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Solução

Sem acesso a 3G/4G

Afdass
Visitante
Visitante

Bom dia.

Desde 2ª feira, por volta das 17/18/19h perdi por completo toda a rede 3G e 4G no meu aparelho de internet móvel.

Pensei que na altura fosse algum problema situacional de falta de rede ou algo do género e fui experimentar os dados móveis no meu telemóvel para utilizar a "oferta de natal" dos 10GB mas sem sucesso.

No dia seguinte (3ª feira), de manhã, acordei e reparei que ainda não tinha acesso a 3G ou 4G. Todos os aparelhos que tenho da vodafone que tenham acesso à internet estavam em rede EDGE, ou, por outras palavras, era o mesmo que não ter internet ligada sequer.

Liguei ao nº de apoio ao cliente da vodafone e relatei a situação. Dei o meu código postal para verificarem se havia alguma anomalia e foi-me dito que não havia qualquer problema com a rede na minha zona e foi-me também pedido para ligar/desligar os aparelhos, mudar cartões, etc, para despistar qualquer erro de conexão.

Nesse mesmo dia, dia de consoada, fui a casa dos meus avós, que fica na freguesia ao lado, e também lá não tinha (nem eu nem ninguém) acesso à internet e também me disseram que estavam todos com o mesmo problema com internet móvel desde 2ª feira por volta das 18/19h, tal como eu.

No dia seguinte, dia 25, mais uma vez continuamos todos sem 3 ou 4G e no entanto, fui à freguesia ao lado, que fica a uns 3 KM e aí já tinha 4G sem qualquer problema.

Hoje, dia 26, de novo em minha casa, continuo sem ter acesso, via vodafone, à internet, enquanto que o meu aparelho MEO tem 3.5-4G sem qualquer problema.

Inicialmente pensava que pudesse ser mesmo uma anomalia temporária, como o operador que falou comigo na chamada me disse, mas já lá vão quase 4 dias e tão cedo não parece haver esperança.

Freguesias em questão que estão afetadas são Chave e Rossas no concelho de Arouca, enquanto que na freguesia de Várzea, que fica os tais 2-3KM afastada das outras, não há qualquer problema. 

 

Queria saber qual é o problema, e não me venham dizer que não há qualquer registo de problemas porque se no dia de consoada estavam lá 15 pessoas que não tinham acesso à internet, quer fosse lá ou em casa, e eram todos clientes da vodafone, isso leva-me a acreditar que o resto dos habitantes das 2 freguesias também não têm e por isso sim, existe algum problema que já dura há quase 4 dias.

7 RESPOSTAS 7

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Afdass

 

Existiram dificuldades reportadas relativamente às comunicações Voz e Dados (2G, 3G e 4G) nas zonas centro e norte, as quais estiveram em acompanhamento pela área técnica. 

 

Estas dificuldades foram causadas pelas condições climatéricas que se fizeram sentir há dias, contudo temos indicação que se encontram na sua maior parte, ultrapassadas. Poderão existir no entanto alguns locais que ainda não estarão normalizados, estando ainda a ser resolvidas pelos técnicos no terreno.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Boa noite.

Mais depressa tinha escrito aqui, mais depressa tinha o acesso de volta, pelo que parece, uma vez que por volta das 14h de ontem, quando experimentei ligar os dados móveis, já tinha 4G sem problema.

 

A situação parece ter sido remediada. Digo remediada porque apesar de agora ter acesso à internet estou com velocidades e ping de batata (perdoem a expressão mas é isso mesmo) quando tenho pings de 200 a 800 ms e downloads/uploads de 0.77 Mbps num serviço que sempre teve 10-50ms de ping e 30-40 Mbps. Mas acredito que seja mais um transtorno temporário.

Boa noite novamente.

Apesar de já ter passado bastante tempo e apesar de já ter acesso à internet desde a semana passada, não vale de muito ter acesso quando a qualidade do serviço é quase medíocre. Situações como as de baixo penso que sejam inademissíveis num serviço como o "Vodafone On" que tem "velocidades de download até 300Mbps" mas aqui quase nem a 0.1% disso tenho tido nesta última semana. E, apesar de por vezes o download até vir a subir um pouco de longe a longe, o que me vai safando para ver uns vídeos e afins, o "ping" está um abuso. Entre 250 e 400 ms de ping quando, como disse anteriormente, nunca ter tido um ping superior a 100ms, nem lá perto.

Entendo que possam ter havido problemas graças ao mau tempo que houve nas últimas semanas, mas não acho muito aceitável comparando com um router que tenho da MEO, que está a utilizar um cartão 3G desde o tempo do e.escolas que consegue, sem problemas, atingir os 4Mbps de download e ping na ordem dos 30-40ms...


8901705020     8897571556

Anónimo
Não aplicável

Olá @Afdass,

 

Com a depressão Elsa, infelizmente foram registadas várias ocorrências pelo nosso país, a rede móvel foi um dos serviços afetados. Sendo a zona do Norte uma das mais atingidas.

De momento, temos a indicação de que estas dificuldades encontram-se praticamente ultrapassadas, estando apenas em falta algumas zonas em que a resolução está dependente de terceiros, como por exemplo da EDP.

 

Em todo o caso, aconselhamos o contacto com a linha 1214.

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Boa noite.

Portanto, estou durante a manhã/tarde sem qualquer constrangimento a nível de "lag" e velocidade de download e por magia a partir das 18-19h torna-se impossível jogar qualquer tipo de jogo em "real-time" porque os 300ms de ping voltam a atacar.

Se o problema é da EDP façam o favor de o reportar porque a partir das 19h há qualquer coisa que não está bem.

NUNCA tive qualquer problema com esta net (tirando no 1º ano de contrato quando me garantiram ser um tarifário «ili»mitado mas ocultaram-me a PUR dos 15GB e após isso ficava com uma net inútil durante as 3 semanas seguintes, mas isso é algo que já lá vai). Ao longo dos 4 anos que estou ligado a este tarifário que nunca tive problemas com instabilidade, falta de net, baixa velocidade e ping elevado (velocidades constantes entre os 9 e os 15Mbps).

Já estive mais longe de mudar de operadora porque apesar de saber que a vodafone é a melhor a nível de rede na zona onde resido, a MEO não tem falhado e oferece pacotes bem mais acessíveis, e aquele tal tarifário do e.escolas que venho a utilizar ao longo de 10 anos tem sido o que me tem salvo nestas últimas semanas. 

Verifiquem bem a situação porque seria infeliz eu ver-me obrigado a cancelar o serviço tudo devido a um suposto problema por parte da EDP ou whatever.

Olá @Afdass,

Agradecemos desde já a preferência nos nossos serviços e lamentamos que o temporal tenha afetado o normal funcionamento dos nossos Clientes.
Garantimos que sempre que são detetadas dificuldades, trabalhamos com a maior brevidade para as ultrapassar.
Todas as entidades envolvidas já se encontram a par do sucedido e todos os esforços estão a ser efetuados para a célere resolução.

Sugerimos que reinicie o seu equipamento.
Em casos de dificuldades, aconselhamos o contacto com a linha 1214.

Obrigado

Prag_Vodafone

Boa tarde.

Infelizmente parece que vou ter que proceder à rescisão de contrato porque o problema persiste há quase 1 mês e continuo, no entanto, com a internet bastante instável. Apesar de ter melhorado alguma coisa nos últimos dias continua muito longe do serviço a que tive acesso ao longo dos 4 anos que estive a usufruir do mesmo e isso só me prejudica a mim.

 

Ligar não vale a pena porque dizem-me sempre o mesmo: não há qualquer problema da nossa parte mas contudo reinicie o dispositivo. Já perdi a conta às vezes que dei reset ao router e isso nunca resolveu o que quer que fosse nem nunca irá resolver.