Criação
Resposta
Solução
em 03-04-2025 02:37 PM
Exmos. Senhores,
Venho por este meio reportar que estou a ser vítima de spoofing, uma prática que tem causado sérios inconvenientes e preocupações em relação à segurança e à privacidade do meu número de telemóvel.
Nos últimos tempos, diversas pessoas têm me contactado a informar que o meu número de telemóvel tentou entrar em contacto com elas, algo que eu não fiz. Este tipo de situação tem ocorrido repetidamente e, ao entrar em contacto com o atendimento da Vodafone através do número 16912, fui informado de que nada pode ser feito para resolver a situação. Esta resposta é completamente inaceitável, uma vez que, como operadora, a Vodafone tem a responsabilidade de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados dos seus clientes.
Além disso, já me desloquei às autoridades competentes para reportar o caso, e, apesar de a queixa poder ser registada, a Polícia informou-me de que é obrigação da operadora garantir que este tipo de incidentes não ocorram. Fico preocupado que, no futuro, o meu número de telemóvel seja erroneamente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, sem que eu tenha realizado qualquer contacto indevido, prejudicando a minha imagem e comunicação.
Gostaria, assim, de solicitar uma resposta urgente e uma ação concreta da parte da Vodafone para resolver esta situação, garantindo a segurança e privacidade do meu número de telemóvel, bem como medidas preventivas para evitar que novos casos de spoofing ocorram no futuro.
Aguardo a vossa resposta e solução para este grave problema.
Melhores cumprimentos,
Louis Martins
em 03-04-2025 02:47 PM
Apenas adicionar que este é um problema recorrente, que vários outros clientes da Vodafone têm reportado. E em todas as publicações relacionadas, a operadora não tem apresentado qualquer solução concreta para resolver esta questão, o que é bastante grave e preocupante.
em 03-04-2025 03:27 PM
Olá @Philp8,
Compreendemos as suas preocupações relativamente à segurança do seu número.
Gostaríamos de garantir que a Vodafone trabalha todos os dias para proteger a segurança e a privacidade dos dados pessoais dos seus clientes.
No caso de suspeita de spoofing, recomendamos que seja apresentada uma queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR, PSP ou DIAP).
Agradecemos a sua compreensão.
Obrigada,
Barb_Vodafone
em 03-04-2025 04:55 PM
Agradeço a resposta.
Gostaria de informar que, após ter ido às autoridades competentes, as mesmas destacaram novamente a responsabilidade da operadora na resolução deste tipo de situação, especialmente em casos de spoofing.
Considero importante que a Vodafone tome as medidas necessárias para investigar o ocorrido e reforçar a segurança dos dados dos seus clientes, a fim de evitar problemas semelhantes no futuro. Sem solução, o número continuará a ser utilizado para este tipo de atividades.
Melhores cumprimentos,
Louis Martins
em 03-04-2025 06:43 PM
Compreendemos a sua preocupação, @Philp8.
A segurança dos dados dos nossos clientes é uma prioridade para a Vodafone.
Para que possamos reforçar a proteção contra situações de spoofing no sistema e garantir a segurança e confidencialidade dos seus dados, pedimos que contacte um dos moderadores via mensagem privada com os dados de cliente (NIF ou número de conta Vodafone). Pode enviar a mensagem privada clicando no meu perfil e selecionando "Enviar uma mensagem privada".
Aguardamos o envio das informações para que possamos continuar a ajudar.
Obrigada,
Brunna_Vodafone
em 01-09-2025 11:30 PM
Boa noite, o meu número também foi alvo de spoofing, sendo que várias pessoas me ligam quando eu nunca lhes liguei, agradecia suporte nesta questão uma vez que não quero o meu número de telefone associado a atividades fraudulentas.
As autoridades reportam que a responsabilidade em resolver questões desta natureza é da operadora.
Cumprimentos,
Tiago G.
em 02-09-2025 12:50 AM
Olá @Philp8
Lamentamos que esteja a ser incomodado com estas comunicações.
Respondemos à sua mensagem privada.
Ficamos a aguardar resposta pela mesma via.
Obrigado
Prag_Vodafone