cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Fraude serviços Vodafone

VitorEFerreira
Novo Utilizador
Novo Utilizador

No passado dia 7 liguei para linha de avarias a reportar a avaria do sinal de WIFI que se desligava frequentemente, ao qual foram feitos resets ao router e nova configuração. Este tecnico indicou que pelo que descrevia a avaria seria originada por falha de ligação dos servidores da própria Vodafone, pelo que caso se mantivesse para entrar em contacto novamente. Devido á avaria se manter no dia 8 liguei novamente a reportar ao qual me indicaram que já tinham o relatório do dia anterior e que iria enviar para a empresa gestora desta ligação a fim de verificarem os problemas. Indicaram que em 24 horas entravam em contacto para verificar novas configurações ou trocarem o router. Devido a não ter sido contactado liguei no dia 10 ao qual me indicaram que não deveria ter ligado mas sim aguardar o contacto, pois estão a tratar da situação. Por esta resposta até parece que estão a fazer um favor ao cliente pagante. Até ao dia de hoje não recebi qualquer contacto destes e continuo com um serviço que estou a pagar e não está a funcionar, tratando-se de fraude . Também já anteriormente tinha reclamado sobre o fraco sinal de WIFI e cobertura pelo que nada fizeram. Tenho um serviço contratado de 500 mb que preciso para trabalhar diariamente e aceitei um contrato para estas condições com o devido valor mensal, pelo que de momento apenas estão a cumprir com a cobrança! Exigo a resolução da avaria no imediato com devidas compensações por perca de rentabilidade profissional e de tempo caso contrario a resolução unilateral do contrato por nãocumprimento por parte da Vodafone.

Se não me apetecer pagar a proxima mensalidade tambem posso informar para aguardarem o meu contacto Vodafone?

Este vosso ato e forma de trabalhar configura o crime de fraude!!!!!

Se não me apetecer pagar a proxima mensalidade tambem

 

11 RESPOSTAS 11

Rodolf_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @VitorEFerreira,

 

Compreendemos e lamentamos a sua insatisfação, contudo, para que possamos analisar a informação disponível em sistema, envie-nos os seguintes dados por mensagem privada:

 

- Número de conta

- Nome completo do titular

- Morada completa

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

Boa noite,

 

Não sou, nem nunca fui cliente da vodafone. No entanto, quando procurei informações sobre os vossos serviços, tive que deixar o meu email.

Hoje, recebi um falso email vosso,  a informar que tinha faturas em atraso no valor de €651,30.

Claramente aguem teve acesso às vossas B.D. , e decidiu começar esta tentativa de burla.

Gostaria de saber, se estão interessados que vos reencaminhe o email que me enviaram.

 

Olá @Peccavin,

 

Lamentamos o incómodo causado e agradecemos pela compreensão.

 

Pedimos que nos envie por mensagem privada o print do email bem como o Nif associado para podermos verificar em sistema. 

 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada". 

 

Obrigado,

Sofia_Vodafone

@Peccavin 


Esse método/procedimento de burla é bem conhecido e afeta todas as operadoras e fornecedores de serviços essenciais.

 

O processo de caça dos endereços de correio eletrónico não tem que ser feito, e dificilmente será, por violação da base de dados dos fornecedores dos serviços identificados nas mensagens de correio eletrónico forjadas.

 

Serão mais tentativas aleatórias para convencer os supostos clientes de que terão dívidas de serviços que deverão ser pagas com urgência.

E, para "facilitar", apresentam logo meios de pagamento para solucionar o problema que não serão seguramente as contas dos fornecedores dos serviços (comunicações, eletricidade, gás, etc.).

 

Claro que, com um mínimo de atenção, facilmente nos apercebemos da falsidade de tais mensagens.

 

Mas acredito que no meio de centenas ou milhares de tentativas de fraude, algum incauto cairá na esparrela.

Infelizmente.

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

É uma explicação interessante.

O mais curioso é que só comecei a receber estes emails, depois de inserir o meu email no site da Vodafone para ser contactado.

Nunca recebi este tipo de emails da MEO, porque nunca lá inseri o meu email.

Tambem já recebi da EDP porque já fui clientes deles.

Até já recebi do Montepio e Santander (onde sou cliente).

Só porque são operadores de T.I, não estão isentas de intrusões, todas já sofreram este tipo de ataques, e só quando é divulgado por outras fontes é que se apressam a dizer que nada foi roubado. São todas iguais não tenho ilusões absolutamente nenhumas que os meus dados não estão seguros, com qualquer operadora/entidade. 

Desta vez decidi reportar porque recebi 3 emails "por parte" da Vodafone e 2 "por parte" da EDP. As intrusões são diárias, por cada 9 detetadas e impedidas há sempre uma que não o é, quem trabalha nesta área sabe bem o dia a dia das T.I. 


Cliente: xxxxxxx@gmail.com  

Data Emissao: 06/08/2020:09:22:00

Chave de Acesso: 0000014100021411114
N°. Protocolo Autorizacao: 3310001082020

Valor: EUR 284,14,30


Escolha abaixo a melhor forma de consultar a sua Fatura NOS Internet

..........

* Este e-mail foi enviado automaticamente pelo Sistema de Faturas Eletronicas. Favor nao responder. NOS, todos os direitos reservados.

06/08/2020 08:37:01

Recebi hoje.

Não sou cliente NOS nem nunca o endereço de email foi usado em registos de responsabilidade.

É o email que uso em fóruns e similares, logo mais ou menos acessível ou quase público.

 

Acham que vou queixar-me à NOS?

 

Voltando ao tema mais sério:

- É evidente que qualquer ISP é um alvo apetecível para qualquer hacker que se preze.

- É claro, também para mim, que sempre terão havido acessos ilegítimos.

- Os casos descritos no Zwame, na minha opinião, têm muito que se lhe diga e bem esmiuçados, apostaria que têm origem noutras falhas.

- Não acredito que o email que deu origem a este post seja consequência de algum acesso ilegítimo à base de dados da Vodafone. Estas mensagens são distribuídas indiscriminadamente aos milhares através de listagens de emails muitas vezes disponíveis na Internet, à caça de vítimas pouco atentas.

 

 

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

imgod
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

@Blue_Zee  escreveu:

@Peccavin 


Esse método/procedimento de burla é bem conhecido e afeta todas as operadoras e fornecedores de serviços essenciais.

 

O processo de caça dos endereços de correio eletrónico não tem que ser feito, e dificilmente será, por violação da base de dados dos fornecedores dos serviços identificados nas mensagens de correio eletrónico forjadas.

 

Serão mais tentativas aleatórias para convencer os supostos clientes de que terão dívidas de serviços que deverão ser pagas com urgência.

E, para "facilitar", apresentam logo meios de pagamento para solucionar o problema que não serão seguramente as contas dos fornecedores dos serviços (comunicações, eletricidade, gás, etc.).

 

Claro que, com um mínimo de atenção, facilmente nos apercebemos da falsidade de tais mensagens.

 

Mas acredito que no meio de centenas ou milhares de tentativas de fraude, algum incauto cairá na esparrela.

Infelizmente.


 

Por acaso também recebi um e-mail similar e foi logo no e-mail associado à conta da Vodafone. Tenho mais e-mails e nenhum deles recebeu este tipo de e-mail.

 

Coincidência do caraças... Ou não. É público que a Vodafone bem como a Meo já foram alvo de ataques. Inclusive na Meo houve quem conseguisse subscrever a Netflix com os dados dos clientes como podes ver aqui: 

 

Isto é gravissimo e revela a falta de segurança destas empresas.

@Peccavin 

Bom dia.

Eu sou cliente da Vodafone há 8 anos mas também sou um dos maiores críticos dos serviços desta operadora e já manifestei aqui várias vezes o meu desagrado.

No entanto, em relação à tentative de burla,  a Vodafone não tem qualquer responsabilidade porque também recebi um e-mail semelhante e a tentativa de fraude era até bastante ingénua e primária. O "artista", candidato a vigarista, apenas usou o domínio vodafone.pt e acrescentou antes factura 001122@.  Só uma pessoa muito leiga nestes assuntos é que pode levar isto a sério porque eu também tenho um endereço desse tipo o.meu.nome@vodafone.pt que não uso.

Em relação ao endereço do destinatário (no meu caso GMail) é fácil de encontrar noutros locais menos seguros a nível de protecção de dados. Estou inscrito em tanto lado que é perfeitamente natural que pontualmente receba uma mensagem desse género. Como não é todos os dias e sei lidar com isso, ou melhor, o meu programa de mail é que lidou e enviou-o logo para o "spam", não é uma coisa que me preocupe porque mais importante são os aspectos técnicos que têm vindo a acontecer com as VBox 4K e a Vodafone teima em não resolver.

Cumprimentos.

 

Amandio Almeida Rodrigues

O meu post inicial foi apenas para alertar a Vodafone, visto que não sou cliente deles.

O que mais me impressiona, é pessoal logo a desculpar a Vodafone (e outras) a dizer que não foram vítimas de acessos ilegitimos, mas sim de listas de emails que circulam na net.

A mim não me preocupa nada, apenas tento informar as entidades quando recebo qualquer coisa nova.

Já o fiz inclusivamente com o banco Montepio (sou cliente), e enviei mesmo o email que recebi.

Posteriormente recebi um email do departamento de fraudes a agradecer.

Cada vez que vou a foruns estrangeiros, crio u email temporário e depois nunca recebo nada! Só mesmo em entidades portuguesas (que me interessam) é que uso um email fidedigno, como foi o caso da Vodafone para pedir informações no forum. Nada de especial, mas como digo, espanta-me ver pessoal a defender com unhas e dentes os ISPs, dizendo que dificilmente são alvo dos hackers, só quem não percebe mesmo nada de IT é que pode fazer uma afirmação dessas.