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Serviços Premium cobrados indevidamente

carlosacardoso
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Boa noite,

 

Conforme a minha reclamação, elaborada em 11/06/18, no livro de reclamações internas da Loja Vodafone, no centro comercial Madeira Shopping, após ter verificado a fatura do mês de maio.  Nessa fatura reparei que foi faturado, indevidamente 3 Serviços Premium e na de junho mais 2 Serviços Premium, que passo a discriminar:
- 12-05-18 às 16:54 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);
- 19-05-18 às 04:01 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);

- 26-05-18 às 04:10 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);

- 02-06-18 às 04:59 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);

- 09-06-18 às 04:23 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA).

Após essa ida à referida loja questionar a razão, foi-me referido que poderia bloquear o serviço, razão pela qual, o último serviço faturado foi o descrito. Já nessa reclamação informei que não fiz subscrição de nenhum serviço e nunca fui informado, que tinha subscrito algum serviço.

Mais tarde, 2 a 3 dias depois, uma operadora da linha de apoio a clientes contactou-me e afirmou que a culpa não era da Vodafone, mas sim de uma empresa, razão pela qual não poderiam fazer nada, e que me enviaria o contacto da empresa, não o tendo feito. Após a minha recusa em pagar o valor, foi-me proposto um valor de desconto de 50%, o qual recusei, por considerar que não subscrevi esse serviço. Pedi para me enviarem a fatura sem esse valor, para pagar, foi-me referido que não poderiam enviar nova fatura, mas que poderiam enviar por sms, uma referência com o valor a pagar sem o serviço premium, o qual paguei pelo serviço de MB.  Posteriormente recebi sms a alertar para a falta de pagamento do serviço descrito anteriormente bem as consequências do não pagamento do valor em atraso, como também um prazo para o fazer.

A fatura de junho para além dos valores já referidos atrás, acresce também o valor de encargos adicionais de 1,50€.

Após análise do fórum Vodafone, verifico que há dezenas de reclamações idênticas a esta, ou seja, “Serviços Premium cobrados indevidamente”, e a Vodafone continua a permitir que empresas com caráter fraudulento, continuem a prejudicar os seus clientes. Por este motivo irei pagar os valores, mas apresentarei queixa, da Vodafone na Anacom, no Portal do Cidadão e no livro de reclamações, por permitir que empresas com software malicioso, façam com que os clientes façam subscrição de serviços sem o seu conhecimento e sem o saberem, ainda mais que não utilizei os dados móveis para qualquer pesquisa na internet, se o fiz foi com o wireless da net de casa, tendo essa empresa acedido aos meus dados pessoais sem o meu consentimento, mas com a conivência da Vodafone, o que há luz da legislação é crime.

 

Posto isto, venho requerer o seguinte:

- retorno do valor debitado indevidamente 5 x 3,24 € (+IVA) + encargos adicionais de 1,50€ (fatura de junho);

- acesso aos termos e condições do serviço alegadamente subscritos, bem como prova clara por parte da Vodafone sobre a minha ação de aceitação de tal serviço, não basta a palavra de empresas que desenvolvem softwares maliciosos, com fins fraudulentos;

- análise técnica e jurídica sobre potenciais situações de faturação adicional, enquanto cliente da Vodafone estarei sujeito a ser cobrado de forma não comunicada previamente e que se prolonga sem sabermos, sendo o único meio a fatura descriminada;

- política de proteção de dados pessoais, dado que são transmitidos dados dos clientes a essas empresas;

- Proteção dos clientes de empresas fraudulentas que utilizam software malicioso, não havendo obrigatoriedade para a adesão a serviços tipo antivírus, como o Vodafone Secure Net .

 

Estou disponível para colaborar com a Vodafone afim de resolver o assunto em causa mediante o requerido acima.

Cumprimentos.

44 RESPOSTAS 44

Olá @Psicoterapias

 

Para podermos verificar quais os serviços que estão a ser cobrados e informar em conformidade, envie-nos uma mensagem privada com o número de telefone, juntamente com nome e morada do titular para podermos verificar. Caso o número não esteja identificado, necessitamos do PIN original ou PUK.


Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".   


Obrigado
JoãoR_Vodafone

O número de pessoas a quem a isto está a acontecer é ridiculo. Isto é tudo feito sem o consentimento do cliente... porque a vodafone presta um servico que não tem SEGURANCA. É possivel aceder a estes conteudos por um botao no site dos servicoes que diz "COMPRAR" sem qualquer confirmacao nem nada!! Isto só é possivel se a vodafone permitr acesso aos dados!  O que é uma violação do GDPR! Isto, porque o website em questão no meu caso nem protocolo HTTPS garantia! Ou seja... o servidor da vodafone aceita sites fraudulento a informações dos clientes incluindo possiveis fraudes do número de telefone.

 

Eu quero saber quando é que a vodafone disponibliza uma opção de permitir não ter acesso a estes serviços!!

Olá @joao_bastos,

 

A ativação destes serviços é da inteira responsabilidade dos utilizadores e apenas pode ser efetuada através dos equipamentos dos mesmos.

 

A Vodafone a pedido do cliente poderá sempre efetuar o barramento destes serviços. Se pretender este barramento, e por questões de segurança e confidencialidade dos seus dados pessoais, pedimos que nos indique por mensagem privada:

 

- Número de telefone

- Nome completo do titular

- Morada completa (com código-postal)

- PIN original


Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada". 

 

Obrigada,

Rute_Vodafone


 

É mentira!!

Plenamente de acordo.
A resposta da Vodafone é que somos uns **bip** que não sabemos manusear o site, que pode acontecer sem o darmos conta.
Eu sou psicólogo clínico, sei manusear a ferramenta Android/smartphone e tenho uma suposta adesão a um serviço de pornog.rafia, que nunca tinha ouvido falar, que nunca visualizei.
É mútuo grave esta situação,, porque imaginemos que a facturação é vista por um patrão, e este vê que o funcionário está a exceder o valor mensal habitualmente pago, vai tentar perceber o que se passa e dizem-lhe que o respectivo funcionário subscreveu um serviço extra de pornografia, poderá ser o bastante para o despedir por justa causa, para não aceder a uma promoção na carreira, para o patrão perder a confiança no colaborador, etc.
Pode também gerar conflitos, ou mesmo a separação de um casal.
Éu apresentei queixa na ANACOM, vou rescindir o contrato por justa causa, vou colocar no portal da queixa, vou expor nas redes sociais, vou enviar para o regulador europeu das telecomunicações.
A resposta que me deram é que eu sou o culpado de não saber manusear uma ferramenta que domino bem, que todos nós somos uma cambada de **bip** que reclamam, por algo que subscrevemos., quando é a Vodafone que viola os nossa segurança /privacidade, e direitos, ao permitir que uma empresa ou mesmo a Vodafone aceda e subscreva serviços na nossa conta pessoal sem o nosso consentimento.
Isto é criminoso!!
Eu criei à pouco tempo uma estrutura de apoio à pressão laboral com o seguinte endereço de e-mail apoio.pressao.laboral@gmail.com, quem desejar pode entrar em contacto comigo para se de desejar anexar a sua queixa às minhas, juntos temos mais força.
Cumprimentos a todos.

A Vodafone é inocente neste processo, é uma empresa X e Y no entanto quem cobra é a Vodafone, quem recebe estes supostos serviços premium é a Vodafone.
Tantos queixosos, somos todos (queixosos) um grupo de pessoas que carrega "sem querer" (como me disse a funcionária que me atendeu na linha empresarial, que já lhe aconteceu uma situação idêntica) na subscrição da destes serviços.
Somos um grupo de "clicadores acidentais", de clientes mentecaptos.
Está situação com a Vodafone ocorre há imensos anos, até com tarifários pré - pagos.
Para mim estas empresas pertencem à Vodafone ou pagam uma mensalidade/percentagem à Vodafone. Nós pagámos à Vodafone, não a X ou Y empresa.
É criminoso o que a Vodafone faz ou permite que façam, seja de que forma for o único culpado é a Vodafone!!!
9,90 na MEO, reduzirá os meus encargos com praticamente as mesmas condições contratuais!!
Eu criei um grupo para quem queira cessar o contrato unilateral por justa causa, a transição é rápida para outra empresa, basta enviarem uma carta para a Vodafone com aviso de recepção, com o motivo, neste caso o atropelo a um decreto lei!
A Vodafone não tem a mínima possibilidade de poder contestar de forma credível, os factos apresentados.
Esta situação permite que
possamos pedir uma indemnização em virtude de colocar em risco, aspectos relacionais, profissionais,

Assim que terminar o período de fidelização, a Vodafone "vai de carrinho"!

Nunca vi serviço tão mau, só se safa a internet! O serviço de TV está a anos luz da concorrência; a cobertura de rede móvel não é tão boa como se apregoa por aí (incluindo a Deco); tenho o meu telemóvel configurado para usar sempre rede 3G porque a cobertura de rede 4G é péssima (e eu vivo no centro de uma cidade!). O suporte a clientes é péssimo, fazem das pessoas burras. A cereja no topo do bolo são estes roubos que fazem através destes denominados "serviços premium"!

Caros Srs. da Vodafone, "serviços premium" deveriam estar barrados "BY DEFAULT" e não o contrário! Mas é mais conveniente para a Vodafone que haja estes "equívocos"!

Se não fosse tão mau até dava para rir!

Bom dia Tharos, sem gastar dinheiro é extremamente fácil mudar de operador e ainda ser indemnizado, nem que para isso tenhamos de recorrer à instituição europeia de supervisão das comunicações móveis Entidades de resolução alternativa de conflitos
Europeu
European Union's Judicial Cooperation Unit (EuroJust)


Nem a Vodafone com o seu peso internacional e equipa de advogados conseguirá contestar os factos de criminosos de que estamos a ser alvo. Invasão da privacidade por terceiros, falsificação de subscrições, injúrias, devassa do bom nome do cliente, e inúmeras outros crimes que configuram este delito, que posteriormente serão revelados.

Cumprimentos

Boa tarde,

Acabo de receber a minha factura Vodafone (conta *******) e qual não é o meu espanto quando num dos números RED me aparece 3 serviços Premium (24 jul 12:05 Serviço Premium € 3,24
31 jul 04:50 Serviço Premium € 3,24
7 ago 05:08 Serviço Premium € 3,24).

Sendo isto algo que considero grave, pretendo a reposição destes valores (mais IVA) visto que o número em questão não subscreveu nenhum serviço Premium e pedir o seu barramento imediato, a fim de de evitar reclamação.

 

João Luis Traquino

Anónimo
Não aplicável

Olá @Llun,

 

Editámos a sua mensagem por conter dados confidenciais que apenas devem ser enviados por mensagem privada.

Desta forma, pedimos que nos envie o número de conta, nome e morada completos.

 

Pela sua mensagem depreendemos que os valores referem-se a serviços de entidades externas, esta ativação apenas é possível de ser efetuada através do número sendo necessário realizar um conjunto de passos.

 

A Vodafone é apenas um meio de cobrança não tendo qualquer intervenção neste processo.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone