Criação
Resposta
Solução
em 23-05-2019 09:16 PM
Desde que mudei de Yorn X 5gb para 1gb, que noto que o consumo de dados aumentou, onde antes em 5gb por mês tinha um consumo de cerca de 750/850mb, assim que mudei para 1gb comecei a andar perto dos 1024, se nao ultrapassando. Este mês, notei um consumo excessivo de dados, de salientar que o uso tem sido igual, tanto seja aquado do tarifario de 5gb, como de 1gb, e o equipamento o mesmo, hj reparo que ao sair de casa (onde o tlm anda ligado à wireless), tem cerca de 234mb (através da app myVodafone), recebo uma mesagem passado pouco tempo, que excedi os dados, e foi me adicionado um extra de 100mb.
Pedia que vejam esta situaçao, pois acho estranho este gasto anormal de dados, sem que alguma alteraçao tenha sido feita do meu lado. A continuar assim, só perco a confiança que tinha na Vodafone e na sua justa cobração de dados.
Ainda adiciono, que segundo a app myVodafone, gastei cerca de 1,5gb de app gratuitas, sendo que o uso de dados é marioritáriamente em apps, que supostamente são gratuitas.
em 27-05-2019 01:03 PM
Olá @guiZmo,
Conforme a resposta da moderadora @Anónimo, o apn correto é o net2.vodafone, sendo que caso seja android pode consultar a configuração através do respetivo link que também foi indicado.
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 27-05-2019 01:53 PM
Então estive a comparar o APN dos manuais que dizem, com o que sempre tive no meu tlm (visto que nunca mexi em qq informação de APN)
Nome
Vodafone.Net2
APN
net2.vodafone.pt
Proxy
iproxy.vodafone.pt
Porta
80
Palavra-Passe
********
Servidor
Não definido
MMSC
Não definido
Proxy de MMS
Não definido
Porta MMS
Não definido
MCC
268
MNC
1
Tipo de autenticação
Não definido
Tipo APN
default, supl, mms
Protocolo APN
IPv4/IPv6
Protocolo APN quando em roaming
IPv4
Activar/desactivar APN
APN activado
Portador
Não especificado
Tipo de MVNO
Nenhum
Valor da MVNO (operadora Móvel com Rede Virtual)
Não definido
Agora a minha questão, quem define estes dados no equipamento?
em 27-05-2019 03:21 PM
No caso de equipamentos Apple, essas definições são as únicas aceites pelo equipamento. Em Android, o utilizador poderá definir outros pontos de acesso.
Obrigado
Brunof_Vodafone
em 27-05-2019 03:23 PM
Tendo em conta que o tlm foi comprado livre de operador, e colocado o sim Vodafone e usado desde então até ao dia de hoje. Como justificam o APN que divulguei?
em 28-05-2019 10:00 PM
E se dizem estar tudo bem com a situacao que descrevo, como explicam que desde que abri este tópico, apos ter sido descontado o extra de internet, e tendo eu desligado os dados moveis, hj à tarde foi me descontado novo extra de internet? Nao tendo eu os dados moveis activos?
em 30-05-2019 09:01 AM
Devido a um consumo excessivo de dados, que segundo vocês é "normal" e nao encontraram nenhuma naomalia para quem só usa as apps "gratuitas", e pouco ou nada de algo que saia das supostas apps "gratuitas". Foi me retirado um extra de 100mb sem sequer eu pedir, assim que o mesmo foi descontado, desactivei os dados moveis. Reparei que tinha desse extra 99mb. À dois dias, e sempre com os dados moveis desligados deste então, passando a usar uma internet movel, é me retirado novamente mais um extra. Agora como explicam que com dados moveis desligados, ainda esteja, supostamente, a consumir internet para ser descontado mais 1 extra? Aliás, extra esse que nem sequer agora aparece os dados já consumidos do mesmo, que deverá ser 100mb, será que vai ser cobrado outro extra? E porquê o extra é cobrado sem me dar a hipotesse de decisão se quero ou nao?
em 30-05-2019 09:55 AM
Olá @guiZmo,
Movemos a sua mensagem, para o seu anterior tópico
A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede, pelo que tendo existindo essa taxação, é porque o seu equipamento fez ligação via dados móveis.
Como condição comum a todos os tarifários pré-pagos, quando é esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento.
A tarifa de internet móvel tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias.
https://www.vodafone.pt/telemoveis/tarifarios/detalhe-tarifa-internet-movel.html.
Esta informação está também presente nas condições do seu plano emhttps://www.yorn.net/yorn/tarifario/yornx.html
Recordamos que ao aderir a um tarifário, o Cliente aceita todas as suas condições.
Obrigado,
JoãoR_Vodafone
em 30-05-2019 10:11 AM
Com as vossas respostas automáticas, e sem vontade de tentar perceber o problema, vou mudar para outra operadora. Obrigado.