em 12-07-2018 11:24 PM
Boa noite,
Conforme a minha reclamação, elaborada em 11/06/18, no livro de reclamações internas da Loja Vodafone, no centro comercial Madeira Shopping, após ter verificado a fatura do mês de maio. Nessa fatura reparei que foi faturado, indevidamente 3 Serviços Premium e na de junho mais 2 Serviços Premium, que passo a discriminar:
- 12-05-18 às 16:54 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);
- 19-05-18 às 04:01 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);
- 26-05-18 às 04:10 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);
- 02-06-18 às 04:59 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);
- 09-06-18 às 04:23 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA).
Após essa ida à referida loja questionar a razão, foi-me referido que poderia bloquear o serviço, razão pela qual, o último serviço faturado foi o descrito. Já nessa reclamação informei que não fiz subscrição de nenhum serviço e nunca fui informado, que tinha subscrito algum serviço.
Mais tarde, 2 a 3 dias depois, uma operadora da linha de apoio a clientes contactou-me e afirmou que a culpa não era da Vodafone, mas sim de uma empresa, razão pela qual não poderiam fazer nada, e que me enviaria o contacto da empresa, não o tendo feito. Após a minha recusa em pagar o valor, foi-me proposto um valor de desconto de 50%, o qual recusei, por considerar que não subscrevi esse serviço. Pedi para me enviarem a fatura sem esse valor, para pagar, foi-me referido que não poderiam enviar nova fatura, mas que poderiam enviar por sms, uma referência com o valor a pagar sem o serviço premium, o qual paguei pelo serviço de MB. Posteriormente recebi sms a alertar para a falta de pagamento do serviço descrito anteriormente bem as consequências do não pagamento do valor em atraso, como também um prazo para o fazer.
A fatura de junho para além dos valores já referidos atrás, acresce também o valor de encargos adicionais de 1,50€.
Após análise do fórum Vodafone, verifico que há dezenas de reclamações idênticas a esta, ou seja, “Serviços Premium cobrados indevidamente”, e a Vodafone continua a permitir que empresas com caráter fraudulento, continuem a prejudicar os seus clientes. Por este motivo irei pagar os valores, mas apresentarei queixa, da Vodafone na Anacom, no Portal do Cidadão e no livro de reclamações, por permitir que empresas com software malicioso, façam com que os clientes façam subscrição de serviços sem o seu conhecimento e sem o saberem, ainda mais que não utilizei os dados móveis para qualquer pesquisa na internet, se o fiz foi com o wireless da net de casa, tendo essa empresa acedido aos meus dados pessoais sem o meu consentimento, mas com a conivência da Vodafone, o que há luz da legislação é crime.
Posto isto, venho requerer o seguinte:
- retorno do valor debitado indevidamente 5 x 3,24 € (+IVA) + encargos adicionais de 1,50€ (fatura de junho);
- acesso aos termos e condições do serviço alegadamente subscritos, bem como prova clara por parte da Vodafone sobre a minha ação de aceitação de tal serviço, não basta a palavra de empresas que desenvolvem softwares maliciosos, com fins fraudulentos;
- análise técnica e jurídica sobre potenciais situações de faturação adicional, enquanto cliente da Vodafone estarei sujeito a ser cobrado de forma não comunicada previamente e que se prolonga sem sabermos, sendo o único meio a fatura descriminada;
- política de proteção de dados pessoais, dado que são transmitidos dados dos clientes a essas empresas;
- Proteção dos clientes de empresas fraudulentas que utilizam software malicioso, não havendo obrigatoriedade para a adesão a serviços tipo antivírus, como o Vodafone Secure Net .
Estou disponível para colaborar com a Vodafone afim de resolver o assunto em causa mediante o requerido acima.
Cumprimentos.
em 15-08-2019 03:06 PM
Gostaria que parassem de assobiar para o lado e me forneçam os passos a seguir para cancelar algo que não subscrevi. Poderiam tentar pelo menos ajudar barrando todo e qualquer tipo de serviço premium, serviços esses que, pela falta de acção, devem ter comissão. Obrigado pela não ajuda.
em 15-08-2019 03:38 PM
Estive a verificar o serviço que está activo e verifiquei que é o Met Art. A minha mulher não subscreveu nada disto de certeza. Já pedi através do My Vodafone do telemóvel dela o cancelamento do serviço e espero que a Vodafone acelere o processo de cancelamento. Podiam avisar como se procede ao cancelamento destes serviços e não se fazerem de ignorantes.
Exijo também crédito nas facturas seguintes de todos os valores debitados da minha conta desde 24 de Julho, Caso contrário reclamação na loja e quando acabar a fidelização acabou-se a Vodafone para sempre.
Sejam honestos e admitam que os serviços são iniciados sem qualquer aceitação do cliente.
em 15-08-2019 04:41 PM
Olá @Llun,
Este tipo de subscrição é ativa no portal móvel My Web, após clicar no botão Comprar, ficando com acesso ilimitado aos conteúdos (fotos/vídeos).
Para ativar/desativar, basta aceder ao portal móvel My Web, opção "MyVodafone" (disponível no final da Homepage) » Minhas Subscrições.
Recordamos que o Cliente é o responsável pela utilização que faz do seu serviço.
Obrigada,
Rute_Vodafone
em 28-08-2019 11:03 AM
No meu caso descontaram-me 4 mensalidades de 3,99€ (o mesmo valor da minha semanada) entre as 4 e as 5 da manhã, só reparei agora quando recebi uma menssagem a dizer que o saldo era inferior a 2€.
Liguei para o apoio ao cliente, foi feito o cancelamento e barramento dos serviços premium e a restituição dos valores cobrados.
Tudo resolvido da melhor forma no meu caso.
De qualquer forma a Vodafone devia ter o serviço barrado por pre-definição, ou existir um "double-check" de confirmação á adesão de serviços premium, enviarem uma sms ao cliente por exemplo a dizer que foi solicitado a activação de um serviço premium ou no minimo uma sms de aviso.
em 28-08-2019 11:09 AM
Bom dia. Gostava de saber porque é que o utilizador Spam conseguiu a restituição do valor e a mim me disse que a responsabilidade é do cliente. Exijo a devolução dos valores Premium pois já paguei 3x3.99€ e, apesar de já ter mandado cancelar o serviço em causa numa loja Vodafone, não sei se ainda terei mais valores a pagar.
Obrigado.
em 28-08-2019 11:54 AM
Olá @Llun,
Todas as situações que os nossos Clientes nos apresentam são analisadas individualmente, não podendo desta forma ser comparável, uma vez que é necessário validar os serviços ativados, quando foram subscritos, verificar se existiu anteriormente um pedido de barramento.
Só após estes verificações é que é possível apresentar uma solução ao Cliente.
Verificamos que o número tem os serviços desativados e estes encontram-se barrados.
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 28-08-2019 11:59 AM
O serviço encontra-se barrado pois eu tive de me deslocar a uma loja Vodafone para pedir o barramento, coisa que podiam ter feito logo aqui e não passar a responsabilidade para o cliente. Agradeço que analisem também "individualmente" o meu caso e me apresente uma solução e a devolução dos valores pagos a mais, ou da próxima vez poderei também "individualmente" escolher outra operadora.
em 28-08-2019 02:24 PM
No meu caso tinha feito um carregamento de 25€ no inicio do mês e foram descontadas 3 semanadas de 3,99€ e recebi hoje uma sms a dizer que o saldo era inferior a 2€, achei estranho porque 3x3,99€ = 12€.
Fui confirmar os movimentos e de facto só estavam lá as 3 semanadas de 3,99€. O saldo destava a desapareçer misteriosamente. Ao consultar as comunicações é que vi:
351000910 Serviço Premium
Mas nem tinha qualquer valor atribuido. De duas em duas semanas este serviço estava-me a retirar 3,99€ do saldo, sem qualquer aviso ou registo nos movimentos. Vi que algumas pessoas tinham o valor discriminado nos movimentos, dai "cada caso é um caso". De qualquer forma não faz qualquer sentido "empresas" e sites de burlas e fraudes terem o nome Vodafone associado, sem que esta as denuncie. Como é "natural" a Vodafone também lucra com isto, mas será que compensa em relação á satisfação dos clientes?..
em 31-10-2019 03:26 PM
Bom tarde,
@BrunoF_Vodafone escreveu:Olá @carloscardoso
De forma a podermos verificar a análise da área responsável e verificar as questões, envie-nos uma mensagem privada com o número, nome e morada completa do titular.
Contudo relembramos que a Vodafone não tem como ativar estes serviços em nome do cliente, sendo sempre este serviço ativo pelo utilizador.
Obrigado
BrunoF_Vodafone
em 31-10-2019 05:32 PM