Criação
Resposta
Solução
16-12-2021 10:19 AM - editado 16-12-2021 10:24 AM
Bom dia,
Tenho o tarifário yorn x 1gb. Ao longo do último mês tenho visto os meus dados móveis gerais (1gb) a diminuir drasticamente, sem praticamente haver qualquer tipo de justificação. Por várias vezes já pude verificar que me são debitados dados móveis do uso da HBO e Youtube no 1 gb, em vez de serem debitados nos 5 gb para apps vídeo. Mas o mais irrisório é o facto de ao longo deste mês ter o telemóvel desligado à meia noite, incluindo os dados móveis como devem imaginar, e mesmo assim no dia seguinte existe um decréscimo do valor de dados móveis relativo ao 1 gb. Eu gostaria de saber que tipo de contagem estão a fazer porque definitivamente eu não sou sonâmbula e os duendes do pai natal ainda não tiveram acesso à minha impressão digital para acederam ao meu telemóvel. Para a vossa futura pergunta passo a dar já a resposta de que verifiquei o uso de dados para cada aplicação, e não houve qualquer acesso à internet à meia noite. Quanto ao telemóvel, ainda é o mesmo desde há muito tempo e sem qualquer alteração nas definições antigas. Deixo aqui também uma belíssima imagem do gasto de 155640 KB no prazo de 1 segundo quando estava a dormir tranquilamente. Ou então o gasto de 202240 KB em 2 segundos.
Tenho WI-FI da Vodafone em casa e creio ter sanidade mental suficiente para saber desligar os dados quando chego a casa, pelo que não tenho qualquer interesse em usá-los tendo wi-fi disponível, muito menos a estas horas e com gastos exurbitantes e descabidos.
Agradeço que resolvam a situação com brevidade e que me expliquem o que se está a passar. Já agora, como não gastei estes dados, será que podem fazer o obséquio de devolver os que não gastei.
NOTA: Tenho mais amiguinhos a queixar-se do mesmo.
Com os melhores cumprimentos,
SRocha
em 16-12-2021 11:48 AM
Olá @srocha
A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede.
O Wi-Fi pode ficar temporariamente indisponível e ao ter os dados móveis ligados o equipamento continuará aceder à internet.
Num Iphone ou Android, mesmo que o canal de Wi-Fi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativos e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do Wi-Fi, bem como alguns equipamentos possuem uma opção de auxiliar a ligação à internet com os dados móveis quando o Wi-Fi não está com a ligação mais forte.
Para que as Apps tenham o correto funcionamento com o tarifário, deverão ser acedidas com o próprio telemóvel e com a ligação de dados configurada para a APN Net2.
Mesmo com a APN corretamente configurada, poderá existir uma parte do tráfego que não seja contabilizada pelas Apps gratuitas, como poderá consultar na informação/condições do tarifário.
Algumas apps utilizam páginas e videos externos, não sendo contabilizados pelas Apps gratuitas.
Obrigado
Brunof_Vodafone
em 16-12-2021 01:19 PM
Bem, parece que ainda não me fiz entender. Mesmo tendo colocado a negrito eu vou repetir: o telemóvel não tem nenhuma ligação ativa! A wi-fi está desligada! Os dados móveis estão desligados!!!!! O débito está a ser feito com a internet desligada! Tenho inteligência suficiente para saber que a net do telemóvel pode intercalar com a wi-fi. Como é óbvio não ía reclamar se fosse esse o caso. Agradeço que esta situação seja encaminhada para o departamento respetivo. Tenho mais conhecidos a queixarem-se do mesmo, e já pude verificar no vosso forum que existiu este problema com mais pessoas noutros anos. Agradeço que o problema seja resolvido, caso contrário, os 5 telemóveis que tenho na família da vodafone vão mudar de operadora, bem como os dois pacotes tv net voz não serão renovados.
Com os melhores cumprimentos,
SRocha
em 16-12-2021 02:45 PM
Olá @srocha
Existem situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.
Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis.
Contudo, para que a questão possa ser analisada indique-nos por mensagem privada:
Número de telefone
Nome do titular
Morada completa com o código postal
Obrigado
Prag_Vodafone
em 12-01-2022 03:11 PM
em 12-01-2022 05:04 PM
Olá @jubarrosbarbosa
Pedimos que entre em contacto por mensagem privada detalhando a situação e indicando os dados:
- Número do telemóvel;
- PIN Original ou PUK;
- Nome completo do titular
- Morada completa (rua, número, apartamento, código postal e localidade).
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Obrigado,
Mateus_Vodafone