cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Perda de pacotes, ips/servidores Vodafone

RuiS__11
Ultra Visitante
Ultra Visitante
Boas.

Após 1 ano de má experiência relativamente a perdas de pacotes, afetando o funcionamento da minha experiência de jogo (diversão e competição) e após terem sido identificadas as falhas e até ao dia de hoje nunca terem sido resolvidas, foi-me ontem comunicado por um assistente da Vodafone que realmente os ips identificados por mim eram da Vodafone, mas que não haveria mais nada a fazer.

Ora bem, a fatura continuou sempre a vir igual… e para além de tudo isso, identifiquei também um cliente vosso de 2022 em que tinha exatamente o mesmo problema que eu, problema esse que ficou resolvido.

Cliente com queixas em 2022:

https://forum.vodafone.pt/t5/Net-Voz/Problema-com-os-vossos-router-interno-chegando-a-mais-de-30/td-...

Após o lançamento do último jogo FC25, lá voltei eu a comprar um jogo e voltar a jogar utilizando o serviço da Vodafone. Para meu espanto (ou não), era notório ser eu o único jogador de todos os meus amigos com delay (atraso) em todas as ações efectuadas (isto tudo, obviamente só acontece online, porque da primeira vez colocaram em possibilidade os meus equipamentos e esta PlayStation já é outra). Acontece que por sorte minha, um dos meus amigos é também cliente Vodafone. Utilizando os 2 o PingPlotter e efectuando a mesma rota os 2 é visível a perda de pacotes apenas na minha rota, sendo os 2 servidores da Vodafone por onde passam diferentes nos 2 utilizadores (provando isto apenas existir perdas de pacotes nos 2 servidores da operadora por onde passa a minha rota).

Screenshots:

https://files.fm/u/mstrpc5mqx

Após ter efectuado o preenchimento de formulário na Vodafone relativamente a este assunto, senti necessidade de expor por este meio também, pois acho relevante partilhar esta situação com outros clientes que pelo meu conhecimento, também estarão a passar pelo mesmo (basta terem as suas rotas a passar nestes ips), não sabendo eles do que se pode tratar.

Espero com isto também ajudar na resolução tanto os técnicos como a Vodafone a melhorar a qualidade do serviço, como na resolução deste problema, que persiste há pelo menos 1 ano do meu lado.

Após o envio do formulário e a exposição do mesmo neste fórum, não sendo resolvida a situação (espero eu que seja), irei proceder aos próximos passos.

Obrigado desde já.
55 RESPOSTAS 55

Olá @rvilela 

Compreendemos a sua necessidade de ter os serviços com alta performance. permita-nos verificar a informação presente em sistema.
Para tal, pedimos que contacte um dos moderadores via mensagem privada com o número de conta Vodafone.

Para enviar mensagem privada, basta aceder ao perfil de um dos moderadores (pode clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem privada" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".

Obrigado
Prag_Vodafone

rvilela
Visitante Junior
Visitante Junior

Boa tarde,

Desde o meu último contacto com a Vodafone aqui no fórum, fui abordado por mensagem privada para realizar mais um teste de velocidade.

Tal como referi atempadamente, a velocidade não é o problema. Tenho 1Gbps/400Mbps contratados e a velocidade cumpre — o que não cumpre é aquilo que torna a ligação realmente utilizável no contexto para o qual foi contratada:

• Ping instável
  • Perdas de pacotes
  • Cortes visíveis em gaming e streaming

Esses problemas já foram comprovados com:
ping tests
traceroutes (perda logo no 2.º hop da Vodafone)
diagnósticos pelo meu router ASUS
alertas constantes do OBS e dos servidores de jogo

Além disso, já realizei todas as ações do lado do cliente:

• cabos novos
  • troca de portas LAN no router
  • PC ligado diretamente por Ethernet
  • eliminação de tráfego de fundo
  • router próprio com QoS a gerir filas

Conclusão objetiva: o problema reside na infraestrutura da Vodafone.

Desde que indiquei isso claramente, deixei de receber qualquer resposta.

Peço novamente que a Vodafone:

1️⃣ Analise a estabilidade do meu serviço
2️⃣ Assuma responsabilidade técnica pelo problema e apresente um plano de resolução

O silêncio não resolve nada e não é a postura que se espera de uma empresa desta dimensão.

Aguardar mais não é solução — o serviço continua abaixo do nível mínimo de estabilidade expectável.

Agradeço que este caso seja finalmente escalado para uma equipa técnica competente que possa atuar sobre o problema real.

Ficarei a aguardar uma resposta concreta e objetiva — não pedidos repetidos de testes que já provaram tudo o que havia a provar.

PS:  tenho o Router Asus em DMZ porque nem se quer me permitem colocar o Router VD modo bridge, o que melhorou um pouco....

Cumprimentos,

Agradecemos o seu contacto e todos os detalhes partilhados

Enviámos-lhe uma mensagem privada para que possamos realizar o acompanhamento da melhor forma.

Pedimos, por favor, que consulte as mensagens privadas.

Obrigado,
Miguel_Vodafone

rvilela
Visitante Junior
Visitante Junior

Olá novamente,

Tenho vindo a partilhar aqui vários problemas de instabilidade, perdas de pacotes e pings anormais para servidores de jogos e streaming, que afetam gravemente o serviço pelo qual pago.

Neste processo, a Vodafone tem insistido que “está tudo dentro dos parâmetros” e que é um problema isolado.

Mas quero deixar claro que não sou o único cliente a reportar exatamente os mesmos problemas.

Há diversos testemunhos públicos, em fóruns e redes sociais, de pessoas com exatamente o mesmo tipo de problemas, em várias zonas do país — todos com impacto em jogos online e serviços de baixa latência.
(https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1oica87/pings_elevados_em_jogos_online_devido_a_problemas)

Isto demonstra que existe um problema estrutural na rede da Vodafone, e não uma anomalia isolada no meu serviço.

Se a Vodafone não consegue garantir estabilidade mínima para o tipo de uso que foi claramente explicado no momento da adesão (gaming competitivo + streaming), então o mais justo é permitir que o cliente:

cancele o serviço sem penalização

A insistência em manter um contrato quando o serviço falha para o propósito contratado é injusta e desrespeitosa.

O mínimo que peço agora é:
1️⃣ Reconhecimento formal da existência deste problema de rotas/latência
2️⃣ Uma solução técnica concreta — com prazos
3️⃣ Caso não seja possível, cancelamento sem custos

O cliente não pode ser penalizado por limitações reconhecidas na rede da operadora.

Continuarei a acompanhar o caso publicamente para que todos os outros clientes afetados possam também obter justiça.

Cumprimentos,

Olá @rvilela,

Confirmamos que esta situação já tinha sido acompanhada pela equipa técnica no dia 22.

Durante essa análise, foram efetuados vários testes de conectividade e velocidade, incluindo para os endereços IP indicados, sem se verificarem perdas de pacotes ou instabilidade na ligação.

O comportamento observado no segundo ponto do traceroute é esperado e não indica qualquer anomalia no serviço.

De acordo com as verificações realizadas, a ligação apresenta-se estável e dentro dos parâmetros normais.

Agradecemos toda a colaboração e disponibilidade demonstradas.

Obrigada,

Susan_Vodafone

Olá novamente @Susan_Vodafone,

Como referi anteriormente, a conclusão de que o serviço está “estável e dentro dos parâmetros” não corresponde ao impacto real que ocorre diariamente.

Para que não restem dúvidas, deixo agora evidências objetivas recolhidas no próprio equipamento:

1️⃣ Teste de Ping contínuo
• Perdas de pacotes persistentes
📎 Ver imagem — www.sapo.pt → perda real

ping_sapo.png

2️⃣ Fortnite (tempo real de jogo)
• 15% de packet loss, totalmente incompatível com gaming competitivo e alerta de erro na rede
• Impacto direto no desempenho do utilizador
📎 Ver imagem 2

fortnite_ping.png

3️⃣ OBS (Streaming)
• Quebras constantes de frames por instabilidade na rede de upload

• 33,1% de packet loss, e alerta de problemas de rede
📎 Ver imagem 3

obs.jpeg

Estes três indicadores são independentes, em diferentes aplicações e protocolos, e todos provam a mesma coisa:

A ligação não está estável
Não está “dentro dos parâmetros normais”— e se estes resultados forem considerados normais, então isso significa que o serviço não cumpre as expectativas legítimas do cliente
Existe perda real de pacotes
O problema é da infraestrutura da Vodafone, não da instalação local

Volto a insistir em dois pedidos concretos:

1️⃣ Resolução do Problema

2️⃣ Caso não seja possível garantir estabilidade adequada ao uso (gaming + streaming),
rescisão do contrato sem penalização, uma vez que o serviço não cumpre os requisitos mínimos do uso declarado na adesão

Este serviço está a prejudicar um utilizador de 14 anos que compete e transmite — e isso já não é apenas um problema técnico, é um problema humano, ético e contratual.

Continuo totalmente disponível para colaborar — mas não aceito que o caso seja encerrado com base numa análise que não reflete a experiência real do serviço.

Recordo que com a anterior operadora não existia qualquer instabilidade nesta mesma morada e com os mesmos equipamentos finais.

Aguardarei uma resposta com ações concretas e prazos definidos.

Cumprimentos,

Olá, @rvilela,

Compreendemos plenamente as suas questões e valorizamos a sua disponibilidade ao longo deste processo. 

Gostaríamos de reforçar que todas as medidas técnicas ao nosso alcance foram devidamente aplicadas, e os resultados obtidos indicam que o serviço está a funcionar dentro dos parâmetros contratualmente estabelecidos.

Apesar do nosso empenho em encontrar soluções adicionais, neste momento não existem outras intervenções que possam ser realizadas. Sabemos que esta não é a resposta que gostaria de receber, e lamentamos sinceramente não poder ir além do que já foi feito.

Importa ainda esclarecer que, tendo em conta o cumprimento das condições previstas no contrato, esta situação não configura motivo para cancelamento sem aplicação da taxa correspondente.

Estamos disponíveis para continuar a acompanhar e apoiar sempre que necessário.

Obrigada,

Flávia_Vodafone

Olá @Flávia_Vodafone,

Agradeço a resposta, mas não concordo de forma alguma com a vossa conclusão.

Reafirmo que o serviço não cumpre os requisitos mínimos de estabilidade nem o uso declarado no momento da adesão, apresentando perdas de pacotes, ping irregular e impacto direto em aplicações de baixa latência (nomeadamente gaming competitivo e streaming).

A resposta apresentada é genérica e não aborda as evidências concretas já partilhadas, pelo que considero o assunto mal resolvido e tecnicamente negligenciado.

Dado isto, informo que:

⚠️ Vou avançar com uma queixa formal no Livro de Reclamações Eletrônico, anexando toda a documentação técnica e registos deste processo;
⚠️ Iniciarei o processo de cancelamento unilateral do contrato, por falha na prestação de serviço conforme acordado.

Solicito ainda que me seja facultada cópia integral do contrato assinado por mim, incluindo todas as condições específicas e eventuais anexos que fundamentam o vosso entendimento contratual.

Esta situação já ultrapassou o âmbito técnico — é agora uma questão de transparência e ética contratual.

Continuo disponível para resolver de forma cordial, mas não aceitarei mais respostas genéricas sem ação concreta.

Cumprimentos,

Olá @rvilela,

Confirmamos que o serviço já foi analisado em diversas ocasiões, tendo sido realizados vários testes e despistes técnicos.
Na última interação, foram efetuados mais de 25 testes para IPs distintos ao longo de cerca de 40 minutos de chamada, não tendo sido identificada qualquer anomalia na prestação do serviço.

Deste modo, do lado da Vodafone, não existe nada adicional que possamos acrescentar a este caso, uma vez que os resultados obtidos demonstram que o serviço está a funcionar dentro dos parâmetros normais dentro do contratado.

Mantemo-nos disponíveis para prestar qualquer esclarecimento adicional sobre o seu contrato ou enviar a documentação solicitada.

Obrigado,
Miguel_Vodafone.

Olá @Miguel_vodafone,

Agradeço a resposta, mas não posso aceitar informações que são objetivamente falsas ou deturpadas.

A afirmação de que “foram efetuados mais de 25 testes para IPs distintos ao longo de 40 minutos de chamada” é simplesmente inverídica.
Durante essa chamada foram realizados apenas três testes ICMP (ping), sugeridos por mim e também executados por mim — um ao www.sapo.pt
e dois a servidores de jogo (Alemanha e França), através do comando ping servidor -n 500.

Todos os testes apresentaram perda de pacotes, embora essa evidência tenha sido desvalorizada pela equipa técnica.
Mesmo que, naquele momento específico, os resultados tivessem sido estáveis, isso não comprovaria a estabilidade real da rede, que falha de forma intermitente e repetida.

Acresce que, quando se constatou o ping elevado durante essa mesma chamada, o vosso técnico afirmou que “a Vodafone contratualmente não garante latência”.
Esta declaração, por si só, demonstra que a empresa reconhece limitações estruturais e, portanto, não presta um serviço adequado ao uso declarado (gaming e streaming).

Não foi efetuado qualquer teste de jitter, de perda de pacotes sob carga real, nem medições em protocolos relevantes (UDP, TCP em sessão contínua, etc.).

Se a Vodafone tem convicção no que afirma, então que torne pública a gravação integral dessa chamada, para que todos possam comprovar o que realmente foi feito e dito.
Transparência é o mínimo que se espera de uma empresa com a dimensão da Vodafone.

Relembro que as minhas medições independentes demonstram perdas reais de pacotes e instabilidade constante, confirmadas em várias plataformas (OBS, Fortnite e outros).

Exijo novamente o envio imediato da cópia integral do contrato assinado, incluindo todas as condições gerais e específicas, conforme previsto por lei.
Este pedido é formal e deve ser cumprido sem demora.

Aproveito para reforçar um ponto essencial:
A ética não é apenas responsabilidade da empresa, mas também um dever partilhado pelos seus colaboradores e representantes.
Cada funcionário que responde em nome da Vodafone tem o dever de agir com transparência, rigor e respeito pelo consumidor.

Espero que, em vez de continuar a negar evidências, a Vodafone — e quem a representa — optem finalmente por um caminho de verdade, responsabilidade e transparência.

Cumprimentos,