cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Ping instável em jogo online vários servidores europeus (apenas clientes Vodafone)

Ryan1
Visitante Junior
Visitante Junior

Bom dia,

Nas últimas semanas tenho verificado um problema bastante consistente com a minha ligação Vodafone ao jogar FPS online. Entre as 19h00 e as 22h00, o ping, que fora dessas horas é normalmente 48–50 ms, aumenta de forma abrupta e começa a oscilar entre 80 ms e 110 ms, com média perto dos 100–110 ms.

Isto acontece em vários servidores europeus, não apenas num, o que elimina a hipótese de os servidores estarem sobrecarregados ou com problemas.

Jogadores portugueses com outros operadores (MEO, NOS) mantêm valores normais, totalmente estáveis, tal como jogadores internacionais. Pelo contrário, apenas os jogadores portugueses com Vodafone apresentam exatamente a mesma oscilação.

Ou seja, este problema não é local, não depende dos servidores de jogo e afeta apenas clientes Vodafone em horários de maior tráfego. No passado isto acontecia ocasionalmente, mas ultimamente tem ocorrido praticamente todos os dias.

Tudo indica que poderá haver um problema de routing ou possível saturação em alguma rota/peering da Vodafone durante este período? Se for possível, gostaria que a equipa técnica analisasse a situação.

Mais alguém está a experienciar o mesmo?

Obrigado.

11 RESPOSTAS 11

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Ryan1 

Sugerimos que reinicie os equipamentos do seu serviço fixo para verificar se a dificuldade é ultrapassada. Caso não seja, envie-nos uma mensagem privada com o Número de conta Vodafone para que o nosso técnico possa verificar a questão.

Obrigado

Brunof_Vodafone

Olá Bruno.

Sim. Já reinicie, mas como descrevi o problema não é local, acontece com vários utilizadores Vodafone em Portugal. Ainda assim precisa que lhe envie o meu nr de cliente?

Obrigado 🙂

@Ryan1 

Agradecemos o feedback.  Envie-nos o número de conta por mensagem privada para que o nosso técnico consiga analisar esta questão.

Obrigado,

BrunoF_Vodafone

Ryan1
Visitante Junior
Visitante Junior

Obrigado.

Seguiu PM 

Ryan1
Visitante Junior
Visitante Junior

Boa dia @BrunoF_Vodafone ,

Venho atualizar a situação porque o problema persiste e até se agravou. Já contactei o apoio técnico, recebi uma mensagem privada e respondi, estando neste momento a aguardar retorno. Deixo abaixo dados técnicos que podem ajudar na análise.

Sintoma

• Durante os dias úteis, o problema ocorre regularmente entre as 19:00 e as 22:00.

• Ao fim-de-semana, o problema aparece também durante a tarde, não apenas ao final do dia.

• Fora desses períodos, a ligação mantém-se estável (ping ~48–50 ms).

• Em horário problemático, a latência aumenta de forma significativa e há jitter/picos prolongados.

• Isto acontece não apenas num servidor: o exemplo abaixo é apenas um entre vários destinos na Europa onde o comportamento se repete.

• O problema afeta exclusivamente utilizadores Vodafone PT (confirmado com várias pessoas). Utilizadores MEO/NOS e jogadores internacionais mantêm latências normais nos mesmos servidores.

Testes realizados:

Fora de pico:
8 ~33 ms
9 ~35 ms (Londres) 

Durante pico (incluindo sábado):
8 ~32 ms
9 92–105 ms (Londres)

O pathping confirma que a latência total sobe muito durante os períodos problemáticos, enquanto alguns hops não respondem a ICMP (normal para routers backbone).

Interpretação técnica

• A rede local e os primeiros hops da Vodafone apresentam valores normais.

• A subida abrupta ocorre ao entrar no segmento internacional da rota, particularmente na ligação Vodafone → Cogent → Londres.

• O facto de isto acontecer todos os dias, sempre nas mesmas horas, incluindo fins-de-semana, e afetar vários utilizadores Vodafone, indica congestão ou routing sub-ótimo nos vossos upstreams internacionais.

Pedido à Vodafone
Peço que verifiquem especificamente:

1. Possível congestão nos links de peering entre Vodafone PT (AS12353) e os vossos peers internacionais (ex.: Cogent AS174) nos horários indicados.

2. Eventos BGP/alterações de rota nesses períodos.

3. Saturação ou limitação de capacidade que possa estar a afetar tráfego internacional em horas de maior utilização.

Nota final
Aguardo resposta à mensagem privada que enviei ao suporte. O problema tem sido constante e está a afetar a utilização normal do serviço, especialmente em aplicações sensíveis à latência.

Se mais algum utilizador estiver a experienciar o mesmo problema nestes horários, agradeço que partilhe.

Obrigado.

Olá @Ryan1 

Temos registo que o técnico enviou mensagem privada no dia 25.
Pedimos que verifique a sua caixa de mensagens e responda pela mesma via.

Obrigado

Prag_Vodafone

Ryan1
Visitante Junior
Visitante Junior

Olá @Prag_Vodafone 

Obrigado pela resposta. 

Conforme mencionei no post anterior, eu respondi ainda nesse mesmo dia ao técnico mas ainda nao obtive resposta. 

Obrigado

josesilva6
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Tenho tido exatamente o mesmo problema!

Desde há umas 3/4 semanas o meu ping a jogar aumenta bastante, e fica bastante instável durante uns segundos, e depois estabiliza denovo, e isto acontece tipo de 4 em 4 minutos

Também reparei que de vez em quando a velocidade de internet de 300mpbs desce para 20-50, mesma coisa, durante alguns segundos, e depois estabiliza

Se houver algum comando ou assim que eu possa rodar para ajudar a encontrar o problema eu posso ajudar

Olá @josesilva6 

Lamentamos, desde já, as dificuldades que está a ter nas velocidades de internet.

Iremos desenvolver todos os esforços no sentido de resolver a situação o mais rápido possível. Sugerimos que reinicie todos os equipamentos associados ao serviço, de forma a verificar se a dificuldade é ultrapassada. 

Caso não seja, pedimos que aceda ao Chat Tobi, seguindo os passos abaixo indicados, para efetuar os despistes necessários no sentido de resolver a situação com a maior brevidade possível. 

- Aceda a https://tobi.vodafone.pt;

- Introduza o seu número de telefone;

- Escreva: Dificuldades Fixo;

- Valide o seu número de informação fiscal (NIF) e código postal;

- Selecione a sua morada;

- Escolha a dificuldade através das opções indicadas pelo TOBi. 

Caso a situação não fique resolvida no final da interação com o nosso assistente automático, o Apoio Técnico irá ligar-lhe de imediato de forma gratuita e prioritária. 

Agradecemos a sua compreensão. 

Obrigado

Prag_Vodafone