cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Consumo excessivo automatico nao solicitados de dados em Roaming

Amaro-Jose
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Sou cliente da Vodafone há longos anos, detentor de um pacote fixo ativo, e venho por este meio solicitar a vossa sensibilidade e revisão de um valor faturado em Roaming no Uganda (Fatura de Maio/2026), que considero desproporcional.
Estou temporariamente no Uganda e utilizo um SIM local para dados e comunicações. Contudo, no passado mês, necessitei de inserir o meu cartão SIM da Vodafone estritamente por 17 minutos (das 11h50 às 12h07) com o objetivo exclusivo de receber SMS de autenticação bancária para efetuar pagamentos urgentes. Como sabem, a receção de SMS é gratuita.
Infelizmente, durante esse curtíssimo período de 17 minutos, foram faturados 9 MB de dados em Roaming, divididos em 4 períodos, gerando uma cobrança inesperada de quase 50 EUR.
Não realizei qualquer navegação consciente. Sendo um utilizador comum, compreendi tardiamente que o meu smartphone efetuou atualizações automáticas e sincronizações em segundo plano sem a minha autorização ativa ou perceção. 
Considerando o meu histórico impecável como cliente residencial e de longa data, e tratando-se de uma situação pontual originada por processos automáticos do equipamento (e não por consumo voluntário), apelo à vossa melhor compreensão e boa-fé para que seja emitido um crédito de cortesia comercial relativo a este valor de dados em Roaming.
Fico a aguardar a vossa resposta e a vossa habitual atenção.
Melhores cumprimentos,
1 RESPOSTA 1

Flávia_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá, @Amaro-Jose,

A Vodafone apenas aplica a taxação com base na informação enviada pelo teu equipamento na rede. Lembramos que a Vodafone disponibiliza o My Vodafone para que possas controlar os teus consumos.

Num smartphone, mesmo que o Wi‑Fi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativados e alguma app ou funcionalidade estiver configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do Wi‑Fi. Em outras situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou apps em segundo plano.

Esclarecemos também que, como característica dos smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e, apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deves desativar o 4G para além dos dados móveis.

Para que possamos verificar a tua situação específica em sistema, pedimos, por favor, que nos envies mensagem privada com os teus dados de cliente (número de conta ou serviço Vodafone ou NIF do titular). Para enviar, clica num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolhe "Enviar uma mensagem privada".

Aguardamos o teu contacto.

Obrigada,
Flávia_Vodafone