cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Problemas de ligação com dispositivo IoT (Shelly 1 Mini Gen3)

gustavodmsf
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Exmos. Senhores,

Venho por este meio solicitar apoio técnico especializado relativamente a um problema de ligação à internet que está a afetar um dispositivo de automação doméstica na minha rede local.

 

Contexto e situação atual:

Tenho instalado um dispositivo Shelly 1 Mini Gen3, ligado por Wi-Fi ao router Vodafone – Huawei HS8247W.
Este dispositivo liga-se à cloud da Shelly usando uma ligação segura persistente (WebSocket Secure – WSS) na porta 6022, para comunicar com os servidores shelly-105-eu.shelly.cloud.

Comportamento anómalo detetado:

  • O dispositivo estabelece ligação à cloud com sucesso, mas passados 90 segundos a ligação é encerrada, apresentando o erro "Connection error: -13".

  • Imediatamente a seguir, tenta nova ligação, liga-se e o ciclo repete-se indefinidamente.

  • Este comportamento é constante e previsível, com ciclos de 90 segundos de ligação/desligação.

 

Testes realizados (a pedido da equipa de suporte da Shelly😞

A própria equipa técnica da Shelly solicitou uma série de testes para despistar a possibilidade de problema no dispositivo. Todos os testes abaixo foram realizados conforme essas orientações:

  1. Testei com IP estático, IPv6 desativado, e sinal Wi-Fi forte
     Mesmo comportamento – não é um problema de sinal ou configuração IP.

  2. Configurei com DMZ no router Huawei (192.168.1.150)  IP local do Shelly
     Mesmo comportamento – firewall e NAT do router não são a causa.

  3. Ligação do mesmo aparelho Shelly 1 Mini Gen3 através de um HOTSPOT MÓVEL 
    Ligação estável à cloud, sem quebras – o problema desaparece.
  4. Questionei o porquê de outros dispositivos (ex: câmara IP ) na mesma rede não apresentam o problema
     Porque usam protocolos diferentes (ex: HTTPS, UDP) com tráfego constante.

Excerto do LOG captado pelo equipamento Shelly 1 Mini (prova do comportamento cíclico):

log.png

Conclusões técnicas:

  • O dispositivo funciona corretamente com um HOTSPOT MÓVEL ou qualquer outra rede, exceto com o router /rede Vodafone que tenho instalada em casa.

  • A porta 6022 está acessível, já que a ligação é estabelecida.

  • O comportamento a cada 90 segundos indica claramente um timeout de sessão TCP/WSS ativo na rede da Vodafone, provavelmente ao nível do router ou da infraestrutura da operadora.

  • A DMZ elimina a firewall e NAT da equação, reforçando que a ligação está a ser encerrada pela rede ou políticas da operadora, não por regras locais.

 

O que solicito à Vodafone:

  1. Verificação técnica para confirmar se existe:

    • Algum timeout de ligações TCP/WSS (porta 6022);

    • Alguma função de segurança, controlo de sessões ou inspeção de tráfego (DPI) que esteja a interferir com ligações seguras de longa duração com pouco tráfego.

  2. Ajuste temporário ou permanente das políticas de timeout/sessões, para permitir a utilização deste tipo de ligação IoT.

  3. Em alternativa, orientação técnica sobre como contornar este bloqueio com equipamentos ou configurações compatíveis com o serviço da Vodafone.

 

Agradeço desde já toda a atenção e disponibilidade para ajudar a resolver este problema, que neste momento compromete o funcionamento de um equipamento ligado ao automatismo da minha casa, essencial para a minha rotina diária.

Com os melhores cumprimentos,
Gustavo Fernandes

30 RESPOSTAS 30

Ok, estou a aguardar.

miguelvau
Visitante
Visitante

Podem contactar por favor.

Olá @miguelvau 

 

A sua mensagem privada foi respondida, tendo havido a necessidade do nosso técnico escalar a situação internamente.

 

Assim que for possível, receberá um feedback.

 

Obrigado,

Brunof_Vodafone

Boa noite @BrunoF_Vodafone

Após já várias semanas a tentar despistar este mesmo problema com alguns dos vários Shelly's que tenho, deparei-me com este forum. Estou a ter os mesmos problemas já reportados por vários utilizadores neste tópico. Podem por favor ajudar-me a rever as configurações do serviço da Vodafone para resolver as falhas de conexão constantes dos Shelly's?

Obrigado.
Os melhores cumprimentos.

Olá @brunopereira7

 

Para que possamos encaminhar as dificuldades para a nossa equipa de suporte técnico, pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada com o seu NIF ou número de conta.

 

Para enviar mensagem privada, basta aceder ao perfil de um dos moderadores (pode clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem privada" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".

 

Obrigada, 

Barb_Vodafone 

Olá @Barb_Vodafone 

Dados enviados por DM.

Obrigado.

miguelvau
Visitante
Visitante

Ok obrigado, vou ter de sair de casa não posso ficar mais tempo em casa de momento, mas tenho acesso remoto a cada para tudo o que o técnico possa necessitar, obrigado!

miguelvau
Visitante
Visitante

Problema resolvido pelo técnico do fórum que me ligou. Enaltecer o bom trabalho dos técnicos associados ao fórum que analisaram, percebem que o problema estava do CGNAT, pediram autorização para desligar e tudo está OK e a funcionar.
Em simultaneo, criticar a linha apoio técnico da VODAFONE (para onde o TOBI me encaminhou 3 vezes) que nunca conseguiu resolver e limitaram-se a dizer que o problema era meu e da Shelly e que da parte da Vodafone estava tudo OK. Parece que não era bem assim.

Obrigado ao fórum.

Para  pessoas a experimentar a mesma dificuldade peçam diretamente a desativação do CGNAT.

Olá @miguelvau,

 

Muito obrigada pelas suas palavras. 😊 Ficamos muito contentes por o seu feedback ser tão positivo.

 

É pela sua satisfação que trabalhamos todos os dias!  Mantemos o nosso compromisso de prestar um serviço de excelência.

 

Obrigada,

 

Flávia_Vodafone

Boa tarde alguem me consegue ajudar estou vcom o mesmo problema?