reportado com o devido detalhe neste post? Impressionante.
Imagino o baile que vocês dão a clientes que não possuem know-how técnico.

Continuem lá analisar, eu cá aguardo. Estou sempre disposto a aprender algo novo.

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Viva, 

Gostaria de atualizar este post com o estado atual da situação.

Decidi contactar o suporte técnico através do 16912 para saber se ja havia algum update. Ninguém sabia da existência deste post. O tópico em causa nunca chegou a nenhuma equipa técnica, nem a nenhum departamento de eng da Vodafone.

Isto estava a ser visto por quem afinal nas últimas 6 semanas? Vocês responderam que estava a ser analisado internamente, por quem mesmo?

Adiante, eis a resposta oficial (e terminal) que obtive por parte do dep. técnico da Vodafone:

" Não suportamos/reponsabilizamos pelo tráfego perdido. Isso é problema do seu Router, desligue o NAT que resolve o problema"

Então mas vocês estão-me a mandar desligar o NAT (Firewall) do meu Router? Então e a minha segurança Informática que tenho de garantir (Clausula E1)? 

Com esta maravilhosa (e não brilhante) conclusão, despeço-me da Vodafone. Felizmente estes acontecimentos ocorreram perto do fim da minha fidelização (Dezembro).

Um bem haja.

PS: Sugiro que invés de areia, comecem a atirar soluções. Isto foi, sem sombra de dúvidas, vergonhoso.

Solução: Mudar de operador.

Olá @SamuelM,
Uma vez que esta situação para nós ainda não se encontra concluída, respondemos por mensagem privada.

Pode verificar, por favor?
Obrigada, 
Rosa_Vodafone 

SamuelM
Visitante Junior
Visitante Junior

Olá utilizadores que andam para aqui a ler este tópico,

Vim só deixar aqui uma mensagem para confirmar que o problema ficou mesmo resolvido, estou com a MEO desde do inicio de Janeiro e nunca mais tive problemas com perca de tráfego derivado a NAT loopback. 

Incrivél.

Bem haja

RobCC
Visitante Junior
Visitante Junior
Desenterro este tópico para confirmar que nunca tive este problema na MEO. De fora da rede (dados móveis ou outras redes), todos os meus reverse proxies funcionam perfeitamente. No entanto, o problema de NAT loopback afeta a Vodafone no acesso aos serviços locais a partir da LAN/WLAN. O meu workaround habitual é editar o ficheiro hosts e redirecionar os subdomains para os ip's locais, funciona em Windows e Linux mas é impossível no Android sem root, obrigando-nos a desligar o Wi-Fi e a usar os dados móveis para aceder a serviços dentro de casa. Talvez seja altura de ponderar a mudança de operador.

Olá, @RobCC, bom dia.

Queremos analisar esta situação em detalhe para percebermos o comportamento que estás a identificar com modo Bridge e NAT Loopback e ajudar da melhor forma.

Para avançarmos com a análise técnica, envia-nos por mensagem privada o teu número de conta ou NIF. Assim, conseguimos validar os dados necessários e acompanhar esta questão contigo.

Ficamos a aguardar a tua mensagem para continuar a ajudar.

Obrigada,
Brunna_Vodafone

Está noite trabalhei numa alternativa para resolver a falha NAT Loopback sem gastar dinheiro num novo router, ainda em testes mas aparentemente todos os serviços Vodafone estão a funcionar.

# Solução: Resolução de NAT Loopback em Routers Vodafone e Configuração de DNS WAN/LAN

Ao configurar serviços locais num NAS e expô-los através de um domínio externo, um dos problemas mais comuns nos routers da Vodafone é a limitação do NAT Loopback (*Hairpinning*). Adicionalmente, para que todos os dispositivos da rede fiquem a utilizar o AdGuard Home automaticamente sem configuração manual individual, é necessário atualizar os parâmetros de rede no router.

Abaixo encontra-se o procedimento completo.

## O Problema

Os routers fornecidos pela Vodafone (como o Smart Router) não suportam NAT Loopback adequado. Pedidos feitos a domínios próprios a partir da rede interna saem para a internet e falham a ligação. Além disso, por defeito, o router distribui o seu próprio IP como servidor DNS via DHCP aos dispositivos da casa.

## A Solução é Instalar um serviço local DNS como o AdGuard e usar-lo, como o meu NAS suporta docker é tudo mais fácil.

### 1. Configurar o IP do NAS como DNS no Router Vodafone
Para forçar toda a rede a utilizar o AdGuard Home instalado no NAS:

1. Acede à página de administração do router Vodafone (normalmente `192.168.1.1`).
2. Vai à secção de definições de rede local / DHCP IPv4
3. Localiza os campos referentes aos servidores **DNS**.
4. Altera o **Servidor DNS Primário** para o IP local estático do teu NAS
5. Guarda as alterações e reinicia o router ou força a renovação do DHCP nos dispositivos da rede.

### 2. Criar as Reescritas DNS (DNS Rewrites) no AdGuard Home
Para colmatar a falha de NAT Loopback do router:

1. Acede ao painel de administração do AdGuard Home.
2. Navega até **Filtros** > **Reescritas DNS** (*DNS Rewrites*).
3. Clica em **Adicionar reescrita**.
4. No campo **Domínio**, insere o teu domínio ou subdomínio (ex: `caesquemordem.synology.me`).
5. No campo **Endereço IP**, introduz o IP local do teu NAS
6. Clica em **Guardar**.

## Resultado

Com o servidor DNS configurado diretamente na página IPv4/LAN do router Vodafone, todos os equipamentos da casa passam a consultar o AdGuard Home automaticamente. A funcionalidade de reescritas DNS garante que o tráfego para os teus domínios locais é resolvido diretamente dentro da rede doméstica, contornando o NAT Loopback do router.

Obrigada por partilhares o detalhe da configuração e da alternativa que encontraste, @RobCC.

É positivo saber que conseguiste identificar uma solução que, pelos teus testes, permite contornar a dificuldade e melhorar o acesso aos serviços dentro da tua rede local.

Ainda assim, gostaríamos de analisar o cenário que descreves em maior detalhe, para compreendermos o comportamento que estás a verificar no teu serviço. Caso pretendas, mantém-se o nosso pedido para nos enviares por mensagem privada o teu número de conta ou NIF, para podermos validar a situação junto das equipas técnicas.

Continuamos disponíveis para ajudar e acompanhar esta questão contigo.

Obrigada,
Brunna_Vodafone